Exercício ilegal da advocacia por bacharéis em Direito preocupa OAB/GO

Quarta, 3 de agosto de 2011

OAB-GO discute exercício ilegal da profissão com secretário de Segurança Pública

Em reunião com o secretário de Segurança Pública do Estado, João Furtado, ocorrida nessa segunda-feira (1º), o presidente da OAB-GO, Henrique Tibúrcio, pediu empenho da polícia no combate ao exercício ilegal da advocacia. Também participaram do encontro o diretor-tesoureiro da seccional, Enil Henrique de Souza Filho; os conselheiros seccionais Haroldo José Rosa Machado Filho, Douglas Dalto Messora, presidente da Comissão de Segurança Pública e Política Criminal da OAB-GO, e Paulo Gonçalves, presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas da instituição; o superintendente de Políticas de Segurança da SSP-GO, Rogério Santana; e o delegado-geral da Polícia Civil de Goiás, Edemundo Dias.

Tibúrcio relatou que a seccional e as subseções recebem inúmeras denúncias de atuação de falsos advogados. ?Há uma grande quantidade de bacharéis em Direito trabalhando como advogado e a OAB-GO nada pode fazer em relação a isso, pois a instituição é responsável apenas pelos seus inscritos?, afirmou o presidente da seccional. ?A prática ilegal da profissão é crime e deve ser combatida pela polícia?, ressaltou ao lembrar que os cidadãos são os principais prejudicados por essa situação.

Receptivo à preocupação da seccional, o secretário João Furtado garantiu que será realizada ação específica para combater esse tipo de crime e pediu a colaboração da OAB-GO. Nesse sentido, Henrique Tibúrcio garantiu que as todas as denúncias recebidas vão ser encaminhadas à Secretária de Segurança Pública. O presidente da seccional também informou que a instituição está promovendo campanha para a sociedade consultar a Ordem antes de contratar o advogado.

Fonte: OAB/GO