Resultado da enquete: 70,56% dos examinandos não gostaram da prova do XXII Exame da OAB

Segunda, 3 de abril de 2017

Resultado da enquete: 70,56% dos examinandos não gostaram da prova do XXII Exame da OAB

"Examinandos não gostaram da prova objetiva de ontem! Diga-me uma novidade..."

É, realmente dizer que os candidatos não gostaram de uma prova da OAB é chover no molhado: o pessoal não costuma gostar mesmo da prova e isso é o normal do Exame.

Mas essa é uma percepção geral. O importante para nós é avaliar o quanto eles não gostam para refletirmos sobre o grau de dificuldade da prova em si.

O desafio de se falar sobre o grau de dificuldade está em seu subjetivismo: o que é difícil para uns não é para outros. A percepção da prova então deriva da análise das estatísticas (os números não mentem) e de uma visão geral dos candidatos.

Curiosamente, nem sempre as estatísticas convergem com a opinião coletiva, mas em regra elas andam juntas.

Vamos ver o resultado da nossa enquete?

A votação só não foi maior porque ontem o Blog caiu devido a grande quantidade de acessos, ficando algumas horas indisponível.

Dos que responderam, 70,56% ou acharam a prova difícil ou acharam ela pior do que isso: "prova do cão!". Uma quantidade pequena de candidatos achou a prova fácil (5,61%), enquanto 23,83% a balizou como uma prova "normal" dentro do histórico do que é o Exame da OAB.

Podemos convergir essa primeira pesquisa com uma outra, que estamos lançando agora.

Quantos pontos vocês fizeram nesta 1ª fase?

Crie seu próprio questionário de feedback de usuário

Isso vai nos ajudar a mensurar a percepção de vocês sobre a prova, e também, em certa medida, avaliar o tamanho do estrago.

A votação termina amanhã!

Participem!