Exame de Suficiência do CFC teve 54,18% de aprovação para contadores e 27,87% para técnicos

Terça, 8 de novembro de 2011

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) publicou no último dia 28/10 o resultado da segunda edição do Exame de Suficiência, realizado no dia 25 de setembro de 2011. Nesta segunda edição foram aprovados 10.129 bacharéis em Ciências Contábeis, que correspondem a 54,18% de aprovação e 1.067 técnicos aprovados, que correspondem a 27,87% de aprovação.

Para a vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, contadora Maria Clara Cavalcante Bugarim, este percentual de aprovação demonstra que os alunos se atentaram para a importância do Exame. "A resposta aparece de forma satisfatória, pois  temos certeza de que estamos cumprindo com o nosso papel de fiscalização preventiva, uma vez que permitirmos o acesso, ao exercício profissional, de pessoas que apresentaram uma capacitação adequada", avisa a vice-presidente.

Vale lembrar que a certidão de aprovação do Exame de Suficiência será emitida pelos CRCs sem ônus , desde que solicitado. Clique nos links abaixo e confira o resultado:

LISTAS DE APROVADOS

Bacharel em Ciências Contábeis

Técnico em Contabilidade

Fonte: CFC

O interessante no desempenho entre os bacharéis e técnicos em contabilidade, a única prova de suficiência além do Exame de Ordem, é a discrepância de desempenho entre os bacharéis e os técnicos.

Enquanto os bacharéis tiveram um desempenho considerado razoável (maravilhoso, se comprarmos com o Exame de Ordem) os técnicos amargaram tanto quanto os bacharéis e estudantes de Direito. As razões para tamanha diferença não são conhecidas.

Ou a prova para os técnicos foi mais difícil ou o nível de formação desse grupo não acompanha o padrão do curso de bacharelado.

De uma forma ou de outra vamos acompanhar o desempenho do Exame de Suficiência e ver como se acomoda o padrão de aprovação. Esta é apenas a 2ª edição da prova e não dá para avaliar ainda o cenário da formação superior em contabilidade.

A questão é: há um paralelo entre a qualidade dos cursos de Direito e de Contabilidade? Os problemas do acesso facilitado e das deficiências no ensino médio se repetem?

O tempo dirá.