Exame de Ordem: Você quer com ou sem emoção?

Segunda, 7 de novembro de 2011

Em 2007 fiz uma viagem para Natal/RN e, naturalmente, fui fazer o famoso passeio de buggy nas dunas.

Ao entrar no carrinho o condutor perguntou: você quer com ou sem emoção?

Eu, inocente, rapidamente respondi: com emoção, é claro!!

Ô arrependimento...

O Exame de Ordem é parecido. A "pequena" diferença é que a OAB e a FGV não perguntam se vocês querem "com ou sem emoção".

SEMPRE vem com emoções fortes!

Sempre surge alguma especulação, como a inclusão da Disciplina Filosofia do Direito ventilada no site do Conselho Federal:

OAB discute HOJE a inclusão de mais disciplinas no Exame de Ordem

Notícias do Conselho Federal ? Deliberação sobre a inclusão de Filosofia do Direito foi retirada de pauta

Mudanças de provimento, fraudes, inovações, provas cabeludas, correções equivocadas, reprovações maciças, constitucionalidade, legitimidade e mais um longo etc. ajudam a criar uma aura meio sinistra em torno da prova.

Algo me diz, e tenho razões para crer, que o ano de 2012 também será repleto de emoções. Estão costurando mais mudanças na prova, na sua filosofia e no seu conteúdo e, após a chancela do STF, nem o céu mais parece ser o limite para a OAB.

Anotem aí o que vou escrever agora: a ideia central do Exame de Ordem será modificar o ensino jurídico de cima para baixo, ou seja, a partir do Exame o ensino do Direito no Brasil será transformado.

Como?

Modificando o perfil da prova.

Isso porque o Exame de Ordem com certeza pauta o conteúdo programático das faculdades, principalmente em função da pressão dos estudantes; afinal, é o Exame a porta real no mercado de trabalho jurídico.

Não e a única, e nem necessariamente a melhor, mas é a mais evidente, e comparada com os concursos públicos, a mais fácil.

Se é assim, a OAB vai transformar a prova rompendo com a barreira do dogmatismo (o decoreba das leis) exatamente para forçar a mesma ruptura DENTRO das faculdades, e assim melhorar a qualidade dos futuros formandos.

Deram-se conta que o perfil atual, do estudante/bacharel craque em decorar a legislação, não atende às necessidades do mercado. A prova no futuro vai exigir o compreensão e o raciocínio, é nessa direção que o Exame irá rumar.

Não quer dizer, é importante frisar, o advento de uma prova mais fácil. Pode até ser mais justa, mas não mais fácil.

O futuro da prova ainda está sendo debatido por uma comissão especialmente criada para isso.

Até lá, é claro, nossas emoções relacionadas ao Exame terão como espelho o rosto da garotinha da foto acima.

Com "emoção!"

Vejam também:

As mudanças no Exame de Ordem

Considerações sobre as mudanças que ocorrerão no Exame de Ordem em 2012