Exame de Ordem em suspenso! Como planejar os estudos?

Sexta, 25 de maio de 2018

Exame de Ordem em suspenso! Como planejar os estudos?

A suspensão da prova jogou todo mundo em um belo mar de incertezas. Como a preparação deve ser conduzida daqui em diante são não temos marcos temporais claros para balizar a preparação?

Evidentemente, ficar parado não é uma opção, até porque o calendário neste ano está bem apertado e independentemente do que a OAB faça, a solução deve ser anunciada em breve.

O contexto todo é bem ruim, mas nada que não possa ser devidamente equacionado até termos informações claras vindas da OAB.

Vamos separar os alunos por edição do Exame.

Candidatos que farão o XXVI Exame de Ordem: Mantenham a programação de estudos. Não há ainda indicação de alterações na programação do próximo Exame de Ordem e a data de publicação do próximo edital permanece incólume.

Pode ser que o adiamento impacte na próxima edição do Exame - isso visto como possibilidade - mas não quer dizer que de fato o será.

Eventual alteração no calendário do XXVI produziria um efeito cascata em todo o Exame de Ordem até janeiro de 2019, e isso não é nada desejável, nem mesmo para a FGV, responsável material pela prova.

Tenho a esperança que não vao alterar o calendário atual pelo problemas que isso iria produzir.

Candidatos que farão a 2ª fase do XXV Exame: acho que este final de semana deve ser dedicado a descansar.

Ontem foi um dia muito estressante e a ansiedade de véspera de prova virou frustração e expectativa.

É bem razoável parar no final de semana, colocar as ideias em dia, para dar início a um processo de revisão e estudo a partir da próxima segunda-feira.

Na média, a grande maioria dos candidatos está preparada e teria plenas condições de fazer a prova domingo. Agora, com a paralização, e um horizonte de eventos de no mínimo 15 dias pela frente até a prova, vocês entrarão em um processo básico de revisão e treinamento.

O fator negativo envolvido é o de ficar saturado por estudar e rever o mesmo conteúdo. Isso cansa e estressa. 

Nas duas lives de ontem no instagram recebi as queixas de muitos candidatos relatando que não aguentam mais estudar e que queriam logo a prova. Este é um aspecto emocional significativo e não pode ser desprezado, no sentido de ser combatido: vocês não podem deixar a peteca cair e muito menos perder a motivação.

Logo, descansem neste final de semana, deem uma arejada na cabeça e voltem com tudo na próxima segunda.

Vamos torcer para que as definições sejam adotadas com o máximo de brevidade possível pela OAB.