Exame de Ordem é que nem casamento: Tem de ser uma vez só!

Quarta, 2 de fevereiro de 2011

Gostaram do simulado???

Cliquem no link para acessá-lo, conjuntamente o gabarito - SIMULADO E GABARITO - E cliquem no próximo link para verem os vídeos de correção - VÍDEOS DE CORREÇÃO DO SIMULADO

Até agora a receptividade ao simulado foi boa. A maioria dos que se manifestaram gostaram do nível e da forma como ele foi elaborado.

NÃO DEIXEM de fazer o simulado!!!! Cliquem no próximo link para ver os motivos - Por que fazer o simulado para a prova da OAB 2010.3?

O importante agora é começar a entrar no clima da prova, treinar o espírito e a cachola para o dia 13, focar a mente para estar 100% na hora H.

Faltam 11 dias para a hora da verdade!!!

Quem não teve a oportunidade de fazer o simulado poderá fazer a qualquer momento. O interessante seria, exatamente, simular as condições da prova. De repente o sábado próximo é um bom dia para fazê-lo.

É importante também ter em mente que apenas um simulado não é o suficiente para mostrar e exigir tudo de um candidato. Se fossem 1000 questões, e vocês acertassem mais de 500 perguntas, aí sim poderia ir para a prova bem tranquilos. Mas não dá para elaborar um simulado tão extenso assim.

E NÃO se iludam com o desempenho no simulado - Ninguém está com nada garantido!

Muitos candidatos acharam o simulado difícil. E foi. Perguntaram se a prova terá o mesmo nível: Não dá para saber.

O candidato tem de estar pronto para qualquer grau de dificuldade. Tem de estar pronto para o pior cenário possível.

Se não está 100% afiado intelectualmente, ao menos pode se preparar para ficar 100% no aspecto emocional. E o emocional conta MUITO na prova.

Pode até parecer papo de auto-ajuda, mas não é. Ir leve e tranquilo para a prova representa muito na hora de resolver as questões. FAZ diferença de fato!

Esqueçam que há um mundo lá fora e estudem com afinco.

Afinal, Exame de Ordem é que nem casamento: Tem de ser uma vez só!

Muitos candidatos mandaram e-mails perguntando o que fazer já que não foram tão bem assim no simulado.

Olha...

Eu acredito que em 11 dias dá para fazer MUITO para reverter um mal desempenho.

Muito mesmo!

E não há nenhuma fórmula milagrosa para isso, basta apenas uma boa e generosa dose de disciplina e muita vontade de passar.

Depois, sigam os seguintes passos:

1 - Cliquem no link a seguir e resolvam as últimas 3 provas da OAB, sejMa do Cespe, seja a da FGV - PROVAS ANTERIORES

2 - Comparem o desempenho nessas últimas provas com o desempenho do simulado. Agora respondam a pergunta fundamental: Em quais disciplinas vocês foram mal?

3 - Definidas as disciplinas cujo o aproveitamento foi deficitário, estabeleça um sistema de estudo para elas. Mas antes, observem alguns pontos de extrema relevância:

a) Mesmo que vocês tenham ido muito mal em Processo Civil e Direito Civil, NÃO ESTUDEM essas disciplinas. São muito extensas, possuem muito conteúdo e focar a atenção nelas agora será perder tempo. Vocês precisam de 50 pontos para passar, e não 100. O estudo agora tem de seguir uma estratégia, e declinar no estudo de certas disciplinas, ao invés de representar uma negligência, significa centrar o foco em um conteúdo menor, potencializado as chances de passar, e não o contrário.

O tempo agora é inimigo, e desperdiça-lo é um luxo impensável.

b) Entre as disciplinas cujo o desempenho foi deficitário, elejam as mais relevantes em termos de volume de questões. Vejam quantas questões de cada disciplina foram cobradas na última prova:

Constitucional ? 10 Administrativo ? 10 Civil ? 10 Processo Civil ? 10 Direito do Trabalho ? 8 Direito Processual do Trabalho ? 7 Direito Penal ? 8 Direito Processual Penal ? 7 Direito Tributário ? 10 Ética Profissional ? 10 Direito Empresarial ? 2 Direito Internacional ? 2 ECA ? 2 Direito Ambiental ? 2 Direito do Consumidor - 2

Para a prova do dia 13, com a inclusão da disciplina Direitos Humanos, 5 questões serão "furtadas" de outras disciplinas para que estas, em conjunto com as 10 de Ética Profissional, somem as 15 futuras questões dedicadas à ética e Direitos Humanos.

Quais disciplinas perderão questões? Em um chute razoável, creio que Tributário, Processo civil, Civil, Administrativo e Constitucional correm o risco de perder uma questão cada. Não deve ser algo muito diferente disso.

c) Dentre as disciplinas cujo o desempenho foi ruim, reforcem os estudos naqueles que, obviamente, terão mais questões na prova: Constitucional, Administrativo, Direito e Processo do Trabalho, Direito e  Processo Penal e Tributário.

d) Reforçar os estudos significa: Ler resumos jurídicos específicos nas disciplinas escolhidas; resolver FURIOSAMENTE exercícios naquelas disciplinas - Mais de 1200 questões grátis da FGV para estudo ; assistir aulas de resolução de exercícios - Curso de resolução de exercícios ; Assistir aulas específicas nas disciplinas deficitárias - Aulas de questões isoladas.

Claro! Vocês de fato não precisam gastar um tostão a mais no que já gastaram para estudar. Ler resumos e resolver exercícios ajuda demais. Assistir as aulas representa apenas um plus na preparação e depende essencialmente da autopercepção de conhecimentos em relação ao conteúdo. Se a coisa está feia, é uma excelente pedida.

4 - Não negligenciem totalmente as disciplinas em que vocês estão bem! Leiam ao menos os resumos para manter o conteúdo sedimentado na cabeça.

E, por fim, no dia 11/02, a última sexta-feira antes da prova, o Portal irá lançar o Projeto Último Treino.

Serão 8 horas de revisão das disciplinas cobradas na prova, um verdadeiro Último Treino para a hora da verdade.

E será inteiramente GRÁTIS!!

Os vídeos serão colocados aqui no Blog na sexta-feira, dia 11.

Avisem seus amigos sobre essa super revisão!!

Bons estudos!!!