Exame de Ordem 2010.3: Estratégia para a prova objetiva

Quinta, 10 de fevereiro de 2011

Por que adotar uma estratégia para resolver a prova da OAB?

Eu poderia elencar dois motivos relevantes para a adoção de uma:

1 - Otimização do uso do tempo;

2 - Segurança na resolução da prova.

A prova deve ser resolvida tendo-se em mente de que se trata de uma sucessão de etapas a serem vencidas, um passo-a-passo a ser cumprido pelo candidato.

Vejamos esse passo-a-passo:

1 - O primeiro trabalho ao se pegar a prova é identificar onde estão as disciplinas, separando-as com pequenos rabiscos. Vejam as disciplinas:

Constitucional, Administrativo, Civil, Processo Civil, Direito do Trabalho, Direito Processual do Trabalho, Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Tributário, Ética Profissional, Direito Empresarial, Direito Internacional, ECA, Direito Ambiental, Direito do Consumidor e Direitos Humanos.

2 - Determine a SUA sequência de resolução, estabelecendo a ordem das disciplinas mais fáceis para as mais difíceis.

Isso porque é contraproducente fazer a prova seguindo as questões na ordem em que elas são apresentadas. Resolva primeiro as questões das disciplinas jurídicas que você mais domina e deixe por último as disciplinas que você julga serem as mais difíceis.

Obedecer essa ordem gera algumas implicações:

a) Ao resolver primeiro as questões mais fáceis, o cérebro do candidato sofrerá um desgaste muito menor. Tenha em mente que o desempenho intelectual sofre um decréscimo após algumas horas de concentração. Sua atenção e capacidade de raciocínio estarão diferentes após três horas de resolução de prova comparando com a primeira meia hora de prova. O candidato deve aproveitar o início da prova para ter um excepcional desempenho nas área de predileção.

b) Atacando primeiro as disciplinas de sua preferência, com o cérebro descansado, seu desempenho será otimizado, pois você resolverá essas questões com maior velocidade e menor desgaste. Na medida em que as disciplinas mais difíceis forem surgindo, seu ânimo para enfrentá-las será maior do que se você resolvesse a prova seguindo sua sequência normal, ou de forma aleatória ou mesmo optando logo de início pelas mais difíceis.

c) Ao enfrentar as disciplinas mais difíceis, o candidato terá sofrido um desgaste menor, já tendo resolvido parte da prova; exatamente aquela em que ele melhor domina. Logo, a preocupação em atingir os 50 pontos será menor, deixando-o menos ansioso.

3 - Atente para os seguintes pontos:

a) O candidato não deve sair riscando a prova indiscriminadamente. Se for marcar uma assertiva que julga correta, faça apenas um ponto ou uma seta. Deixe aquele "X" apenas para quando sua convicção quanto a resposta for absoluta. Isso evitará qualquer confusão.

b) NÃO se deve perder tempo com questões muito difíceis, ou que a dúvida entre uma ou outra resposta seja quase insuperável. Deixe as questões dessa natureza para o final, quando a folha de resposta já estiver preenchida (parcialmente preenchida, por óbvio).

c) Faça um círculo em torno das seguintes palavras: correta, incorreta, certa, certos, errada, sim e não. Confundir tais termos leva inexoravelmente ao erro.

d) Os termos "sempre", "jamais" e "nunca" quase sempre estão associados com assertivas cujos enunciados estão errados. Generalizações são perigosas.

4 - Assim que se iniciar a última hora da prova você deve parar tudo que estiver fazendo e passar as questões já resolvidas para a folha de resposta. Isso é crucial, pois um erro nesse momento pode ter sérias implicações.

Leve duas canetas para a prova. Uma servirá de "régua", evitando que você marque a letra errada em uma outra questão, além de "backup" caso a titular se "contunda". Isso é mais comum do que vocês imaginam. Não subestimem o que um cérebro cansado pode fazer. O candidato deve ser metódico, calmo e lento nessa hora. A folha de resposta carregará todo o seu esforço durante meses. Trate-a com o maior carinho.

Preencha a folha mesmo antes de resolver todas as questões. Certamente as que não foram respondidas são as mais difíceis. Essas podem ficar para o final, pois se terá a certeza de que o mais importante já está assegurado.

----------

São regras simples que certamente ajudarão na hora da prova.

Aproveitem e leiam um post específico sobre a gestão emocional durante a prova: Controle emocional e gestão do desempenho durante a prova da OAB

E amanhã teremos o ÚLTIMO TREINO, com oito horas de dicas para a prova do domingo, de graça e online para vocês darem o gás final nos estudos!

Faltam 3 dias para a prova!!