Exame de Ordem 2010.1 - Livros para a prova da OAB - 2ª fase

Segunda, 21 de junho de 2010

Segue uma pequena lista com 3 livros voltados exclusivamente para a parte prática da 2ª fase do Exame da OAB. Não são livros para serem levados no dia da prova; são livros para estudar e treinar em casa durante esse curto período preparatório que antecede a aplicação da prova subjetiva.

Agora que só é possível levar legislação seca para a prova subjetiva, conhecer muito bem cada tipo de peça exigível dentro da área de especialização escolhida pelo candidato é condição sine qua non para o sucesso.

PARTE I TEORIA TEORIA ? PASSO A PASSO 1.° Passo ? Compreendendo o Problema 2.° Passo ? Identificando a Tese 3.° Passo ? Identificando a Peça 4.° Passo ? Identificando a Competência PEÇAS EM ESPÉCIE Comentários a 50 tipos de peças práticas PARTE II PRÁTICA REDIGINDO UMA PETIÇÃO Endereçamento (competência) Introdução / Narração dos fatos Exposição do direito ? argumentação Pedido Dicas e cuidados para redigir uma boa petição MODELOS DE PEÇAS 78 modelos de peças práticas EXERCÍCIOS ? exercícios no formato de situações-problema com respostas detalhadas ? questões práticas (dissertativas) ANEXOS ? Relação de crimes: ação penal e ritos processuais ? Prazos ? Sinônimos ? Jargões ? Expressões de transição ? Sugestões para epígrafes e vocativos ? Erros mais comuns (ortografia) ? Vocabulário (termos jurídicos) ? Principais expressões latinas

Onde encontrar: Editora Método

Este Manual de Prática aborda o tema em duas partes.

Na Parte I o estudante ou advogado terá um roteiro minucioso em que são expostos, passo a passo, todos os itens a serem observados para seguro ingresso em juízo, apresentação de defesa do réu ou interposição de algum recurso. São abordados todos os aspectos necessários para que isso ocorra, desde o primeiro contato com o cliente, passando pela escolha da peça a ser ajuizada até a apresentação de recursos.

A Parte II trata das principais ações e recursos para a atuação do advogado em juízo. Partindo de olhar particular e específico sobre cada peça processual, oferece, por meio de consulta rápida e objetiva, a solução para casos concretos que estudantes e profissionais enfrentam em seu cotidiano. Os modelos de peças, elaborados a partir de um ?problema-jurídico? (caso concreto), são comentados.

Esta obra é recomendada para os candidatos ao Exame da OAB, como um Manual apto a esclarecer as principais questões e pontos solicitados no difícil certame qualificatório. Também é fundamental para aqueles que se dedicam à prática da advocacia na área cível, bem como para aqueles que se preparam para concursos públicos, em que a prática cível consta do edital, e alunos da graduação que podem encontrar neste Manual um conteúdo seguro e eficaz para a disciplina de prática forense civil.

Escrita em uma linguagem clara, não deixa também de analisar as questões polêmicas e controvertidas do direito material e processual. Além disso, o leitor pode entrar em contato com casos práticos corriqueiros, bem como questões que são geralmente solicitadas nas provas e concursos em geral.

Onde encontrar: Editora Método

- Dicas para a realização de uma boa prova - Principais temas discutidos na justiça do trabalho - Petição inicial trabalhista - Defesa trabalhista - Recursos - Execução - Modelos ? iniciais trabalhistas - Modelos ? defesa trabalhista - Modelos ? recursos - Modelos ? peças ? execução - Questões discursivas de exames de ordem comentadas pelo autor

Onde encontrar: Editora Método