Exame de Ordem 1.2010 - Cobertura completa da Prova da OAB: Estratégia, dicas importantes e gabaritos

Sábado, 12 de junho de 2010

Neste domingo a OAB aplicará a primeira fase do Exame de Ordem 1.2010, a primeira sob a batuta integral do Conselho Federal da OAB, e tudo o que vocês precisarão saber estará aqui, no Portal Exame de Ordem.

Cobriremos tudo sobre a prova, em tempo real, trazendo em especial o nosso gabarito extraoficial, a ser elaborado pela equipe de professores do Complexo de Ensino Renato Saraiva. Além disso, traremos também os gabaritos de outros cursos, para que vocês possam avaliar suas provas ainda na noite de domingoa usando as mais diversas fontes de consulta.

Além disso, na certeza de que você obterão o sucesso, o Portal Exame de Ordem oferecerá também Cursos Online para a segunda fase do Exame, nas seguintes áreas:

OAB 2010-1: SEGUNDA FASE TRABALHO - PROFESSOR RENATO SARAIVA (COM TRANSMISSÃO AO VIVO)

» Assistir demonstração » Saiba mais

OAB 2010-1: SEGUNDA FASE PENAL - PROFESSOR GEOVANE MORAES (COM TRANSMISSÃO AO VIVO)

» Assistir demonstração » Saiba mais

OAB 2010-1:  SEGUNDA FASE TRIBUTÁRIO - PROFESSOR PEDRO BARRETTO (Superman da OAB)

» Assistir demonstração » Saiba mais

E quem está em busca de um curso para a primeira fase do próximo Exame também poderá se preparar no Portal Exame de Ordem, pois ofereceremos nosso Curso Online preparatório para a primeira fase do Exame de Ordem 2.2010

OAB 2010-2: PREPARAÇÃO ON LINE PARA PRIMEIRA FASE

» Saiba mais

Pois bem! Hoje é sábado e faltam 24 horas para o início da prova objetiva do exame de Ordem 1.2010. Como ultimar os preparativos para o domingo?

A prova do Exame de Ordem não deve ser enfrentada sem uma prévia reflexão sobre a estratégia a ser empregada em sua resolução.

Numa primeira análise, poder-se-ia argumentar que uma prova não precisa propriamente de uma estratégia; bastaria conhecer o conteúdo nela exigido. Mas certamente ter uma estratégia aumenta as probabilidades de sucesso e potencializa a aplicação do conhecimento.

Ter uma estratégia lhe dará conforto, otimizará o uso do tempo e, principalmente, melhorará seu resultado final.

Tracei aqui um pequeno guia para ajudar os candidatos nessas últimas horas que antecedem o Exame.

1 - A ordem de resolução da prova por disciplinas

Primeiramente, determine qual a seqüência de matérias que você melhor domina. Essa sequência deverá ser obedecida na hora da prova. Pegue a última prova do Exame (AQUI) e mapeie-a. Localize cada disciplina exigida pela OAB e determine a sequência em que elas são apresentadas. Após isso, estabeleça uma sequência, iniciando da disciplina mais fácil até a mais difícil. Você fará o mesmo na prova de domingo antes de começar a resolvê-la.

Isso porque é contraproducente fazer a prova seguindo as questões na ordem em que elas são apresentadas. Resolva primeiro as questões das disciplinas jurídicas que você mais domina e deixe por último as disciplinas que você julga serem as mais difíceis.

Obedecer essa ordem gera algumas implicações:

1 - Ao resolver primeiro as questões mais fáceis, seu cérebro sofrerá um desgaste muito menor. Tenha em mente que seu desempenho intelectual sofre um decréscimo após algumas horas de concentração. Sua atenção e capacidade de raciocínio serão diferentes após três horas de resolução de prova, comparados com a primeira meia hora de prova. Aproveite o início para ter um excepcional desempenho no(s) campo(s) que você domina.

2 - Atacando primeiro as disciplinas de sua preferência, com o cérebro descansado, seu desempenho será otimizado, pois você resolverá essas questões com maior velocidade e menor desgaste. Na medida em que as disciplinas mais difíceis forem surgindo, seu ânimo para enfrentá-las será maior do que se você resolvesse a prova seguindo sua sequência normal, ou de forma aleatória ou mesmo optando logo de início pelas mais difíceis.

3 - Ao enfrentar as disciplinas mais difíceis, você terá sofrido um desgaste menor, já tendo resolvido parte da prova; exatamente aquela que você melhor domina. Logo, sua preocupação em atingir os 50 pontos será menor, deixando-o menos ansioso.

2 - Resolvendo as questões

Ao resolver as questões, atente para os seguintes pontos:

1 - Não saia riscando sua prova indiscriminadamente. Se for marcar uma assertiva que julga correta, faça apenas um ponto ou uma seta. Deixe aquele "X" apenas para quando sua convicção quanto à resposta for absoluta. Isso evitará que você se confunda.

2 - NÃO perca tempo nas questão muito difíceis, ou que sua dúvida entre uma ou outra resposta seja quase insuperável. Deixe as questões dessa natureza para o final, quando a folha de resposta já estiver preenchida (parcialmente preenchida, por óbvio).

3 - Sempre faça um círculo em torno das seguintes palavras: correta, incorreta, certa, certos, errada, sim e não. Tais termos permeiam a prova toda e determinam o sentido da resposta. Confundi-los o levará inexoravelmente ao erro.

4 - Os termos "sempre", "jamais" e "nunca" quase sempre estão associados com assertivas cujos enunciados estão errados. Generalizações são perigosas.

5 - De um modo geral, cada questão possui duas assertivas que não se encaixam de jeito nenhum com seu enunciado. Procure identificar essas assertivas e descartá-las de pronto, caso a resposta não lhe pareça tão óbvia na hora de resolver a questão.

3 - A folha de resposta

Assim que se iniciar a última hora da prova, pare tudo o que estiver fazendo e passe as questões já resolvidas para a folha de resposta. Assim você passará as respostas com calma, minimizando o risco de errar.

Leve duas canetas para a prova. Uma servirá de "régua", evitando que você marque a letra errada na folha de resposta. Isso é mais comum do que vocês imaginam. Não subestimem o que um cérebro cansado pode fazer.

Seja metódico, calmo e lento nessa hora. A folha de resposta carregará todo o seu esforço durante meses. Trate-a com o maior carinho.

Preencha a folha mesmo antes de resolver todas as questões. Certamente as que não foram respondidas são as mais difíceis. Essas podem ficar para o final, tendo você a certeza de que o mais importante já foi assegurado.

4 - O equilíbrio emocional

O equilíbrio emocional para a prova deve ser buscado a todo momento, antes e durante o Exame, principalmente para evitar prejuízos ao seu desempenho.

1 - Deixe rigorosamente tudo pronto para o domingo. Compre com antecedência duas canetas BIC, da cor PRETA.

2 - Assegure  um sono anjo na véspera da prova. Passar a madrugada estudando para uma prova que só começará às 2 da tarde pode ser uma terrível armadilha. Sentir sono na hora "H" seria fatal, ainda mais porque o candidato terá de passar o gabarito para a folha de resposta. Pelo mesmo motivo não estude nada na manhã do domingo. O que você tinha de aprender já foi aprendido.

3 - Não se embriague na véspera da prova. As razões para isso são óbvias. Na mesma medida, evite remédios, xaropes ou qualquer substância que entorpeça a mente. E as razões para isso também são óbvias.

4 - Leve chocolate para a prova. Não só faz com que o cérebro libere endorfinas, que são calmantes naturais, como proporcionam glicose para a atividade cerebral (o cérebro é o órgão que mais consome energia), e o chocolate proporciona essa energia de forma muito rápida. Leve também alguma coisa para beber e chicletes.

5 - Estudar no sábado pode ser bom, mas não estudar pode ser melhor. Reflita sobre sua condição de aprendizado e faça uma escolha: se você estudou bem para a prova e está seguro de si, é melhor descansar, ir para uma piscina, cinema, namorar, etc, etc. Se não está tão seguro assim, estudar mais um pouco pode ser reconfortante. Seja honesto consigo mesmo e tome uma decisão racional.

6 - Faça duas ou três paradas de 3 minutos cada durante a prova. Feche os olhos e procure fazer um controle da respiração. Dê ritmo a sua respiração, inspire pelo nariz e expire pela boca, bem lentamente. Procure manter seu foco na própria respiração. Essa pausa ajuda a recompor sua capacidade de concentração, além de aliviar eventual ansiedade. Seus efeitos mais que compensam esse nove minutos perdidos.

5 - Após a prova

Após a prova entre aqui no Blog Exame de Ordem e fique por dentro de tudo sobre a prova. Participe também da nossa comunidade no Orkut. Lá a discussão sobre a prova sempre é intensa.

Boa sorte!!!