Exame da OAB é para preservar o esforço do aluno, diz Ophir Cavalcante

Quinta, 26 de julho de 2012

O site Justiça em Foco fez uma breve entrevista com o presidente da OAB, dr. Ophir Cavalcante, sobre suas impressões sobre o Exame de Ordem e as polêmicas em torno do fim da prova.

Confiram o que o dr. Ophir respondeu:

Justiça em Foco(Editor/Ronaldo Nóbrega Medeiros): Como o senhor recebeu a notícia do projeto no Congresso Nacional, que prevê a extinção do Exame de Ordem para exercício da advocacia?

Ophir Cavalcante: Não é a primeira vez que isto acontece, é natural do processo democrático, mas acreditamos no bom senso da maioria da casa a esse respeito.

Justiça em Foco: Aluno estuda, paga todo o curso, se forma e tem diploma, por que precisa fazer o exame?

Ophir Cavalcante: É justamente para preservar todo esse esforço do aluno que existe o Exame. Pressupõe-se que ele pagou para receber um ensino de qualidade, mas infelizmente nem sempre é assim.

Justiça em Foco: Seria possível o Conselho Federal da OAB, aprovar um Provimento que permitisse o registro do bacharel na condição de estagiário e consultor jurídico, de forma que não restringisse atuação absoluta da liberdade profissional após formado?

Ophir Cavalcante: A matéria já é disciplinada, inclusive prevendo a figura do estagiário.

Justiça em Foco: Os índices de aprovação no exame de ordem - são maiores na região Sudeste. Qual seria a razão?

Ophir Cavalcante: A Região Sudeste concentra o maior número de faculdades, proporcionalmente deve reunir maior número de aprovados e reprovados.

Justiça em Foco:  OAB confere Selo de qualidade a cursos de Direito brasileiros. É um sinal que no futuro nessas faculdades, se dispensaria o exame de Ordem?

Ophir Cavalcante: Não, em absoluto.

Justiça em Foco: Sabemos que desde 1994 o Exame de Ordem é feito de forma institucionalizada pela OAB, a partir de uma lei federal. Porém, caso a Câmara e Senado aprovem o fim da obrigatoriedade do exame de ordem. O que a OAB vai fazer?

Ophir Cavalcante: A OAB acredita que o Exame de Ordem continuará. Os exames de proficiência estão se tornando cada vez mais necessários, inclusive em outras profissões.

Fonte: Justiça em Foco