Exame da OAB completa 40 anos

Sexta, 11 de julho de 2014

images

O exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) completa 40 anos em 2014. Conhecida por ser rigorosa, a prova é obrigatória para que bacharéis em direito possam trabalhar em áreas como a advocacia e promotoria. A fama do exame não é exagerada, afinal, apenas 12 mil de um total de 100 mil candidatos foram aprovados na última prova de 2013.

Para o presidente da OAB Itapetininga (SP), Luiz Gonzaga, a dificuldade encontrada pelos estudantes está na má qualidade do ensino que muitas faculdades oferecem. ?As faculdades, hoje em dia, se proliferaram muito. E a qualidade do ensino caiu, por isso, existem hoje vários cursos preparatórios. Quer dizer, o aluno sai da faculdade sem condições de passar em um concurso?, afirma.

O exame foi criado em 1971 e passou a ser obrigatória em 1974. Naquela época era realizada em duas fases - escrita e oral - e reunia poucos candidatos. Em 2010 foi unificada, ou seja, o mesmo sistema é aplicado em todo o país. Além disso, passou para quatro fases e três exames realizados anualmente.

A prova é temida por muitos estudantes de direito, principalmente aqueles que iniciaram o curso recentemente. No caso do estudante Leonardo Costa de Camargo Barros, basta pensar no exame que a ansiedade aumenta. ?Eu penso: "Meu Deus, por onde começo. O que vou fazer". Mas aos poucos vamos dando uma justa medida no estudo, os professores vão direcionando também, e dá uma acalmada. Mas tenho certeza que no dia da prova dá um friozinho no estômago?, ressalta.

Por este motivo, a preparação desde o primeiro ano de curso pode ser um diferencial importante para o aluno de direito que pretende prestar o exame da ordem. O coordenador de curso de direito Roberto Marques, conta que a dedicação do estudante, logo no início das aulas é um passo importante para se preparar para o mercado de trabalho. ?Se o professor ensina, faz a parte dele, nós damos todas as condições possíveis, mas o aluno se acomoda e não estuda, evidentemente que ele irá mal e não vai passar?, explica.

O estudante José Elias Lopes Junior está no oitavo semestre. Recentemente fez um simulado oferecido pela faculdade e conseguiu um resultado que nem esperava. ?Levei em torno de quatro horas para terminar o simulado e seria aprovado, mesmo faltando três semestres para a formação?, comenta.

Mesmo no segundo ano do curso, a estudante Letícia Carolina Nalesso de Castro decidiu se preparar. Ela quer ser promotora e sabe que para isso vai precisar se empenhar muito. ?Não quero chegar no último ano e ter que correr atrás do prejuízo. Este é o momento que podemos errar, sanar todas as dúvidas, porque mais para frente a situação é complicada?, completa.

Fonte: G1