Evento vai reunir representantes de cursos de Direito na OAB/MA

Segunda, 19 de julho de 2010

As comissões de Ensino Jurídico e Exame de Ordem da Seccional maranhense da Ordem dos Advogados realizam, no próximo dia 22 de julho (quinta-feira), às 9h, no Plenário da OAB/MA, um encontro com representantes de cursos de Direito das universidades e faculdades do Estado. O objetivo do evento é a apresentação dos resultados dos últimos anos, do Exame de Ordem, com as estatísticas, os desempenhos de cada curso, por matéria, por faculdade e por ranking da primeira inscrição, que avalia quem faz, pela primeira vez, o Exame nas faculdades mais antigas.

O Maranhão é ainda o penúltimo estado do Brasil em número de aprovados no Exame de Ordem. O encontro com dirigentes, professores, coordenadores e chefes de departamento dos cursos de Direito é parte do compromisso de campanha da atual gestão, que criou o programa A Ordem é Ensinar Direito, cuja meta é a melhoria contínua da qualidade do ensino jurídico maranhense. Ano passado, membros da chapa liderada pelo presidente da OAB/MA, Mário Macieira, fizeram uma série de visitas às faculdades de Direito, ouvindo estudantes, professores e comunidade acadêmica jurídica, em geral, para que fossem efetivados na Seccional, programas que estimulassem o desempenho de cada instituição de ensino.

?Nosso objetivo é discutir com as faculdades de Direito a necessidade de adoção de medidas que possam atender aos padrões de qualidade exigidos para o ensino jurídico, revertendo os índices de reprovação cada vez mais significativos no Exame de Ordem. O que se pretende não é apenas discutir, superficialmente, os problemas que afetam o ensino jurídico, mas sim, formular metas e apresentar recomendações com vistas à superação das deficiências verificadas nos cursos de Direito em funcionamento no Estado, o que exigirá um acompanhamento efetivo e reuniões sistemáticas para avaliação do trabalho?, apontou o presidente da Comissão de Ensino Jurídico da OAB/MA, Adriano Jorge Campos.

Para o presidente da Comissão Permanente de Estágio e Exame de Ordem, Rodrigo Maia, a iniciativa é apenas o início de um trabalho longo e contínuo de monitoramento das instituições, a partir dos resultados dos exames aplicados, sempre tendo como meta contribuir para a melhoria e o aprimoramento na qualidade dos cursos jurídicos. "A OAB/MA, em especial na atual gestão, tem buscado de maneira incessante o aprimoramento do ensino jurídico, com o objetivo de proteger, tanto a advocacia quanto a sociedade, do ingresso de profissionais sem a qualificação necessária para o adequado exercício da profissão de advogado. Nesse sentido, o Exame de Ordem unificado é atualmente, sem dúvida alguma, o mais eficiente e confiável instrumento de aferição da qualidade do ensino jurídico em âmbito nacional, a partir da análise dos resultados estatísticos do desempenho das instituições de Ensino", considerou.

Fonte: OAB/MA

Essa é uma iniciativa muito interessante patrocinada pela OAB/MA. Mensurar os desempenhos das IES para identificar os problemas no ensino das faculdade e tentar encontrar uma solução não só é uma estratégia inteligente como tem o potencial de trazer resultados concretos na busca pela melhoria na educação jurídica.

Essa iniciativa inclusive deveria ser adotada por outras seccionais, aproveitando exatamente os dados consolidados que o Exame de Ordem Unificado propicia, dando eficácia a sua faceta mais óbvia - a análise comparativa das instituições em razão da aplicação de uma mesma prova para todos os seus egressos.

A OAB/MA poderia, inclusive, partilhar com toda a sociedade esses dados, principalmente para orientar os futuros acadêmicos na escolha das melhores instituições.

Cliquem no link e vejam os dados da OAB/MA no Exame de Ordem 2009.3 - OAB/MA 2009.3 Vejam os dados das demais seccionais: Desempenho das Instituiçõe de Ensino Superior (IES) - 3/2009