Quinta, 16 de outubro de 2014
Cliquem no link abaixo e vejam o vídeo:
O vídeo não mostra o início dos problema, por isso não dá para concluir, de plano, quem é o responsável pelo embate, mas ele é bastante interessante, pois mostra a postura dos advogados diante de um suposto abuso de autoridade por parte do magistrado.
E os jovens advogados devem sempre ter em mente que um dia uma situação de tensão poderá ser vivenciada na prática.
Aqui dois detalhes interessantes:
1 - os advogados não se intimidaram. Foram firmes em suas convicções e fizeram frente ao magistrado (não sei se com razão ou não). Isso é extremamente importante, pois se trata da luta real pelos diretos do cliente, em tese ameaçados pela conduta do magistrado. Eles foram combativos;
2 - um dos advogados filma toda a cena, exatamente para utilizá-la como prova, no futuro, não só da atuação do magistrado como também do próprio comportamento.
O vídeo é pedagógico. Não que as audiências devam ser assim - não devem - pois a urbanidade e a cortesia devem sempre vir antes, mas as variáveis sempre mudam, dependendo das partes, do magistrado, da causa e dos advogados.
Isso ressalta a importância de sempre estar preparado para qualquer eventualidade, pois o perecimento do Direito (preclusão) é sempre tangível e nem sempre será possível fazer prova de eventuais abusos.