Estudo aponta que apenas 18,5% dos candidatos passam em sua 1ª tentativa no Exame de Ordem

Quarta, 7 de maio de 2014

2

No ano passado o G1 trouxe uma informação significativa sobre o desempenho dos candidatos no Exame de Ordem. Apenas 18,5%  dos candidatos que prestaram o Exame de Ordem entre 2010 e 2012 conseguiram passar na 1ª tentativa.

Resumindo, daqueles que irão fazer a prova pela 1ª vez, 81,5% reprovam. É um percentual altíssimo!

No VIII Exame, por exemplo, de cada 4 inscritos, 3 estavam fazendo a prova ao menos pela 2ª vez, ou seja, só 24,86% dos bacharéis iriam enfrentar para sua 1ª tentativa.

O trecho mais interessante da matéria é este daqui:

"O levantamento da FGV Projetos mostra ainda que 212.498, ou 58,8% do total de bacharéis que fizeram inscrições pelo menos uma vez nessas oito edições, foram reprovados em todas as provas que realizaram. Há ainda um grupo de 5.475 que se inscreveram para todos os oito exames estudados, mas não passaram em nenhuma ocasião.

Dos 148.612 que conseguiram a aprovação, 101.558 passaram na primeira ou na segunda tentativa, e 21.619 precisaram fazer as provas três vezes antes de conseguirem o direito de exercer a profissão.

Outros 25.435 (7,04%) precisaram de pelo menos quatro tentativas para conseguir a aprovação. Dentro desse grupo estão 416 bachareis que fizeram todas as oito edições do exame analisada no cruzamento de dados, e conseguiram passar na última."

Resumindo: a maior parte dos candidatos inscritos no Exame de Ordem, ao menos no período apurado, já fez a prova ao menos uma vez.

Os dados mostram como funciona a lógica do Exame da OAB: reprovação elevada em todos os segmentos de candidatos. Passar na prova é de fato um desafio, e passar de 1ª então, o maior deles.

Isso revela a FORTE necessidade de se antecipar ao máximo o processo de preparação para a prova. Não é quando sai o edital e nem 4 meses antes. Tem de ser mais, tem de dedicar mais tempo para não fazer parte dessas estatísticas tão sombrias.

No mínimo, como tempo específico voltado para a prova da OAB, os estudos devem começar 6 meses antes da prova.

Uma certeza: é preciso tempo para poder estudar todo o conteúdo da prova, como também este mesmo tempo serve para se estudar com qualidade. Isso envolve adotar uma METODOLOGIA DE ESTUDO que seja consistente e permita a consolidação da chamada memória profunda.

O ideal, segundo já testei pessoalmente e também conformado por vários candidatos, seria adotar a seguinte sistemática:

1 - Leitura da doutrina (específica para o Exame) ou acompanhamento de uma aula acompanhado da leitura SIMULTÂNEA ou logo POSTERIOR da legislação correlata na medida da evolução da leitura ou aula (na aula online o aluno pode parar a aula, ler o que quiser, e depois continuar do ponto onde parou. Isso representa uma imensa vantagem em termos de estudo que a aula presencial ou satelitária não podem acompanhar). Aqui o candidato estabelece os vínculos entre os conceitos, as teorias e a norma;

2 - Elaboração pequenos resumos ao término de cada tópico do livro que está sendo estudado. A elaboração de resumos, feitos DE CABEÇA, não só ajuda a delimitar o que não foi apreendido com a leitura inicial como é uma importantíssima etapa de fixação do conteúdo. Se você lembra, o conteúdo, ao menos naquele momento está fixado;

3 - Revisão do conteúdo estudado dentro de um período em específico, de preferência, como estamos em uma reta final, logo após esgotar a doutrina da disciplina escolhida. Essa medida atende à preocupação em se avançar no estudo do conteúdo sem perder a informações previamente estudadas. Ou seja, avançar nos estudos sem esquecer o que ficou para trás.

4 - A resolução de exercícios é a última etapa desse processo, e ela é FUNDAMENTAL. Primeiro porque ela se enquadra como um processo ao mesmo tempo de revisão do conteúdo, de desafio ao raciocínio, em razão da adaptação do conhecimento a um problema hipotético, ajudando no desembaraço mental, como também representa uma etapa de adaptação ao sistema de enunciado da banca, e tal adaptação é vital!

Ainda dá tempo para se iniciar os estudos e absorver um bom volume de conteúdo de forma satisfatória. E isso não pode ser postergado mais.