Estudantes do último ano de Contabilidade poderão fazer Exame de Suficiência

Segunda, 2 de janeiro de 2012

O Conselho Federal de Contabilidade publicou, nesta quarta-feira (14), no DOU (Diário Oficial da União), a resolução que regulamenta o exame de suficiência para contadores. A prova em si não é novidade, pois já foi aplicada pela primeira vez no início deste ano.

O destaque da regulamentação é que os estudantes do último ano da graduação em Contabilidade poderão realizar a prova. A vantagem é que, assim que se formarem, os novos contadores já poderão ter o registro profissional no Conselho Regional de Contabilidade e exercer a profissão.

Para o presidente do CRC-SP (Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo), Domingos Orestes Chiomento, a inclusão dos estudantes foi positiva, pois ajudará em melhorar a qualidade dos profissionais no mercado de trabalho.

?É uma maneira de motivar a responsabilidade e comprometimento de universidades, professores e alunos. Com isso, todo mundo ganha. O mercado carece de profissionais capacitados?, disse.

Fonte: InfoMoney

O pessoal de contabilidade resolveu copiar o que acontece no Exame de Ordem sem se inteirar dos fatos.

Os estudantes do último ano de Direto podem fazer a prova porque existe uma ACP do MPF contra a OAB, na Justiça Federal do Espírito Santo, que obriga a OAB a autorizar os estudantes a se submeterem a prova.

Se a OAB ganhar essa disputa, certamente essa facilidade vai acabar. Os conselheiros federais entendem que a submissão ao Exame ainda na faculdade atrapalha o desempenho acadêmico.

Claro! É muito vantajoso para vocês fazerem logo a prova, e isso é ótimo, mas o argumento da OAB é pertinente e merece uma reflexão séria.

Para o bem ou para o mal, independente dos motivos, suas virtudes ou deméritos, o exame da OAB é o grande parâmetro para os demais cursos, e estes, sem maiores reflexões, terão a Ordem como baliza.

É uma pena que as cabeças pensantes do CFC não criem e inovem em sua prova, seguindo um caminho não tão paralelo ao da OAB. Seria ótimo que o Exame do CFC fosse tecnicamente irretocável, exatamente para influenciar o controverso Exame de Ordem por meio do bom exemplo.

Infelizmente, essa não parece ser a tendência.