Estratégia para a prova objetiva do Exame de Ordem OAB/FGV

Quinta, 23 de setembro de 2010

A prova objetiva do Exame de Ordem não deve ser enfrentada sem uma prévia reflexão sobre a estratégia a ser empregada na sua resolução.

Poder-se-ia argumentar que uma prova não precisa propriamente de uma estratégia, basta conhecer todo o conteúdo que poderá ser solicitado durante sua realização. Mas certamente ter uma estratégia aumenta as probabilidades de sucesso e potencializa a aplicação do conhecimento.

Ter uma estratégia dá segurança ao candidato, otimizará a utilização do tempo e, principalmente, melhorará o resultado final.

Há de se considerar também um certo aspecto de ineditismo nesta prova, pois trata-se da estréia da FGV. Uma estratégia ajuda a enfrentar esse aspecto com mais serenidade.

Vejamos aqui dicas simples de estratégia para serem usadas na prova do Exame de Ordem 2010.2.

1 - A ordem de resolução da prova por disciplinas

Primeiramente o candidato deve determinar qual a seqüência de matérias cujo domínio é mais abrangente. Essa sequência deverá ser obedecida na hora da prova. Localize cada disciplina e determine a ordem de apresentação. Após isso, estabeleça uma sequência, da disciplina mais fácil até a mais difícil.

Isso porque é contraproducente fazer a prova seguindo as questões na ordem em que elas são apresentadas. Resolva primeiro as questões das disciplinas jurídicas que você mais domina e deixe por último as disciplinas que você julga serem as mais difíceis.

Obedecer essa ordem gera algumas implicações:

1 - Ao resolver primeiro as questões mais fáceis, o cérebro do candidato sofrerá um desgaste muito menor. Tenham em mente que o desempenho intelectual sofre um decréscimo após algumas horas de concentração. Sua atenção e capacidade de raciocínio estarão diferentes após três horas de resolução de prova comparando com a primeira meia hora de prova. O candidato deve aproveitar o início da prova para ter um excepcional desempenho nas área de predileção.

2 - Atacando primeiro as disciplinas de sua preferência, com o cérebro descansado, seu desempenho será otimizado, pois você resolverá essas questões com maior velocidade e menor desgaste. Na medida em que as disciplinas mais difíceis forem surgindo, seu ânimo para enfrentá-las será maior do que se você resolvesse a prova seguindo sua sequência normal, ou de forma aleatória ou mesmo optando logo de início pelas mais difíceis.

3 - Ao enfrentar as disciplinas mais difíceis, o candidato terá sofrido um desgaste menor, já tendo resolvido parte da prova; exatamente aquela em que ele melhor domina. Logo, a preocupação em atingir os 50 pontos será menor, deixando-o menos ansioso.

2 - Resolvendo as questões

Ao resolver as questões, deve-se atentar para os seguintes pontos:

1 - O candidato não deve sair riscando a prova indiscriminadamente. Se for marcar uma assertiva que julga correta, faça apenas um ponto ou uma seta. Deixe aquele "X" apenas para quando sua convicção quanto a resposta for absoluta. Isso evitará qualquer confusão.

2 - NÃO se deve perder tempo com questão muito difíceis, ou que sua dúvida entre uma ou outra resposta seja quase insuperável. Deixe as questões dessa natureza para o final, quando a folha de resposta já estiver preenchida (parcialmente preenchida, por óbvio).

3 - Faça um círculo em torno das seguintes palavras: correta, incorreta, certa, certos, errada, sim e não. Tais termos permeavam a prova do CESPE e determinavam muitas vezes o sentido da resposta. Isso pode ocorrer com a FGV. Confundir tais termos leva inexoravelmente ao erro.

4 - Os termos "sempre", "jamais" e "nunca" quase sempre estão associados com assertivas cujos enunciados estão errados. Generalizações são perigosas.

3 - A folha de resposta

Assim que se iniciar a última hora da prova, o candidato deve parar tudo que estiver fazendo e passar as questões já resolvidas para a folha de resposta. Isso é crucial, pois um erro nesse momento pode ter sérias implicações.

Leve duas canetas para a prova. Uma servirá de "régua", evitando que você marque a letra errada em uma outra questão, além de "backup" caso a titular se "contunda". Isso é mais comum do que vocês imaginam. Não subestimem o que um cérebro cansado pode fazer (inclusive o seu).

O candidato deve ser metódico, calmo e lento nessa hora. A folha de resposta carregará todo o seu esforço durante meses. Trate-a com o maior carinho.

Preencha a folha mesmo antes de resolver todas as questões. Certamente as que não foram respondidas são as mais difíceis. Essas podem ficar para o final, pois se terá a certeza de que o mais importante já está assegurado.

4 - O equilíbrio emocional

O equilíbrio emocional para a prova deve ser buscado a todo momento, antes e durante o exame, principalmente para evitar prejuízos ao desempenho.

1 - Deixe rigorosamente tudo pronto para o dia 26. Compre com antecedência duas canetas BIC, da cor PRETA ou AZUL (agora azul pode).

2 - Assegure um sono tranquilo na véspera da prova. Passar a madrugada estudando para uma prova que só começará às 2 da tarde pode ser uma terrível armadilha. Sentir sono na hora "H" seria fatal, ainda mais porque o candidato terá de passar o gabarito para a folha de resposta. Pelo mesmo motivo não estude nada na manhã do domingo. O que você tinha de aprender já foi aprendido.

3 - Não se deve consumir bebidas alcoólicas na véspera da prova. As razões para isso são óbvias. Na mesma medida, evite remédios, xaropes ou qualquer substância que entorpeça a mente. E as razões para isso também são óbvias.

4 - Leve chocolate para a prova. Não só faz com que o cérebro libere endorfinas, que são calmantes naturais, como proporcionam glicose para a atividade cerebral (o cérebro é o órgão que mais consome energia), e o chocolate proporciona essa energia de forma muito rápida. Leve também alguma coisa para beber e chicletes.

5 - Estudar no sábado pode ser bom, mas não estudar pode ser melhor. O candidato deve refletir sobre sua condição de aprendizado e fazer uma escolha: se estudou bem para a prova e está seguro de si, é melhor descansar, ir para uma piscina, cinema, namorar, etc, etc. Se não está tão seguro assim, estudar mais um pouco pode ser reconfortante.

6 - Devem ser feitas duas ou três paradas de 3 minutos cada durante a prova para descansar um pouco a cabeça. Deve-se fechar os olhos e controlar a respiração. Essa pausa ajuda a recompor sua capacidade de concentração. Seus efeitos mais que compensam esse nove minutos perdidos.

5 - Após a prova

Após a prova, ainda no domingo, o Portal Exame de Ordem divulgará seu gabarito extraoficial e também apresentará ao vivo uma mesa redonda com seus professores comentando tudo sobre a prova.

É isso aí, chegou a hora!