Estelionatários vendem (mas não entregam) cursos preparatórios nas redes sociais

Quarta, 30 de outubro de 2013

charge

Tenho recebido VÁRIAS denúncias de examinados e concurseiros sobre alguns perfis no facebook que oferecem DVD"s de cursos preparatórios por um precinho bem camarada.

O estudante acha que fará uma pechincha, faz o depósito do valor acordado e, na hora de receber o produto, toma um balão do vendedor e fica de mãos vazias.

Com a demora para a entrega dos DVD"s, o comprador, aquele que jurava estar fazendo um grande negócio, tenta cobrar o vendedor (em regra um perfil fake) e acaba sendo, sem nenhuma cerimônia, bloqueado.

Isso se chama estelionato.

Quem aplica o estelionato chame-se estelionatário.

E quem cai no golpe, achando que está fazendo um grande negócio, é....bom, a crônica policial usa uma série de adjetivos para designar esse tipo de vítima. Vou usar aqui um bem suave: bobinho.

A vítima do estelionato quase sempre acredita estar fazendo um grande negócio e obtendo uma vantagem. É essa a característica básica em torno do problema: a vítima se acha esperta, acha que está obtendo uma vantagem.

E essa percepção não decorre do acaso. Ela é planejada pelo golpista, que vende a imensa facilidade com o intuito de gerar uma ilusão na vítima, fatura um pouco em cima dos incautos e vai assim construindo o seu lucro.

Tem coisa mais óbvia do que um estranho surgir em um grupo de estudos, usando um perfil cuja imagem é um desenho ou mesmo a foto de uma pessoa (mas que o álbum de fotos é praticamente vazio), prometendo qualquer curso de qualquer curso preparatório, incluindo aí os cursos do CERS e do Portal Exame de Ordem, e depois, sem maiores cerimônias, o perfil "some" do mapa?

1382416_1385291235041831_92176489_a

Infelizmente as pessoas não se dão conta da própria ingenuidade.

Confiam em estranhos, não pedem referências e tentam adquirir, sabendo disto, produtos pirateados, em detrimento das empresas que produzem estes produtos.

É a senha para perder dinheiro.

O mais engraçado é que recebi a queixa de uma pessoa por ter acontecido isso. Não fiquei perplexo com o crime, e nem com a inocência da pessoa por ter caído no golpe, mas sim com a cara de pau de vir reclamar comigo por ter comprado um curso pirateado do Portal e ter tomado um golpe.

É demais!

Vou explicar uma coisa.

Um curso, seja do Portal, CERS ou de qualquer um dos nossos concorrentes, demanda uma série de investimentos e tem um custo de produção alto. Bons professores custam caro; infraestrutura de transmissão também; marketing outro tanto; atualizações periódicas do material para manter tudo passo a passo com as inovações legais também são caras - e isso tudo compõe o preço final de um curso preparatório.

Se fosse possível ser mais barato, seria, mas como tudo que é CRIADO do zero, produzido e transmitido para vocês tem um preço X de produção. Todos os cursos preparatórios têm custos a serem cobertos e tudo é feito visando auxiliar vocês nas mais diversas empreitadas, seja a OAB ou seja um outro concurso qualquer.

O estelionatário só tem um custo: em copiar o trabalho dos outros e faturar em cima dos incautos. Isso quando copia, pois o que mais está aparecendo no mercado são pilantras e gente sem escrúpulos que PROMETEM uma venda e só entregam um "se deu mal, otário" para quem cai no conto da venda de cursos piratas.

Fica a dica: não sejam crédulos! Não comprem com estranhos algo que vocês podem não receber.

Ah!!! Tem outro tipo de golpe também! Surge alguém querendo "dividir " um curso online, ou seja, duas pessoas dividindo o custo de um curso, para verem os dois as aulas, cada um em sua casa, e, quando a vítima manda o dinheiro para o "colega" que quer dividir o curso, este dá um block na pessoa e some do mapa.

Mais uma vez, a pessoa quer obter uma vantagem e acaba no prejuízo.

Vai reclamar para quem depois?

Vou dar uma dica, e é uma dica sincera: EDUCAÇÃO TEM PREÇO!

E educação de QUALIDADE custa um pouco mais caro ainda!

Educação é algo que colocamos dentro de nós mesmos, é algo que vai compor a nossa mente. Não se brinca com isso.

Procurem obter o material mais atualizado e de fontes idôneas, e a única fonte idônea de um curso preparatório para a OAB ou concursos é o curso que os criou. Este curso e mais ninguém.

O curso pirateado pode estar:

1 - Desatualizado;

2 - Incompleto;

3 - Copiado com baixa qualidade;

4 - Ter vírus, se forem arquivos de torrent;

5 - E, claro, podem ser comprados mas nunca entregues.

Esse é o preço a ser pago por querer, exatamente, poupar.

Fiquem espertos!