Quinta, 3 de maio de 2018
Eis que um estelionatário tentou vender pelo site Mercado Livre uma carteira da OAB para quem quisesse comprar, cobrando a bagatela de R$ 1000,00 para quem ousasse se aventurar em tal tipo de aquisição.
Como nós sabemos, é um pouco mais sofrido obter a carteira da Ordem, demandando tempo, esforço e muito estudo.
O link, relacionado abaixo, já foi derrubado pelo próprio mercado livre:
Até onde sei, a OAB informou a Polícia Federal desta tentativa canhestra de se vender a carteira, além de ter notificado o próprio mercado livre.
Vejam como o responsável pelo "produto" se relacionava com seus clientes:
É praticamente impossível falsificar uma carteira da OAB. Claro, forjar o documento não deve ser difícil para um falsário experimentado, mas o registro da carteira no banco de dados da OAB é bem complexo, envolvendo não só o Conselho Federal mas também as seccionais, com um processo (físico) de averiguação da idoneidade do postulante.
A carteira pode ser falsificada, mas sua inserção no sistema da OAB eu acho muito, mas muito improvável.
Fica o alerta para os otários de plantão (Sim, quem compra a carteira da OAB em um site é um otário): não brinquem com esse tipo de coisa, porque o risco de ser descoberto é altíssimo.
Basta um advogado qualquer lançar o número da carteira em um site de tribunal (algo muito comum) para descobrir a falsidade.
Muito provavelmente eventuais compradores de uma carteira teriam de fazer um depósito para nunca receber nada.
A carteira utilizada no Mercado Livre como chamariz pelo falsário provavelmente é real, pertencente a uma advogada que teve sua imagem indevidamente utilizada.
Vamos ver se a PF descobre o responsável por esse golpe.