Estatísticas do XXIV Exame de Ordem: 29.910 candidatos aprovados!

Quarta, 7 de março de 2018

Estatísticas do XXIV Exame de Ordem: 29.910 candidatos aprovados!

Ontem tivemos sacramentado o fim do XXIV Exame de Ordem. Um Exame bem razoável, especialmente se comparado com edições anteriores.

A prova da OAB nunca é fácil, evidentemente, mas as diferenças entre uma edição e outra são sempre perceptíveis, e o XXIV Exame sem dúvida foi bem melhor se comparado com seus antecessores. Eu diria que foi a melhor edição desde o XX Unificado.

Obviamente isso não deve ser visto como uma nova fase da prova e muito menos com algum tipo de condescendência da FGV com os candidatos. Uma das características da prova é de ser absolutamente inconstante sob o aspecto estatístico e, por via de consequência, em seu grau de dificuldade.

Não é possível prever o futuro, evidentemente, mas eu não ficaria "animado" com o atual contexto. A longa e ampla experiência já mostrou que isso não é algo lá muito prudente.

Ou seja: a preparação para o XXV Exame de Ordem precisa ser levada muito a sério. Muito mesmo!

Curso de Questões para o XXV Exame de Ordem

Curso Completo de Teoria e Questões do XXV Exame de Ordem

Disciplinas Isoladas para o XXV Exame de Ordem

Pois bem!

Vamos conferir os dados EXCLUSIVOS do Blog Exame de Ordem (não são dados da OAB):

Neste XXIV Exame de Ordem tivemos 47.693 candidatos aprovados na primeira fase! Considerando os candidatos oriundos da repescagem (5.513 candidatos), o total de examinandos na 2ª fase do XXIV Exame de Ordem foi de 53.206 (Desconsiderando nestes dados os ausentes).

Com a lista preliminar de aprovados da 2ª fase, sabemos que foram aprovados 28.716 candidatos.

Após a divulgação da lista definitiva ontem, 1.194 recorrentes tiveram seus recursos deferidos e lograram entrar a gloriosa lista final de aprovados.

Logo, o total de aprovados foi de 29.910 examinandos

Monitoro as estatísticas do Exame de Ordem há bem mais de 10 anos e NUNCA vi uma aprovação percentual tão expressiva como a atual.

Foi a melhor aprovação em uma segunda fase em todos os tempos, sob o ponto de vista estatístico. Há muito tempo, muito mesmo, não via um Exame com tantos aprovados, tanto na 1ª como na 2ª fase.

Ouvidoria da OAB: modo de uso!

Sim, já tivemos provas subjetivas com mais candidatos, mas considerando o contexto, o aumento do grau geral de dificuldade da prova objetiva, até que a resposta dos examinandos às modificações apresentadas no XXIII Exame de Ordem foi bem intensa.

Bem verdade que a prova passada pegou o pessoal de forma desprevenida, mas depois de alertarmos aqui amplamente a mudança de paradigma, os examinandos resolveram reagir, o que é um bom sinal.

Agora, com provas escorreitas, e uma correção mais benevolente que a média, a aprovação deu um salto!

E quem não passou pode lutar ainda para conseguir a aprovação.

  ouvidoria da oab

O Provimento oferece a análise da viabilidade de um requerimento para a Ouvidoria, como também elabora as razões do requerimento, se assim vocês entenderem por bem.

A equipe foi treinada pessoalmente por mim e está apta a ajudá-los nesta etapa.

Confiram os detalhes no site www.provimento.com.br

Entrem no site e confiram as condições.