Terça, 20 de julho de 2021
O tempo não para e hoje o calendário marca que estamos a 3 meses da próxima prova objetiva da OAB!
Confiram o calendário oficial da FGV para o restante de 2021:
Essa data está bem próxima no calendário e é preciso iniciar a preparação o quanto antes. O lapso temporal de 3 meses é o limite para quem quer fazer uma preparação minimamente adequada. Se esperar um pouco mais, o volume de conteúdo a ser estudado ficará grande demais para o tempo disponível e a preparação fica comprometida.
Não deixem de ver o vídeo abaixo. Tratei em detalhes como foi a última prova objetiva, e essa análise é importante para vocês se situarem na preparação:
A prova passou por uma mudança. Ela subiu mais um degrau em sua dificuldade. No vídeo, em detalhes, eu mostro o aumento na sofisticação dos enunciados, questões complexas, as estatítiscas e a forma como a banca explorou o conteúdo do Exame.
Agora vejam o gráfico abaixo:
Mas 3 meses, ou mesmo 2, como tempo de estudo não permitiriam a leitura completa do conteúdo para a OAB?
Sim, a leitura completa seria possível, mas LER NÃO É ESTUDAR!
Estudar é um processo mais complexo que envolve ver uma aula, ou ler um livro, fazer resumos de cabeça para testar se o que foi lido ficou retido, fazer revisões para sedimentar o conteúdo na memória profunda, resolver questões - muitas, de preferência - explicar para si mesmo o conteúdo e por aí vai.
Estudar implica em adotar uma metodologia para o conteúdo ficar fixado na memória, e isto é bem mais complexo do que meramente ler, como também é muitíssimo mais eficiente.
Logo, não só uma metodologia tem de ser abraçada como também um material didático de qualidade precisa ser adquirido.
E tenham em mente algo muito importante: a prova mudou!
A 1ª fase do XXXII Exame de Ordem foi muito, mas muito difícil!
E a hora de começar a se preparar chegou!