Estagiário de Direito é preso após furtar 150 armas do Fórum em que estagiava

Terça, 9 de maio de 2017

Estagiário de Direito é preso após furtar 150 armas do Fórum em que estagiava

A Polícia Civil desarticulou o grupo de criminosos responsável pelo furto de armas no Fórum da Serra, ocorrido no início do mês passado. Grande parte do material furtado também foi recuperada.

As prisões foram realizadas dias após o furto, mas os presos só foram apresentados na manhã desta sexta-feira (05).

Ao todo, são 17 criminosos, sendo que três estão foragidos. Entre os detidos está o ex-estagiário do fórum, Pedro Henrique Barbosa Pinto, de 26 anos, que sabia onde estavam as armas e qual seria o melhor dia para furtá-las, e passou todas essas informações aos comparsas para a execução do crime.

As cerca de 150 armas foram furtadas no dia 9 de abril. Na ocasião, dois criminosos alugaram um cerimonial que fica ao lado do fórum. Eles alegaram para o caseiro que toma conta do local que fariam um almoço de noivado.

Os ladrões usaram o cerimonial para ter acesso à sala onde estavam guardadas as armas, fazendo um buraco na parede. E, ao ver que não havia noivado e sim esse buraco, o caseiro desconfiou do que estava sendo feito no local e acionou os vigilantes do fórum.

Pedro Henrique foi o primeiro suspeito a ser identificado. Como a polícia percebeu que o furto havia sido praticado mediante informações privilegiadas, foi feito um levantamento do quadro de funcionários do fórum e, nele, os policiais descobriram que o ex-estagiário tinha passagem pela polícia por furto qualificado.

Ele foi reconhecido pelo caseiro como um dos rapazes que tinham alugado o cerimonial. A partir da identificação do depósito feito para esse aluguel, a polícia chegou até Djalma Meira Salvador Júnior, o Neguim, 22, um dos que executores o furto.

?Descobrimos que Djalma havia feito o depósito em uma casa lotérica de Porto Canoa, na Serra, e recuperamos 200 munições na casa dele. Percebemos que o Pedro Henrique recrutou traficantes da Serra para executar o furto, e depois eles dividiram as armas entre eles?, explicou o delegado Fabiano Rosa, titular da Divisão de Repressão aos Crimes Contra o Patrimônio, que comandou a investigação.

Além de Djalma, outros três criminosos executaram o furto. Os demais receberam as armas, que seriam vendidas ou trocadas por drogas.

Pedro Henrique trabalhou como estagiário do Fórum da Serra durante quase seis meses, atuando na 1º Vara Criminal, e saiu no final do ano passado.

Na época, ele cursava o 4º período do curso de Direito de uma faculdade particular do município. A polícia acredita que o curso era só um pretexto para ele conseguir ter acesso às informações do fórum e assim praticar o furto.

?A gente acredita que ele entrou na faculdade com o intuito de ser contratado pelo fórum e subtrair essas armas, até porque ele tem passagem por furto qualificado praticado em outras empresas que trabalhou?, afirmou o delegado Fabiano Rosa.

Fonte: Gazeta Online