Entrevista: os caminhos do Direito Empresarial na 2ª fase do X Exame de Ordem

Sexta, 3 de maio de 2013

O Blog começa hoje uma série de entrevistas com os professores do Portal Exame de Ordem sobre a prova da 2ª fase da OAB.

Tivemos o cuidado de elaborar perguntas pertinentes sobre a preparação para a prova subjetiva e, evidentemente, é uma oportunidade para vocês conhecerem o pensamento dos nossos professores sobre a prova em si e sobre o processo de preparação para a 2ª fase.

E a nossa 1ª entrevista será com o professor Francisco Penante, o responsável pela cadeira de Direito Empresarial do Portal Exame de Ordem.

Grupos de Estudos no Facebook - 2ª fase de Direito Empresarial (Nota: amanhã, a partir das 08:30, revisão da disciplina no grupo do Professor)

Perfil do Professor Penante no Facebook

Vamos conferir a entrevista com o professor e ver, no seu ponto de vista, o que é importante para os candidatos nesta 2ª fase:

Ensaio_Professor-Francisco_Penante

Blog: Professor Penante, na sua opinião, quais são os maiores desafios para quem faz a 2ª fase em Direito Empresarial hoje?

Penante: Sem dúvidas, a ansiedade (que por sinal, não é um "privilégio" apenas dos que prestam a 2ª em Empresarial). O examinando, de um modo geral, vem para a prova carregando todo o peso do mundo nas costas. Muitos, somatizando reprovações em exames anteriores (em muitos casos injustas), o que cria um estado psíquico absolutamente desfavorável a construção de um raciocínio jurídico. Esse é o maior desafio. O restante é bem mais fácil. Pode acreditar.

Blog: Sob o aspecto da identificação das peças, qual o nível de dificuldade exigido pela FGV nas últimas edições?

Penante: Já contamos com uma boa amostragem para responder essa pergunta, afinal, a FGV assumiu as rédeas do certame ainda em 2010.2. Pois bem, a identificação da peça prático-profissional na 2ª fase de Empresarial, a exceção do certame imediatamente anterior (quando o enunciado mostrou-se absolutamente capcioso), não tem representado um problema para os examinandos. Ainda assim, como não podemos e nem devemos ficar reféns das estatísticas, convém adotar método sistematizado para a correta interpretação do problema, sempre atento as "pegadinhas" cada vez mais comuns nas provas da FGV. Exatamente por isso costumo recordar aos nossos alunos algumas frases célebres, como: "Devemos estar preparados para o pior". "Se queres a paz, prepara-te para a guerra".

Aula inaugural (grátis) do professor Penante para a 2ª fase do X Exame de Ordem Unificado: Aula 1.1 Aula 1.2 Aula 1.3 Aula 1.4 Aula 1.5 Blog:Qual o nível de apreensão e compreensão do conteúdo nessa disciplina em específico? É necessário ter algum conhecimento prévio da matéria ou um aluno que nunca viu empresarial pode se arriscar nesta 2ª fase?

Penante: Direito Empresarial, como sabido, não é uma das vedetes do curso de Direito. Pessoalmente acredito que, grande parte dessa ojeriza a disciplina deve-se a forma que a disciplina é apresentada aos bancos da graduação. Como costumo dizer, o Direito Empresarial é sim uma disciplina palpitante, mas claro, uma abordagem regada a exemplos e com uma linguagem acessível, próxima ao aluno, faz toda a diferença. Percebendo esse cenário e considerando que grande parte dos nosso alunos ainda estão 9º e 10º períodos, mostramos o Direito Empresarial desde o início, primando pela didática, buscando que o examinado aprenda sem sentir, de uma forma prazerosa e regada a muita motivação. Pra que tenha uma ideia, o nosso curso é dividido em 3 Módulos: o Módulo Teórico, o Módulo Processual e o Módulo Simulados. Considerando que a principal dificuldade refere-se ao manejo do processo, afinal, boa parte doa alunos jamais manuseou um, iniciamos o Módulo Processual com o conceito de processo, mas sem esquecer o aluno senior, que já vem estudando a disciplina há algum tempo, que não raro se surpreende com o grau de dificuldade de algumas peças, peças que o aluno iniciante, a essa altura do curso, já está habilitado a encarar. Conseguir isso é muito gratificante. E a maior expressão dessa conquista é ouvir os alunos dizer: "professor, descobri que gosto de Direito Empresarial". É fascinante!

Curso ONLINE para a 2ª fase de Direito Empresarial do X Exame de Ordem

Blog: Quais são as dúvidas mais comuns de seus alunos?

Penante: São inúmeras. Por exemplo: qual a bibliografia mais indicada? Não sei nada de Empresarial. É possível aprender tudo que preciso até o dia da prova? Quais as principais peças cobradas? Como identificá-las? E por fim, na véspera da prova: Professor, o que vai cair amanha? rsrsrsrsrsrs...... E aí respondo com a segurança de quem acredita no trabalho realizado: se você assistiu a todos os Módulos, realizou todos os exercícios, fez os nossos 12 simulados, seguindo todas as nossas instruções, dificilmente, eu disse dificilmente será surpreendido na prova.

Blog: E quanto a evolução dos seus alunos nos estudos? Como você dá um feedback para eles?

Penante: São inúmeras as ferramentas de contato. A principal delas é o "Sua Mensagem", um canal de comunicação exclusivo professor-aluno, onde temos respondido aos questionamento, em média, no prazo de 24 horas. Além disso, estamos interagindo através de nossa fã-page e perfil no Facebook (Francisco Penante Jr.), do nosso Grupo de Estudos 2ª fase de Direito Empresarial (também no Facebook), através do Twitter (@ProfPenante), enfim, os alunos chegam a dizer que tem mais contato conosco que costumavam ter com os professores nos cursos presenciais. Parece estranho para quem não está acostumado as ferramentas online e ao nosso método de trabalho, mas é algo absolutamente real. O ensino a distância é o futuro. Algo irrefreável. Hoje, a resistência a essa modalidade de transmissão de conhecimento é infinitamente menor que há dois anos atrás e certamente maior do que a realidade que encontraremos dentro de dois anos. Através do curso online, o aluno gere o seu tempo, não se submete ao trânsito, assiste a mesma aula várias vezes, pausa e retorna a um trecho que não ficou suficientemente claro, não perde tempo com perguntas inoportunas, pode permanecer próximo a família....,além de contar com muito mais conteúdo, afinal, no curso online o Professor não pode parar, não há pausas longas, porque dez segundos de silêncio para quem está gravando uma aula online é uma eternidade....

01

Blog: Quais suas criticas quanto a elaboração das provas de empresarial? O que você não tem gostado na elaboração das provas?

Penante: Em regra, as provas tem sido tranquilas. Houveram apenas dois momentos de sobressalto, digamos assim. No primeiro deles, quando foi cobrada uma Réplica (impugnação a contestação), peça simples, mas que não se encontrava, ao menos objetivamente, disposta no edital. No episódio, nossos alunos não tiveram maiores problemas, pois, por considerarmos uma peça nuclear, havíamos ensinado o passo a passo detalhado de sua elaboração. O segundo episódio ocorreu no último certame, quando, a meu juízo, a banca utilizou-se de artifícios pouco ortodoxos, por assim dizer, com o claro intuito de induzir o examinando a erro na identificação da peça. Foi lamentável. Felizmente, a peça cobrada foi detalhadamente trabalhada em dois encontros do nosso curso, o que concorreu para uma grande aprovação entre os nossos alunos, fato que, é bom que se diga, não reduz o nosso descontentamento com o método adotado. Mas enfim, são águas passadas e acredito piamente que a banca irá retomar o caminho do equilíbrio que vinha norteando as provas de Empresarial.

Blog: E a qualidade da elaboração do s padrões de resposta e espelhos? Como você vê a construção deste documentos na área de empresarial?

Penante: Buscamos Preparar o aluno para fundamentar a prova, tanto na peça quanto nas questões discursivas, da maneira mais abrangente possível. Isso porque a banca não é obrigada a pontuar todos os artigos que guardam relação com o argumento de resposta cobrado. De modo que, se não sabemos o que irão pontuar e tampouco o peso que será atribuído a cada argumento legal, precisamos consignar TUDO. Isso é decisivo. Por tudo isso, não gosto de focar no Padrão mas sim na qualidade e amplitude da argumentação. Assim, o aluno estará preparado para qualquer cenário.

Blog: Que dicas você dá para os candidatos, ao verem o enunciado da peças e das questões projetarem o futuro esqueleto da peça e das questões guardando proximidade com o espelho?

Penante: Convém fazer um breve esboço da peça no rascunho da prova, fazendo referência a todos os dispositivos de lei que se pretende utilizar e s parte da peça em que deverão aparecer. O mesmo vale para as questões discursivas, muitas vezes negligenciadas na preparação, o que representa erro capital. É importante lembrar que, a exemplo da peça, as questões, juntas, valem 5,0 (cinco) pontos. É preciso pontuar nas questões para que se logre a aprovação, haja vista que a nota mínima para tanto é 6,0 (seis). Exatamente por isso, também mostramos o método que deve ser seguido, desde a leitura da questão, até a conclusão da fundamentação.

Blog: Fale sobre a doutrina ideal para a 2ª fase de empresarial.

Penante: Conto tudo na nossa primeira aula do Módulo Processual. Inclusive, seu conteúdo encontra-se aberto, disponibilizado gratuitamente a todos os interessados.

Blog: E os códigos? Quais são os indicados para a prova subjetiva?

Penante: Da mesma forma, encontra-se disponível gratuitamente. Aqui a responsabilidade do examinado é ainda maior. A aprovação começa a ser construída aqui, na escolha da legislação. Portanto, portar a legislação adequada é decisivo para o sucesso na prova. Existem incontáveis opções no mercado, mas nem todas satisfatórias. Vale ressaltar que, em Empresarial, todas as respostas costumam ser encontradas na legislação. Assim, imagina a frustração de não poder responder, por não estar munido adequadamente. Por isso indico a todos que assistam a nossa primeira aula gratuitamente.

Blog: Fale sobre sua metodologia de ensino. Como você aborda a preparação para a prova?

Penante: O nosso método e pautado na chamada "Escada da Aprovação". Muito se tem copiado a nossa escada, ás vezes com outra roupagem até, mas.....original é original não é Maurício?! A partir dela, o aluno é conduzido a identificação da peça e, em seguida, fazendo as perguntas certas, torna-se capaz de desenvolver toda a sua estrutura.

Blog: Deixe suas dicas finais para os examinandos e seus alunos.

Tirem dos ombros o peso da aprovação. O pior já passou, afinal, já foram aprovados na primeira fase, quando tiveram que estudar várias matérias. Agora, terão que estudar apenas uma. Ademais, no dia da prova, todas as respostas deverão estar ao alcance de seus olhos, na legislação. Sendo assim, o importante é saber manusear adequadamente a mesma. Com a preparação correta, vão tirar isso de letra.

Empresarial na veia! Vamos juntos! Valeu!

Vejam também:

Curso ONLINE para a 2ª fase de Direito Empresarial do X Exame de Ordem