Entrevista: O Direito Constitucional na 2ª fase do X Exame de Ordem

Segunda, 6 de maio de 2013

Hoje daremos continuidade a nossa sequência de entrevistas com os professores do Portal Exame de Ordem sobre a prova da 2ª fase da OAB.

Agora é hora e vez da querida professora Flávia Bahia!

Ensaio_Professor-Flavia_Bahia

Ela falará sobre os pontos mais importante da 2ª fase de Constitucional.

Grupos de Estudos no Facebook - 2ª fase de Direito Constitucional

Perfil do Professora Flávia Bahia no Facebook

Vamos conferir a entrevista com a professora e os pontos mais importantes para os candidatos nesta 2ª fase:

Blog: Professora Flávia, na sua opinião, quais são os maiores desafios para quem faz a 2ª fase em Direito Constitucional hoje?

Flávia: Organizar o tempo entre o estudo teórico aprofundado sobre os principais temas cobrados na segunda fase, dentre eles: processo legislativo, remédios constitucionais e controle de constitucionalidade, com o estudo das peças processuais.

O examinando precisa se dedicar muito ao estudo do direito material, pois a aprovação depende de uma boa peça e boas questões dissertativas. Por isso, o nosso curso oferece 15 aulas sobre direito material e 8 específicas sobre controle de constitucionalidade. Além de 17 aulas inéditas sobre peças processuais, que são elaboradas em sala desde o endereçamento até os pedidos finais.

Blog: Qual o nível de apreensão e compreensão do conteúdo nessa disciplina em específico? É necessário ter algum conhecimento prévio da matéria ou um aluno que nunca viu Constitucional pode se arriscar nesta 2ª fase?

Flávia: O aluno que nunca estudou a matéria anteriormente precisa se dedicar ao estudo da parte teórica com afinco, para posteriormente estudar a parte prática e aí sim elaborar com facilidade as peças processuais ensinadas.

Costumo dizer que a disciplina é ?doce? e uma pena que é vista na sala de aula da graduação muito no início do curso.  Além disso, como o Direito Constitucional interage com todas as outras disciplinas e é cobrado em todos os concursos da área jurídica, dedicar-se ao estudo dessa matéria no Exame de Ordem trará vantagens futuras na vida profissional, seja na iniciativa privada ou na carreira pública.

Aula inaugural (grátis) da professora Flávia para a 2ª fase do X Exame de Ordem Unificado:

Aula 1.1

Aula 1.2

Aula 1.3

Aula 1.4

Blog: Fale sobre sua metodologia de ensino. Como você aborda a preparação para a prova?

Flávia: Trabalho no Exame de Ordem há 9 anos e com a segunda fase de Constitucional desde a primeira vez em que a disciplina foi inserida na segunda etapa, portanto, ao longo desses anos, acumulamos experiência específica para a preparação de um curso adequado em qualidade teórica e prática para os nossos alunos.

Ciente da importância do estudo do direito material para a aprovação, preparamos 23 aulas teóricas e 17 aulas práticas, além de 4 simulados completíssimos que são corrigidos em aulas específicas durante o curso.

Curso ONLINE para a 2ª fase de Direito Constitucional do X Exame de Ordem

Blog: Quais são as dúvidas mais comuns de seus alunos?

Flávia: Normalmente as dúvidas são sobre o endereçamento das peças e as tutelas de urgência nas ações constitucionais.

Blog: E quanto a evolução dos seus alunos nos estudos? Como você dá um feedback para eles?

Flávia: A evolução é muito clara ao longo do curso, pois elaboramos peça a peça, desde o endereçamento até os pedidos e tudo isso durante a aula mesmo. Aos poucos os alunos vão

adquirindo a segurança necessária para elaboração de uma peça adequada, com os devidos requisitos e características essenciais, trabalhados exaustivamente em todas as aulas.

Além disso, temos o Sua Mensagem, canal por meio do qual o aluno pode encaminhar as dúvidas que surgem ao longo do estudo e uma importante fonte de diálogo entre professor e aluno.

01

Blog: Sob o aspecto da identificação das peças, qual o nível de dificuldade exigido pela FGV nas últimas edições?

Flávia: As últimas provas foram atípicas, se compararmos com o histórico das peças de Constitucional nas edições anteriores.  As redações das peças do VIII e IX Exame deram ensejo à propositura de duas possibilidades jurídicas, o que causou polêmica e insatisfação de todos.  Acredito que a banca voltará a elaborar peças claras, razoáveis, mas precisamos nos preparar para todas as possibilidades, por isso, além da análise das peças mais comuns (remédios constitucionais, por exemplo), também analisamos os agravos, embargos, contestação, dentre outras peças consideradas ?atípicas? na segunda fase de Constitucional, mas que estão no programa da disciplina.

Blog: Que dicas você dá para os candidatos que, ao verem o enunciado da peças e das questões, possam projetar o futuro esqueleto da peça e das questões guardando proximidade com o espelho?

Flávia: Sempre digo em sala que nas petições iniciais temos os 5 passos obrigatórios: 1- Resumo do Caso, 2- Legitimidade Ativa, 3- Legitimidade Passiva, 4- Escolha da ação e 5- Competência.

Além disso, é indispensável que o examinando indique no rascunho a base legal principal para cada uma das questões para que possa pontuar segundo o espelho. Também ensino que devemos ir direto ao ponto, respondendo com clareza o que é perguntado pelo examinador, com a base legal e jurisprudencial principal.

Blog: Fale sobre a doutrina ideal para a 2ª fase de Constitucional.

Flávia: A nossa apostila de peças está completíssima e foi atualizada especialmente para essa prova. Quanto ao direito material, o aluno deve estudar por um manual atualizado da disciplina e também pelas notas feitas durante as aulas do curso.

Blog: E os códigos? Quais são os indicados para a prova subjetiva?

Flávia: Indicamos códigos completos, como o Vademecum da Saraiva, RT, Rideel...

Blog: E agora deixe aqui suas dicas finais para os examinandos e seus alunos.

Flávia: Muita disciplina, pois todo o esforço será recompensado. Faça notas em todas as aulas, revise as matérias, redija as peças processuais como ensinamos em sala de aula, além disso, acredite que essa é a nossa prova, a da aprovação. Vai dar tudo certo!!

Vejam também:

Curso ONLINE para a 2ª fase de Direito Constitucional do X Exame de Ordem