Entrevista: Matheus Carvalho fala sobre sua 2ª fase do Exame de Ordem

Segunda, 19 de agosto de 2013

Dando continuidade a nossa série de entrevistas com os professores do Portal sobre a prova da 2ª fase, vamos agora ver a opinião do professor Matheus Carvalho sobre os rumos e caminhos da prova subjetiva de Direito Administrativo. Grupo de Estudos de Direito Administrativo no Facebook Perfil do Professor Matheus Carvalho no Facebook

Ensaio_Professor-Matheus_Carvalho

Blog: Como você avalia a mudança, neste edital, da inclusão expressa de dois itens: a obrigatoriedade do conhecimento das regras processuais inerentes à disciplina escolhida e da possibilidade de formulação de questões cuja resposta reflita a jurisprudência pacificada dos Tribunais Superiores?

122

Prof: Primeiramente, entendo de suma importância o conhecimento acerca da jurisprudência pacificada dos tribunais superiores que, nada mais são, do que fontes do direito, de igual ou maior relevância do que a doutrina, que sempre foi exigida dos candidatos. Além disso, não se faz possível a análise da minha disciplina (o direito administrativo) sem a análise de decisões judiciais.

Blog: Como essa inovação no Edital impactará em seu curso? Há necessidade de adaptação?

Prof: Como disse anteriormente, o estudo da jurisprudência já ocorre no meu curso de forma bem específica e, dentro de cada matéria, nós analisamos o entendimento da lei, da doutrina e da jurisprudência acerca dos temas relevantes. Em direito administrativo, inclusive, sempre houve a cobrança de decisões judiciais na prova de primeira e segunda fases e isso nunca dificultou a aprovação dos alunos, uma vez que a jurisprudência é incorporada ao curso como parte da matéria.

Aula inaugural (grátis) de Direito Administrativo para a 2ª fase do XI Exame de Ordem Unificado:

Cadastro 

Aulas grátis

Blog: Que leitura você faz dos problemas ocorridos no X Exame de Ordem. A partir deles, como você projeta a próxima 2ª fase e como essa projeção impactará no seu curso?

Prof.Em um primeiro momento, não houve problemas na prova de administrativo, haja vista o fato de que a cobrança de jurisprudência já era esperada por mim e por meus alunos. O problema ocorreu quando a banca se manifestou determinando a anulação de questões de civil com o fundamento de que a jurisprudência não sumulada não poderia ser objeto de cobrança. A meu ver, a segunda fase de direito administrativo não sofrerá nenhum impacto na mudança, uma vez que, conforme expus, não haverá mudanças em nossa prova.

Blog: Em sua opinião, quais são os maiores desafios para quem faz a 2ª fase em Direito (sua disciplina) hoje?

Prof: A matéria de administrativo é bem pequena e as provas não são de alta complexidade, além disso, as peças são de fácil identificação. o meu Maior desafio é fazer o aluno se apaixonar pela matéria, aprofundando temas e tentando justificar a base de cada um dos conceitos e pontos tratados.

Curso online preparatório para a 2ª fase de Direito Administrativo do XI Exame de Ordem

Blog: Sob o aspecto da identificação das peças, qual o nível de dificuldade exigido pela FGV nas últimas edições e, em especial, no X Exame de Ordem?

Prof: como expus, a identificação da peça de administrativo não costuma ser o ponto de dificuldade. É claro que alguns alunos cometem erros, mas não se costuma ter muitos problemas com a identificação da peça processual.

Blog: Qual o nível de apreensão e compreensão do conteúdo nessa disciplina em específico? É necessário ter algum conhecimento prévio da matéria ou um aluno que nunca viu (sua disciplina) pode se arriscar nesta 2ª fase?

Prof: Por ser uma matéria pequena, basta que o aluno não tenha restrição à matéria que não terá dificuldade em aprender todos os seus pontos.

Blog: Fale sobre sua metodologia de ensino. Como você aborda a preparação para a prova?

Prof: o curso é dividido em 3 etapas. na primeira etapa, fazemos uma análise aprofundada da materia com a abordagem teórica, tratando acerca de doutrina, lei e jurisprudência acerca da matéria e trazendo exemplos práticos para facilitar a compreensão do aluno. Posteriormente, se faz a marcação do código em sala de aula, para que o aluno tenha mais facilidadesde encontrar os pontos abordados na legislação. Por fim, passa-se às aulas práticas em que conhecemos e treinamos exaustivamente cada uma das peças processuais e questões discursivas.

Blog: Quais são as dúvidas mais comuns de seus alunos?

Prof: Normalmente dúvidas no que tange à estrutura da peça, endereçamento e pedidos.

Blog: E quanto a evolução dos seus alunos nos estudos? Como você dá um feedback para eles?

Prof: a cada aula, em vou pedindo para que seja feita a contagem detempo para analisar o prazo de duração das peças, uma vez que o tempo causa transtornos aos alunos e o curso ainda realiza dois simulados nos quais nós simulamos um espelho de prova e apresentamos a nota que o aluno tiraria em uma prova similar.

Blog: E a qualidade da elaboração dos padrões de resposta e espelhos? Como  você vê a construção destes documentos na sua área?

Prof: infelizmente, não temos um padrão em relação a isso e acho que a FGV peca pela falta de padronização nos espelhos de prova, o que faz com que o aluno se sinta inseguro. Por isso, cada vez mais nós acrescentamos detalhes nas peças processuais, para que o aluno não seja surpreendido com espelhos detalhistas.

Blog: Que dicas você dá para os candidatos que, ao verem o enunciado das peças e das questões, possam projetar o futuro esqueleto da peça e das questões guardando proximidade com o espelho?

Prof: Meus alunos já estão acostumados a prepararem um esquema pré peça, trabalhado em sala de aula em todas as peças preparadas (e nós trabalhamos mais de 35 peças em sala) nos quais ele faz uma ampla pesquisa de lei e súmulas antes de iniciar a confecção da peça propriamente dita.

Blog: Fale sobre a doutrina ideal para a 2ª fase da sua disciplina.

Prof: O meu livro de 1 e 2 fases publicado pela editora juspodivm foi feito diretamente com aintenção de preparar os alunos para essa prova. acredito que o acompanhamento das aulas juntamente com o livro é suficiente para um bom resultado.

Blog: O CERS, em parceria com a editora Rideel, acabaram de lançar um vade mecum específico para o Exame de Ordem. Como você avalia essa obra?

Prof: A obra é ideal para o candidato levar para a prova juntamente com o mini código de legislação administrativa.

Blog: E agora deixe aqui suas dicas finais para os examinandos e seus alunos.

Prof: Comece sua preparação o mais rápido possível porque o tempo é curto e vocês precisam ter praticado bastante antes da realização da prova. o curso é composto por 34 aulas e peço aos alunos que tenta=em assistir uma aula por dia, além de treinar as peças passadas para casa no decorrer do curso. Além disso, deve-se tomar cuidado para que a ansiedade não atrapalhe a preparação. Estamos juntos nessa luta.

Curso online preparatório para a 2ª fase de Direito Administrativo do XI Exame de Ordem