Segunda, 19 de agosto de 2013
Blog: Como você avalia a mudança, neste edital, da inclusão expressa de dois itens: a obrigatoriedade do conhecimento das regras processuais inerentes à disciplina escolhida e da possibilidade de formulação de questões cuja resposta reflita a jurisprudência pacificada dos Tribunais Superiores?
Prof: Primeiramente, entendo de suma importância o conhecimento acerca da jurisprudência pacificada dos tribunais superiores que, nada mais são, do que fontes do direito, de igual ou maior relevância do que a doutrina, que sempre foi exigida dos candidatos. Além disso, não se faz possível a análise da minha disciplina (o direito administrativo) sem a análise de decisões judiciais.
Prof: Como disse anteriormente, o estudo da jurisprudência já ocorre no meu curso de forma bem específica e, dentro de cada matéria, nós analisamos o entendimento da lei, da doutrina e da jurisprudência acerca dos temas relevantes. Em direito administrativo, inclusive, sempre houve a cobrança de decisões judiciais na prova de primeira e segunda fases e isso nunca dificultou a aprovação dos alunos, uma vez que a jurisprudência é incorporada ao curso como parte da matéria.
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Prof.Em um primeiro momento, não houve problemas na prova de administrativo, haja vista o fato de que a cobrança de jurisprudência já era esperada por mim e por meus alunos. O problema ocorreu quando a banca se manifestou determinando a anulação de questões de civil com o fundamento de que a jurisprudência não sumulada não poderia ser objeto de cobrança. A meu ver, a segunda fase de direito administrativo não sofrerá nenhum impacto na mudança, uma vez que, conforme expus, não haverá mudanças em nossa prova.
Prof: A matéria de administrativo é bem pequena e as provas não são de alta complexidade, além disso, as peças são de fácil identificação. o meu Maior desafio é fazer o aluno se apaixonar pela matéria, aprofundando temas e tentando justificar a base de cada um dos conceitos e pontos tratados.
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Prof: como expus, a identificação da peça de administrativo não costuma ser o ponto de dificuldade. É claro que alguns alunos cometem erros, mas não se costuma ter muitos problemas com a identificação da peça processual.
Prof: Por ser uma matéria pequena, basta que o aluno não tenha restrição à matéria que não terá dificuldade em aprender todos os seus pontos.
Prof: o curso é dividido em 3 etapas. na primeira etapa, fazemos uma análise aprofundada da materia com a abordagem teórica, tratando acerca de doutrina, lei e jurisprudência acerca da matéria e trazendo exemplos práticos para facilitar a compreensão do aluno. Posteriormente, se faz a marcação do código em sala de aula, para que o aluno tenha mais facilidadesde encontrar os pontos abordados na legislação. Por fim, passa-se às aulas práticas em que conhecemos e treinamos exaustivamente cada uma das peças processuais e questões discursivas.
Prof: Normalmente dúvidas no que tange à estrutura da peça, endereçamento e pedidos.
Prof: a cada aula, em vou pedindo para que seja feita a contagem detempo para analisar o prazo de duração das peças, uma vez que o tempo causa transtornos aos alunos e o curso ainda realiza dois simulados nos quais nós simulamos um espelho de prova e apresentamos a nota que o aluno tiraria em uma prova similar.
Prof: infelizmente, não temos um padrão em relação a isso e acho que a FGV peca pela falta de padronização nos espelhos de prova, o que faz com que o aluno se sinta inseguro. Por isso, cada vez mais nós acrescentamos detalhes nas peças processuais, para que o aluno não seja surpreendido com espelhos detalhistas.
Prof: Meus alunos já estão acostumados a prepararem um esquema pré peça, trabalhado em sala de aula em todas as peças preparadas (e nós trabalhamos mais de 35 peças em sala) nos quais ele faz uma ampla pesquisa de lei e súmulas antes de iniciar a confecção da peça propriamente dita.
Prof: O meu livro de 1 e 2 fases publicado pela editora juspodivm foi feito diretamente com aintenção de preparar os alunos para essa prova. acredito que o acompanhamento das aulas juntamente com o livro é suficiente para um bom resultado.
Prof: A obra é ideal para o candidato levar para a prova juntamente com o mini código de legislação administrativa.
Prof: Comece sua preparação o mais rápido possível porque o tempo é curto e vocês precisam ter praticado bastante antes da realização da prova. o curso é composto por 34 aulas e peço aos alunos que tenta=em assistir uma aula por dia, além de treinar as peças passadas para casa no decorrer do curso. Além disso, deve-se tomar cuidado para que a ansiedade não atrapalhe a preparação. Estamos juntos nessa luta.
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