Entrevista: Francisco Penante explica os detalhes da 2ª fase de Direito Empresarial

Terça, 20 de agosto de 2013

E a nossa última entrevista será com o professor Francisco Penante, o responsável pela cadeira de Direito Empresarial do Portal Exame de Ordem.

Grupo de Estudos de Empresarial (Nota: o professor vai fazer uma série de revisões por lá!)

Perfil do Professor Penante no Facebook

Vamos conferir a entrevista com o professor e ver, no seu ponto de vista, o que é importante para os candidatos nesta 2ª fase:

Ensaio_Professor-Francisco_Penante

Blog: Como você avalia a mudança, neste edital, da inclusão expressa de dois itens: a obrigatoriedade do conhecimento das regras processuais inerentes à disciplina escolhida e da possibilidade de formulação de questões cuja resposta reflita a jurisprudência pacificada dos Tribunais Superiores?

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Prof: Trata-se, claramente, de um reflexo dos problemas observados no último certame, demonstrando a preocupação da banca com a legitimação da cobrança de conteúdo de natureza processual e jurisprudencial em todo o corpo da prova. Entretanto, é importante advertir que, com o referido aditamento os examinandos igualmente poderão, com base na jurisprudência, sustentar a correição de sua argumentação em prova. Trata-se de uma via de mão dupla!

Blog: Como essa inovação no Edital impactará em seu curso? Há necessidade de adaptação?

Prof: Pessoalmente entendo que sim. Toda e qualquer alteração merece atenção, afinal, pode sugerir tendência. É exatamente aí que reside a importância de, para cada novo Exame, gravarmos um curso novo. O ?jogo? é dinâmico, o que nos obriga a, diariamente, avaliar cenários, detectar tendências e identificar probabilidades. É o meu papel enquanto professor, e acredite: faz toda a diferença. Exatamente por isso, nessa edição do certame estaremos gravando uma aula específica tratando sobre jurisprudência selecionada dos nossos Tribunais Superiores e reforçando alguns aspectos de cunho processual.

Aula inaugural (grátis) de Direito Empresarial para a 2ª fase do XI Exame de Ordem Unificado:

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Blog: Que leitura você faz dos problemas ocorridos no X Exame de Ordem. A partir deles, como você projeta a próxima 2ª fase e como essa projeção impactará no seu curso?

Prof.: Uma lástima. Reconheço a dificuldade que representa aplicar uma prova para milhares de examinandos, em escala nacional. Contudo, aqueles erros não podem ser repetidos.

Mas confesso que, de tudo que vi, o que mais me marcou foi conhecer alunos reprovados pela não atribuição de pontuação a questões que, na prova de outros examinandos, tiveram a pontuação atribuída. Isso dói. Dói de verdade, afinal, não se trata de uma discussão quanto ao direito material e/ou processual envolvido, mas sim, da grave falta de padronização das correções. E o que é pior, a manutenção da nota após a apresentação de recurso.

Diante desse contexto, mostro aos alunos como minimizar, ao máximo, riscos.

 Blog: Em sua opinião, quais são os maiores desafios para quem faz a 2ª fase em Direito Empresarial hoje?

Prof: A identificação da peça, a aplicação do conteúdo processual, o manuseio da legislação e a feitura das remissões permitidas pelo edital, são algumas das principais dificuldades. Esses são pontos cruciais. Exatamente por isso tais temas ganham especial ênfase em nossa preparação, sendo apresentados a partir de perspectiva didática, absolutamente descomplicada e regada de exemplos.

Blog: Sob o aspecto da identificação das peças, qual o nível de dificuldade exigido pela FGV nas últimas edições e, em especial, no X Exame de Ordem?

Prof: Analisando todas as provas da era FGV (2010.2  ao  X Exame OAB), a identificação da peça, salvo raras  exceções (a exemplo do IX Exame OAB), não tem sido objeto de maior dificuldade na 2ª fase de Empresarial. De todos os modos, é preciso conhecer e exercitar método para identificação da medida judicial esperada, minimizando riscos. Pensando nisso, no nosso curso de 2ª fase apresentamos ao aluno a nossa ?Escada da Aprovação?. Através dela, degrau a degrau, mostramos todo o caminho a ser percorrido pelo examinando para a identificação da medida judicial esperada. Conhecer a ?Escada da Aprovação? impregna o examinando da confiança indispensável para o êxito na empreitada. É o que temos percebido ao longo de todos esses anos de preparação, o que faz toda a diferença.

Blog: Qual o nível de apreensão e compreensão do conteúdo nessa disciplina em específico? É necessário ter algum conhecimento prévio da matéria ou um aluno que nunca viu (sua disciplina) pode se arriscar nesta 2ª fase?

Prof: Não. O curso foi pensando também para o examinando que jamais viu a prática processual. Assim, ainda que o aluno jamais tenha estagiado e tampouco participado de núcleos de prática jurídica, ele será capaz de acompanhar sem qualquer dificuldade as nossas aulas. Mas também não esquecemos dos alunos já maduros nesse ramo do direito, os quais terão a oportunidade de enfrentar peças de alto grau de dificuldade, colocando a prova os seus conhecimentos, com inúmeros desafios e baterias de exercícios. Desse modo, atendemos o aluno que desconhece a prática processual, ao iniciar o curso a partir do conceito de processo, chegando ao final, a recursos de ?grosso calibre?, atendendo a demanda do aluno sênior.

Blog: Fale sobre sua metodologia de ensino. Como você aborda a preparação para a prova?

Prof: O conteúdo tem que ser atraente ao aluno, apresentado a partir de muitos exemplos e regado a muita, muita motivação. Esse é o nosso norte. Assim conseguimos tirar o máximo de cada um, sensibilizando para a importância de que seja seguido o nosso plano de estudos, o esquema de marcação da legislação ensinada em aula, a realização dos nossos 13 simulados, ..... enfim, que seja seguido todo o nosso cronograma de estudos.

Blog: Quais são as dúvidas mais comuns de seus alunos?

Prof: De início querem saber quais são as peças possíveis, mostrando-se assustados com a minha resposta num primeiro momento, e absolutamente seguros ao final do curso. A nossa tabela de cabimento trabalha como possível a cobrança de mais de 50 peças. Sabemos que é número bem superior ao considerado possível pela maioria, mas incorporamos a filosofia do ?pecar por excesso? e do ?se queres a paz, prepara-te para a guerra?. Preciso preparar meus alunos para o pior. Para o que der e vier. Esse é o nosso objetivo. Para tanto, não focamos na entrega do peixe, mas sim no ?ensinar a pescar?.

Já na reta final, a pergunta mais comum é: professor, que peça o senhor acredita será cobrada? Bem, esperamos ter nessa edição do Exame a mesma felicidade do certame anterior, quando antecipamos aos alunos (na véspera da prova) que uma de nossas principais apostas seria a Restituição. Dito e feito. Para a nossa alegria, foi a peça cobrada. Faremos o máximo para que possamos, da mesma maneira, poder contribuir nesse sentido novamente.

Blog: E quanto a evolução dos seus alunos nos estudos? Como você dá um feedback para eles?

Prof: O nosso contato é muito, muito próximo. É incrível. Os alunos costumam relatar que me sentem mais próximo que em um curso presencial.

Para isso, são vários os canais de interação. Além do Sua Mensagem, onde trabalhamos para responder aos alunos em um prazo médio de até 24h, interagimos cotidianamente com os alunos através das redes sociais: Facebook: Francisco Penante Jr.; Twitter: @ProfPenante e principalmente por meio de nosso Grupo de Estudos de Empresarial. O contato é verdadeiramente próximo. Para confirmar, basta entrar no nosso grupo de estudos, conversar com ex-alunos e perguntar sobre suas impressões.

 Blog: E a qualidade da elaboração dos padrões de resposta e espelhos? Como  você vê a construção destes documentos na sua área?

Prof: Vem merecendo reparos. Sem embargo, acreditamos na competência e lisura das pessoas envolvidas na aplicação do Exame. Percebemos a vontade de corrigir as falhas dos certames anteriores e temos a certeza de que nossas impressões foram ouvidas. A OAB e a FGV são instituições sérias e merecem um novo voto de confiança. De todos os modos, estaremos vigilantes. Não aceitaremos que sonhos sejam ceifados de maneira injusta, sem lutar!

Blog: Que dicas você dá para os candidatos que, ao verem o enunciado das peças e das questões, possam projetar o futuro esqueleto da peça e das questões guardando proximidade com o espelho?

Prof: Entendo como válido! É bom que se diga que o rascunho da prova existe exatamente para isso, e não para que seja respondida toda a peça, com posterior transcrição a folha definitiva. Esse é um erro grave e, infelizmente, ainda muito comum. O rascunho deve mesmo ser utilizado para a construção do esqueleto da peça e questões discursivas.

Blog: Fale sobre a doutrina ideal para a 2ª fase da sua disciplina.

Prof: Explico TUDO sobre a doutrina recomendada na aula de apresentação do nosso curso, que está disponível gratuitamente a todos os interessados no endereço:

Aula grátis de Empresarial

Blog: E agora deixe aqui suas dicas finais para os examinandos e seus alunos.

Prof: Quero recordar a todos que, ademais das redes sociais, também poderão me encontrar no meu site: www.franciscopenante.com.br ou www.empresarialnaveia.com.br, com muito conteúdo voltado para a 2ª fase do certame da OAB.

E lembrem-se: Sacrifício transitório, benefício permanente. Coloque na balança e vai perceber: VALE A PENA!

EMPRESARIAL NA VEIA!

VALEU!