Entrevista: Flávia Bahia fala sobre as perspectivas da 2ª fase de Direito Constitucional

Segunda, 19 de agosto de 2013

Agora é hora e vez da querida professora Flávia Bahia! Ensaio_Professor-Flavia_Bahia

Ela falará sobre os pontos mais importante da 2ª fase de Constitucional.

Grupos de Estudos no Facebook - 2ª fase de Direito Constitucional

Perfil do Professora Flávia Bahia no Facebook

Blog: Como você avalia a mudança, neste edital, da inclusão expressa de dois itens: a obrigatoriedade do conhecimento das regras processuais inerentes à disciplina escolhida e da possibilidade de formulação de questões cuja resposta reflita a jurisprudência pacificada dos Tribunais Superiores?

122

Prof: Na minha disciplina em especial não há mudanças efetivas, pois a jurisprudência consolidada do STF sempre fez parte da nossa prova da segunda fase.

Blog: Como essa inovação no Edital impactará em seu curso? Há necessidade de adaptação?

Prof: Sempre trabalhei com jurisprudência nas aulas teóricas e práticas do curso, mas, para reforçar a sua importância, incluímos duas aulas inéditas sobre a análise das principais decisões da Corte.

Aula inaugural (grátis) de Direito Constitucional para a 2ª fase do XI Exame de Ordem Unificado:

Cadastro 

Aulas grátis

Blog: Que leitura você faz dos problemas ocorridos no X Exame de Ordem. A partir deles, como você projeta a próxima 2ª fase e como essa projeção impactará no seu curso?

Prof. Imagino que a banca tenha aprendido com alguns erros cometidos no exame anterior e que apresente uma prova clara, sem subjetivismos ou interpretações equivocadas.

Blog: Em sua opinião, quais são os maiores desafios para quem faz a 2ª fase em Direito (sua disciplina) hoje?

Prof: Conciliar o tempo para estudar a parte do direito material e das peças processuais, fazendo as necessárias revisões indicadas em sala de aula.

Curso ONLINE para a 2ª fase de Direito Constitucional do XI Exame de Ordem

Blog: Sob o aspecto da identificação das peças, qual o nível de dificuldade exigido pela FGV nas últimas edições e, em especial, no X Exame de Ordem?

Prof: O Exame passado tratou de um recurso extraordinário de identificação razoável e aguardamos uma boa peça processual, sem duplo gabarito.

Blog: Qual o nível de apreensão e compreensão do conteúdo nessa disciplina em específico? É necessário ter algum conhecimento prévio da matéria ou um aluno que nunca viu (sua disciplina) pode se arriscar nesta 2ª fase?

Prof: É perfeitamente possível que o aluno que já tenha alguma afinidade com a matéria desenvolva o estudo da disciplina e se prepare adequadamente para a segunda fase.

Blog: Fale sobre sua metodologia de ensino. Como você aborda a preparação para a prova?

Prof: Entendo que a peça processual tem a mesma importância da parte das questões, portanto, o nosso curso é dividido em aulas teóricas e práticas, abordando o conteúdo principal da matéria da forma mais completa possível. Na parte das peças, construímos cada uma delas desde o endereçamento até a parte final.

Blog: Quais são as dúvidas mais comuns de seus alunos?

Prof: Normalmente sobre as tutelas de urgência e regras de competência.

Blog: E quanto a evolução dos seus alunos nos estudos? Como você dá um feedback para eles?

Prof: O ?sua mensagem? é o principal canal de comunicação com os alunos da segunda etapa e também mantenho contato próximo com os alunos no nosso grupo de estudos no facebook e nas redes sociais em geral.

Blog: E a qualidade da elaboração dos padrões de resposta e espelhos? Como você vê a construção destes documentos na sua área?

Prof: Salvo algumas exceções em exames anteriores (principalmente no VIII e IX), não tivemos grande problemas com relação aos espelhos.

Blog: Que dicas você dá para os candidatos que, ao verem o enunciado das peças e das questões, possam projetar o futuro esqueleto da peça e das questões guardando proximidade com o espelho?

Prof: Trabalhamos em sala de aula com a regra dos 5 passos, que ajudam a identificar os principais aspectos da peça. Com relação às questões, também ensino em sala de aula qual é a maneira ideal de responder ao quesito, sempre com a indicação da base normativa adequada.

Blog: Fale sobre a doutrina ideal para a 2ª fase da sua disciplina.

Prof: A terceira edição recém lançada do nosso livro da editora Impetus (Direito Constitucional, Flavia Bahia Martins) e a apostila do curso com os modelos de peças.

Blog: O CERS, em parceria com a editora Rideel, acabaram de lançar um vade mecum específico para o Exame de Ordem. Como você avalia essa obra?

Prof: Excelente material, muito completo e repleto de ótimas remissões.

Vade Mecum Rideel com 30% de desconto - Parceria livraria digital Lei Nova/Blog Exame de Ordem

Blog: E agora deixe aqui suas dicas finais para os examinandos e seus alunos.

Foco, disciplina, fé, dará tudo certo! Contem com todo o meu apoio e rumo à aprovação!!

Curso ONLINE para a 2ª fase de Direito Constitucional do XI Exame de Ordem