Entrevista: A preparação para a 2ª fase de Direito Civil

Segunda, 6 de maio de 2013

Ensaio_Professor-Cristiano_Sobral

E agora o nosso último entrevistado, o coordenador da nossa área de Direito Civil, professor Cristiano Sobral. Ele (e alguns membros de sua equipe) irão falar um pouco dos desafios da 2ª fase do Exame de Ordem nessa disciplina!

Grupo de Estudos para a 2ª fase de Direito Civil no Facebook

Perfil do professor Cristiano Sobral no Facebook

Vamos conferir a entrevista:

Blog: Professor Cristiano, na sua opinião, quais são os maiores desafios para quem faz a 2ª fase em Direito Civil hoje?

Equipe Civil: Um dos maiores desafios para quem faz a segunda fase de civil hoje é controlar a ansiedade e o nervosismo. Ademais, a organização dos estudos e a conjugação de uma preparação pautada na revisão teórica e prática das matérias. Por isso, nosso curso conta com 30 encontros especialmente preparados para os candidatos que farão a segunda fase de Civil conosco.

Blog: Sob o aspecto da identificação das peças, qual o nível de dificuldade exigido pela FGV nas últimas edições?

Equipe Civil: A identificação das peças não tem sido um problema nas provas de civil, desde a contratação da FGV a peça processual cobrada tem sido a petição inicial. São exigidas iniciais de procedimentos diversos, cujo plano de fundo é sempre uma situação moderna e recorrente no Judiciário. Apenas em 2010.2 a banca exigiu uma apelação.

Aula inaugural (grátis) do professor Cristiano para a 2ª fase do X Exame de Ordem Unificado:

Aula 1.1

Aula 1.2

Aula 1.3

Aula 1.4

Blog: Qual o nível de apreensão e compreensão do conteúdo nessa disciplina em específico? É necessário ter algum conhecimento prévio da matéria ou um aluno que nunca viu Civil pode se arriscar nesta 2ª fase?

Equipe Civil: Entendo que em todas as matérias rola uma certa apreensão. Isso é normal, pois faz parte do ?negócio?! Com relação a compreensão é preciso que o candidato já possua um certo conhecimento teórico em direito civil, porém em relação a prática informo que ele poderá vir totalmente seco, pois a equipe formada por Sabrina Dourado e André Mota os ensinará o que a FGV quer escutar.

Curso ONLINE para a 2ª fase de Direito Civil do X Exame de Ordem

Blog: E quanto a evolução dos seus alunos nos estudos? Como você dá um feedback para eles?

Equipe Civil: A evolução é nítida. Ficamos muito felizes com o crescimento e evolução de cada um dos nossos alunos, os quais, ao longo do curso se desenvolvem muito, ganham segurança a cada aula em que matéria é exposta e a prática é trabalhada. Fazemos deveres de classe e de casa, os quais são corrigidos na aula da sequência. Auxiliamos na marcação da legislação e direcionamos o seu estudo. O feedback é levado ao aluno através do contato que temos pelo SUA MENSAGEM e demais meios de interação.

Blog: Quais suas criticas quanto a elaboração das provas de Civil? O que você não tem gostado na elaboração das provas?

Equipe Civil: A prova tem sido bem elaborada. As escolhas temáticas da banca tem sido razoáveis. Acreditamos que se faz necessário melhorar os critérios de correção.

01

Blog: E a qualidade da elaboração dos padrões de resposta e espelhos? Como você vê a construção deste documentos na sua área?

Equipe Civil: Os mesmos tem sido bem elaborados, mas isso depende muito de quem tiver elaborado a prova. A costrução desses também tem atendido as minhas expectativas.

Blog: Que dicas você dá para os candidatos que, ao verem o enunciado da peças e das questões, possam projetar o futuro esqueleto da peça e das questões guardando proximidade com o espelho?

Equipe Civil: Será fundamental ler com calma o enunciado quantas vezes se fizerem necessárias. Identificado o problema é essencial lembrar a estrutura da peça e caprichar na fundamentação. Mencionar os dispositivos e/ou súmulas aplicáveis ao caso suscitado pela banca.

Blog: Fale sobre a doutrina ideal para a 2ª fase de Civil.

Equipe Civil: Na parte de Direito Processual Civil costumo indicar o livro dos processualistas do Portal, professores André Mota e Sabrina Dourado, bem como, o livro de Prática da professora Fernanda Tartuce. Na parte de Direito Civil, indico a minha obra Direito Civil Sistematizado, 4ª edição que é um volume único, ou seja, aborda toda material necessária para a prova.

Blog: E os códigos? Quais são os indicados para a prova subjetiva?

Equipe Civil: Isso é muito particular, pois existem diversas editoras que oferecem um excelente material. Assim, entendo que o candidato deve ir até uma livraria pedir um café e analisar qual obra vai lhe atender melhor nessa importante etapa.

Blog: Fale sobre sua metodologia de ensino. Como você aborda a preparação para a prova?

Cristiano: Como já mencionado nós apresentamos um curso totalmente inédito com 30 encontros. Desses 30 encontros 15 são de Direito Processual Civil, 14 de Direito Civil e 1 aulão de Português Jurídico. Além disso, postamos diversos materiais de apoio para os alunos com os tópicos do edital resumidos e muitos simulados. Os professores da equipe são muito didáticos e a material é passada de uma forma suave.

Blog: E agora deixe aqui suas dicas finais para os examinandos e seus alunos.

Equipe Civil: Legião de Direito Civil, digo o que falo em todas as aulas ?a sua aprovação será TERMO evento futuro e certo de acontecer, mas para isso é preciso FOCO, FÉ e DISCIPLINA?. Beijos para a mulherada e um abraço para a macharada.

Vejam também:

Curso ONLINE para a 2ª fase de Direito Civil do X Exame de Ordem