Entrevista com a professora Flávia Bahia: a 2ª fase de Constitucional em foco!

Terça, 17 de dezembro de 2013

Vamos dar início a nossa série de entrevistas com os professores do Portal Exame de Ordem sobre a 2ª fase em cada disciplina.

Confiram o que pensam nossos professores!

E para começar, a entrevista com a querida professora Flávia Bahia!

Ensaio_Professor-Flavia_Bahia

Ela falará sobre os pontos mais importante da 2ª fase de Constitucional.

Grupos de Estudos no Facebook - 2ª fase de Direito Constitucional

Perfil do Professora Flávia Bahia no Facebook

Blog: Entramos agora na era da repescagem, a mais importante mudança na estrutura do Exame de Ordem desde sua instituição. Como você vê a influência dela na cabeça daqueles que foram aprovados.

Prof: Sou muito favorável à repescagem e acredito que ela trará um pouco mais de tranquilidade e serenidade para que o candidato possa se dedicar com muita disciplina ao estudo da segunda fase escolhida.

 Blog: Muitos candidatos, para não dizer quase todos, ficaram felizes com a repescagem. Você acha que isso pode gerar uma descontração ou relaxamento dos candidatos na próxima prova?

Prof: Acredito que não e espero que o candidato perceba que se não se preparar de forma adequada, a chance de passar da primeira ou da segunda vez diminui completamente. Que a repescagem seja apenas um estímulo e que influencie apenas de modo positivo o compromisso do candidato com o estudo e a sua aprovação.

Aula inaugural (grátis) de Direito Constitucional para a 2ª fase do XII Exame de Ordem Unificado:

Cadastro 

Aulas grátis

Blog: O atual edital trouxe uma significativa mudança nas regras de identificação das peças práticas, limitando e muito eventuais margens de erro, tal como podemos ver abaixo. Como você vai preparar seus alunos diante dessa nova perspectiva?

2

Prof: Sempre treinamos todas as peças e possíveis casos concretos em sala de aula, prevendo, inclusive, as eventuais "pegadinhas". Continuaremos nesse ritmo e esperamos que a banca apresente casos claros, objetivos e que realmente não tragam margem à dupla interpretação.

Curso ONLINE para a 2ª fase de Direito Constitucional do XII Exame de Ordem

Blog: Diante das mudanças acima, como você espera que seja a prova em sua disciplina? Mais fácil, mas complicada ou com um nível semelhante ao da prova anterior?

Prof: Não acredito que o nível da prova seja alterado, mas os nossos alunos serão preparados para enfrentar todos os possíveis níveis de prova.

Blog: Como você prepara seus alunos considerando a abordagem do conhecimento jurisprudencial, inovação trazida no edital do XI Exame de Ordem? Qual o feedback desta inovação?

Prof: Em Constitucional sempre trabalhamos com jurisprudência majoritária do STF, então, só reforçamos o curso com mais aulas específicas envolvendo decisões da Corte, mas não houve nenhuma mudança radical.

Blog: Em sua opinião, quais são os maiores desafios para quem faz a 2ª fase em Direito (sua disciplina) hoje?

Prof: Sem dúvidas a gestão do tempo é importantíssima. Organizar um cronograma de estudo para adequar a análise da parte material e das peças é fundamental.

Blog: Fale sobre sua metodologia de ensino. Como você aborda a preparação para a prova?

Prof: Acho que o caminho da aprovação envolve o estudo do direito material e das peças, por isso o curso é bem dividido nessas duas etapas, além dos 4 simulados completíssimos que fazem parte do treinamento. Nesse exame ainda inseri 5 aulas específicas de controle de constitucionalidade e processo legislativo com exercícios, reforçando o estudo desses temas que são destaques na nossa prova.

Blog:  O sistema do ?Sua Mensagem? funciona bem? Os alunos conseguem ter todas as suas dúvidas sanadas?

Prof: O "sua mensagem" é uma grande canal de comunicação entre aluno e professor e funciona muito bem.

Blog: E a correção dos simulados? Ela, junto com o fale conosco, consegue mostrar o caminho correto na elaboração das peças para seus alunos?

Prof: Nossos simulados são indispensáveis e  são elaborados com muito cuidado, focando nos principais temas de prova e das possíveis peças, aumentando a segurança do aluno além de indicar que ele está no caminho certo para a aprovação. Seguindo este sistema, e com muita didática, certamente ofereceremos uma preparação séria e consistente para nossos alunos.

Curso ONLINE para a 2ª fase de Direito Constitucional do XII Exame de Ordem