Entrevista: Aryanna Manfredini passa suas impressões sobre a 2ª fase de Direito do Trabalho

Sexta, 3 de maio de 2013

Ensaio_Professor-Aryanna_Manfredini

Agora vamos "conversar" um pouco com a queridíssima professora Aryanna Manfredini sobre os rumos e desafios da 2ª fase do X Exame de Ordem na área trabalhista.

Trata-se de uma visão relativamente abrangente sobre o que está acontecendo hoje na 2ª fase trabalhista e também uma explanação da professora sobre sua metodologia e desafios na hora de ministrar o curso, conjuntamente com os professores Rafael Tonassi e Renato Saraiva.

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Eis a entrevista:

Blog: Professora Aryanna, na sua opinião, quais são os maiores desafios para quem faz a 2ª fase em Direito do Trabalho hoje?

Aryanna: O maior desafio para quem faz trabalho na 2ª fase hoje é vencer sua própria ansiedade e conseguir estudar de forma organizada, conjugando teoria e prática.

Blog: Sob o aspecto da identificação das peças, qual o nível de dificuldade exigido pela FGV nas últimas edições?

Aryanna: Desde de que a FGV passou a elaborar os exames de ordem os candidatos não tiveram dificuldades em identificar a peça, até porque até hoje só foram cobradas duas, contestação e recurso ordinário.

Aula inaugural (grátis) da professora Aryanna para a 2ª fase do X Exame de Ordem Unificado:

Aula 1.1

Aula 1.2

Aula 1.3

Aula 1.4

Blog: Qual o nível de apreensão e compreensão do conteúdo nessa disciplina em específico? É necessário ter algum conhecimento prévio da matéria ou um aluno que nunca viu Trabalho pode se arriscar nesta 2ª fase?

Aryanna: O aluno que nunca estudou trabalho antes pode escolher essa prática sem medo de não conseguir apreender todo o conteúdo. Em nosso curso trabalhamos todas as peças e questões partindo do pressuposto de que é o primeiro contato do aluno com a matéria e isso é necessário, pois a Banca tem uma forma de cobrar o conteúdo que não se assemelha à prática. Arrisco em dizer até que o alunos com menos prática têm certas vantagens, pois a prova da OAB em trabalho é como apender a dirigir, quanto menos vícios, melhor. Quando terminar o curso pensará como a Banca Examinadora.

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Blog: Quais são as dúvidas mais comuns de seus alunos?

Aryanna: No início do curso as dúvidas mais comuns dos alunos são quanto ao material que devem levar para a prova e a marcação que podem fazer no mesmo, bem como, perguntam qual a estrutura do nosso curso, sobretudo, se abordaremos todas as peças que podem ser cobradas no exame. Essas dúvidas se repetem curso após curso e é natural que seja assim, pois os alunos precisam se sentir seguros de que começaram a preparação no caminho certo, com o material certo, sem perder tempo quanto à marcação e convictos de que os conduziremos para a melhor e mais completa preparação. Fazemos uma força tarefa para que os alunos que se matriculam no curso se sintam amparados. Já no início gravamos uma aula denominada sugestão de cronograma e nela explicamos:

1 ? quais os códigos podem ser levados para a prova;

2 ? quais as marcações são permitidas

3 - explicamos que durante o curso faremos a marcação dos códigos juntos nas aulas de resolução de exercícios e que o ideal é que nos esperem para fazermos mesmo juntos.

4 ? e o que é o grande diferencial do nosso curso, acompanhamos o estudo do nosso aluno. Criamos para ele uma sugestão de cronograma, pensando na melhor distribuição das aulas e dos exercícios até a data da prova. Nosso curso é muito completo, com 22 aulas inéditas de peças e questões, 8 aulas de direito processual do trabalho bônus, espelhadas do curso de primeira fase, 6 aulas bônus de direito material do trabalho bônus espelhadas da primeira fase, 5 aulas de súmulas e Ojs e, ainda, 3 simulados, mas, para nós, o que importa é que o aluno aproveite tudo isso, por isso, sugerimos que siga um cronograma que preparamos para ele ou, se não dispuser do tempo que imaginamos, lhe orientamos a fazer seu próprio cronograma e lhe estimulamos a cumpri-lo.

Blog: E quanto a evolução dos seus alunos nos estudos? Como você dá um feedback para eles?

Aryanna: O feedback é imediato, após as aulas de teoria, em que explicamos o procedimento de pensamento a ser adotado em cada peça temos uma sequencia de exercícios e é ali que o aluno percebe se está evoluindo. Ele é aconselhado a tratar todos os exercícios (peças e questões) como um simulado. Em todos eles recebe a proposta de peça e questões a serem resolvidas e um material com a peça e as questões resolvidas, com a legislação específica, sugestão de remissões e espelho de correção para acompanhar a aula de correção. Nesse momento, ele consegue perceber se conseguiu compreender a peça e se está localizando com mais facilidade os fundamentos. O mesmo ocorre com os simulados.

Blog: Quais suas críticas quanto a elaboração das provas de Trabalho? O que você não tem gostado na elaboração das provas?

Aryanna: A prova de trabalho tem sido bem elaborada, o problema está na correção e percebo que isso tem ocorrido em todas as práticas. A Banca deveria se conscientizar de que os alunos enfrentam diversas dificuldades e estudam muito até o dia da prova, dão tudo de si, logo merecem uma correção justa. Costumo dizer, durante o Curso, que os alunos devem estudar um pouco e rezar um pouco, ascender uma vela para o corretor, pois de nada adiante um treino difícil se a correção não for coerente.

Blog: E a qualidade da elaboração dos padrões de resposta e espelhos? Como você vê a construção deste documentos na sua área?

Aryanna: O espelho de correção tem sido bastante justo, pontuando um ou outro fundamento e não todos eles cumulativamente quando têm o mesmo conteúdo normativo.

Blog: Que dicas você dá para os candidatos que, ao verem o enunciado da peças e das questões, possam projetar o futuro esqueleto da peça e das questões guardando proximidade com o espelho?

Aryanna: A dica é caprichar na fundamentação, elaborá-la da forma mais completa, abordando todos os artigos, súmulas e Ojs que versam precisamente sobre aquele tema tratado pela banca. O treino durante o curso lhes dará mais agilidade na localização desses fundamentos.

Blog: Fale sobre a doutrina ideal para a 2ª fase de Trabalho.

Aryanna: O tempo é curto até o dia da prova, por isso, sugiro que os alunos leiam dois livros de resumos, um de direito material do trabalho e outro de direito processual do trabalho. Indico os seguintes:

1) Direito material:

a) Direito do Trabalho, Renato Saraiva, 15ª edição, Série Concursos Públicos

b) Resumo de Direito do Trabalho, Vólia Bomfim Cassar, 3º Edição, Editora Impetus.

2) Direito Processual do Trabalho

a) Direito Processual do Trabalho: Renato Saraiva, 9º Ed, Série Concursos

b) Direito Processual do Trabalho. Col Exame de Ordem, Aryanna Manfredini, Ed. Cers.

c) Direito Processual do Trabalho - Teoria e Prática - 1ª e 2ª Fases do Exame de Ordem - Aryanna Manfredini. Ed. Jus Podivm (será lançado até o final da próxima semana): 

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A leitura de um livro de resumo permitirá ao candidato construir a base de conhecimento necessária para elaborar a peça e responder as questões.

Blog: E os códigos? Quais são os indicados para a prova subjetiva?

O Candidato deve levar para a prova uma CLT e um vade mecum. Indico as seguintes:

1) CLT

a) CLT organizada por Renato Saraiva, Aryanna Manfredini e Rafael Tonassi, 8ª Edição, Ed. Método (está em pré-venda no site da Editora)

b) CLT organizada da LTr

2) Vade Mecum

a) Ridell

b) Saraiva

c) Ltr

d) RT

Muito alunos me perguntam se apenas a CLT seria suficiente para a prova, por isso, acho importante ressaltar que é fundamental que levem também o vade mecum, pois podem precisar do código civil ou mesmo do código penal para responderem eventualmente uma questão.

Blog: Fale sobre sua metodologia de ensino. Como você aborda a preparação para a prova?

Aryanna: Nossa metodologia obedece a seguinte regra: estudo detalhado da teoria e depois treino.

Procuramos explicar como identificar as peças e o modo de fazer de cada uma delas. Abordamos o conteúdo de forma bem completa de modo que nossos alunos possam responder as questões correlatas aos temas estudados. Depois disso, é hora do treino. Sugerimos que os alunos elaborem as peças e as questões e, na sequência, assistam à aula de correção em que explicamos passo a passo cada detalhe da peça e das questões. Procuramos direcionar e acompanhar os estudos dos nossos alunos sugerindo que sigam um cronograma elaborado por nós, em que os orientamos a seguir essa metodologia de estudos que acreditamos ser a melhor.

Blog: E agora deixe aqui suas dicas finais para os examinandos e seus alunos.

Aryanna: Aproveitem o fato de ter passado na primeira fase, dediquem-se ao máximo no momento da preparação para esse exame, incorporando a idéia de que a hora da aprovação é agora e, assim, assistam a todas as aulas e façam todos os exercícios e simulados. Lembrem-se não há nada como ver o nome na lista dos aprovados!

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