Entrevista: a 2ª fase de Direito do Trabalho na visão de Aryanna Manfredini

Terça, 20 de agosto de 2013

Ensaio_Professor-Aryanna_Manfredini

Agora vamos "conversar" um pouco com a querida professora Aryanna Manfredini sobre os rumos e desafios da 2ª fase do XI Exame de Ordem na área trabalhista.

A professera fará uma explanação sobre sua metodologia e desafios na hora de ministrar o curso, conjuntamente com os professores Rafael Tonassi e Renato Saraiva.

Blog: Como você avalia a mudança, neste edital, da inclusão expressa de dois itens: a obrigatoriedade do conhecimento das regras processuais inerentes à disciplina escolhida e da possibilidade de formulação de questões cuja resposta reflita a jurisprudência pacificada dos Tribunais Superiores?

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Prof: Acreditamos que essa alteração no edital não mudará o perfil da prova.  Isso porque, no Direito e no Processo do Trabalho, o entendimento consolidado do TST, em regra, acompanha o dos demais Tribunais Superiores, sendo rapidamente sumulado ou objeto de orientação jurisprudencial e tanto as Súmulas quanto as OJ´s já são cobradas pela Banca Examinadora. O estudo de tais dispositivos é uma prática comum em nossa preparação para o Exame de Ordem. Em nosso curso, inclusive, são destinadas 5 aulas apenas para o estudo de súmulas e orientações jurisprudenciais do TST. Sempre tivemos uma preocupação com a jurisprudência pacificada dos Tribunais Superiores.

A mesma atenção destinamos ao estudo das regras processuais inerentes as peças práticos-profissionais. Nós ministramos todas as peças que podem ser cobradas no Exame de Ordem, observando suas regras específicas, razão pela qual esta mudança também não trará impacto ao nosso aluno.

Aula inaugural (grátis) de Direito do Trabalho para a 2ª fase do XII Exame de Ordem Unificado:

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Blog: Como essa inovação no Edital impactará em seu curso? Há necessidade de adaptação?

Prof: Como nosso lema é ?TREINO DIFÍCIL, JOGO FÁCIL?, ainda quando não estava expresso no edital que poderiam ser cobradas a jurisprudência pacífica dos Tribunais Superiores e as regras processuais inerentes ao fazimento das peças processuais, ambas já eram grandes preocupações de nosso curso, de forma que pouco impactará a nossa metodologia de estudos. Como, entretanto, estes temas estão em destaque, vamos intensificar a preparação nesses pontos. Nessa edição, o curso contará com a resolução de mais questões que têm como foco a jurisprudência sumulada dos tribunais.

Blog: Que leitura você faz dos problemas ocorridos no X Exame de Ordem. A partir deles, como você projeta a próxima 2ª fase e como essa projeção impactará no seu curso?

Prof. O maior problema do X Exame de Ordem para a prática trabalhista foi a não aceitação da reclamação trabalhista com pedido de consignação e, sim, apenas da ação de consignação em pagamento. Nesse exame enfatizaremos ainda mais a importância do aluno assistir o curso completo e treinar todas as peças processuais propostas, ficando assim seguro no momento de sua identificação.

O curso on line oferece ao candidato o que nenhum presencial ou telepresencial pode fazer, que é uma carga horária que permite ao professor expor o conteúdo de forma completa, preparando efetivamente o candidato para o Exame de Ordem. Em contrapartida, exige-se disciplina do nosso aluno para, de fato, assistir a todas as aulas e resolver todos os exercícios propostos. A preparação perfeita é aquela que alia os dois pontos: conteúdo completo e dedicação do aluno. Para tanto, já no último exame, apostamos nas redes sociais para divulgar um cronograma de estudos para o nosso aluno e estimulá-lo, diariamente, a cumprir a programação proposta, fazendo com que estudasse todas as peças processuais e, dentre elas, a que foi cobrada no último exame. Temos certeza que ajudamos muitos alunos a alcançarem a aprovação no último exame em razão dessa preocupação em acompanhar de perto o seu rendimento. Queremos mais... Nesse Exame, vamos acompanhar  ainda mais os nossos alunos através das redes sociais, estimulando-os, incentivando-os, acolhendo-os e aprofundando o conteúdo para que, no dia, estejam completamente preparados, inclusive psicologicamente, para enfrentar o Exame e conseguir a aprovação. Nossa proposta é estar ainda mais perto deles nesse Exame.

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Blog: Em sua opinião, quais são os maiores desafios para quem faz a 2ª fase em Direito (sua disciplina) hoje?

Prof: Hoje, o maior desafio para quem faz trabalho na 2ª fase é vencer a sua própria ansiedade e conseguir estudar de forma organizada, conjugando teoria e prática.

Blog: Sob o aspecto da identificação das peças, qual o nível de dificuldade exigido pela FGV nas últimas edições e, em especial, no X Exame de Ordem?

Prof: Em regra, os candidatos não vêm apresentando dificuldade em identificar a peça no Exame de Ordem. Mesmo no último exame, em que a Banca, fugindo das recorrentes peças ? contestação e recurso ordinário ?, cobrou uma ação de consignação em pagamento, o aluno que seguiu nosso cronograma de estudos, assistindo todas as aulas, conseguiu identificá-la com base nos dados expostos na proposta. Acredito que a experiência da última prova deixará os candidatos mais atentos às diversas peças processuais que podem ser cobradas no Exame de Ordem, fazendo com busquem se preparar para qualquer uma que venha a ser cobrada pela FGV.

Blog: Qual o nível de apreensão e compreensão do conteúdo nessa disciplina em específico? É necessário ter algum conhecimento prévio da matéria ou um aluno que nunca viu (sua disciplina) pode se arriscar nesta 2ª fase?

Prof: O aluno que nunca estudou trabalho antes pode escolher essa prática sem medo de não conseguir apreender todo o conteúdo. Em nosso curso trabalhamos todas as peças e questões partindo do pressuposto de que é o primeiro contato do aluno com a matéria e isso é necessário, pois a Banca tem uma forma de cobrar o conteúdo que não se assemelha à prática. Arrisco em dizer até que os alunos com menos prática têm certas vantagens, pois preparar-se para a prova da OAB em trabalho é como aprender a dirigir, quanto menos vícios, melhor. Quando terminar o curso, ele pensará como a Banca Examinadora.

Blog: Fale sobre sua metodologia de ensino. Como você aborda a preparação para a prova?

Prof: Nossa metodologia obedece a seguinte regra: estudo detalhado da teoria e depois treino.

Procuramos explicar como identificar as peças e o modo de fazer cada uma delas. Abordamos o conteúdo de maneira bem completa de forma que nossos alunos possam responder as questões correlatas aos temas estudados. Depois disso, é hora do treino. Sugerimos que os alunos elaborem as peças e as questões e, na sequência, assistam à aula de correção em que explicamos, passo a passo, cada detalhe das mesmas. Procuramos direcionar e acompanhar os estudos dos nossos alunos, sugerindo que sigam um cronograma elaborado por nós, orientando-os a seguir essa metodologia de estudos que acreditamos ser a melhor.

Blog: Quais são as dúvidas mais comuns de seus alunos?

Prof: No início do curso, as dúvidas mais comuns dos alunos são quanto ao material que devem levar para a prova e a marcação que podem fazer no mesmo, bem como, qual a estrutura do nosso curso, sobretudo, se abordaremos todas as peças que podem ser cobradas no exame. Essas dúvidas se repetem curso após curso e é natural que seja assim, pois os alunos precisam estar convictos de que os conduziremos para a melhor e mais completa preparação, eles precisam se sentir seguros de que de que estão no caminho certo, com o material certo, sem perder tempo quanto à marcação.

Fazemos uma força tarefa para que os alunos que se matriculam no curso se sintam amparados. Já no início gravamos uma aula denominada sugestão de cronograma e nela explicamos:

1 ? quais os códigos podem ser levados para a prova;

2 ? quais as marcações são permitidas

3 - explicamos que, durante o curso, faremos a marcação dos códigos juntos, nas aulas de resolução de exercícios e que o ideal é que nos esperem para fazermos mesmo juntos.

4 ? e o que é o grande diferencial do nosso curso, acompanhamos o estudo do nosso aluno. Criamos para ele uma sugestão de cronograma, pensando na melhor distribuição das aulas e dos exercícios até a data da prova. Nosso curso é muito completo, com 24 aulas inéditas de peças e questões, 8 aulas de direito processual do trabalho bônus, espelhadas do curso de primeira fase, 7 aulas de direito material do trabalho bônus, espelhadas da primeira fase, 5 aulas de súmulas e Ojs e, ainda, 3 simulados, mas, para nós, o que importa é que o aluno aproveite tudo isso, por isso, sugerimos que siga um cronograma que preparamos para ele ou, se não dispuser do tempo que imaginamos, lhe orientamos a fazer seu próprio cronograma e o  estimulamos a cumpri-lo.

Blog: E quanto a evolução dos seus alunos nos estudos? Como você dá um feedback para eles?

Prof: O feedback é imediato, após as aulas de teoria, em que explicamos o procedimento de pensamento a ser adotado em cada peça temos uma sequência de exercícios e é ali que o aluno percebe se está evoluindo. Ele é aconselhado a tratar todos os exercícios (peças e questões) como um simulado. Em todos eles recebe a proposta de peça e questões a serem resolvidas e um material com a peça e as questões resolvidas, com a legislação específica, sugestão de remissões e espelho de correção para acompanhar a aula de correção. Nesse momento, ele consegue perceber se conseguiu compreender a peça e se está localizando com mais facilidade os fundamentos. O mesmo ocorre com os simulados.

Blog: E a qualidade da elaboração dos padrões de resposta e espelhos? Como  você vê a construção destes documentos na sua área?

Prof: O espelho de correção tem uma grande vantagem que é a pontuação de um ou outro fundamento e não todos eles cumulativamente quando têm o mesmo conteúdo normativo.

Blog: Que dicas você dá para os candidatos que, ao verem o enunciado das peças e das questões, possam projetar o futuro esqueleto da peça e das questões guardando proximidade com o espelho?

Prof: A dica é caprichar na fundamentação, elaborá-la da forma mais completa possível, abordando todos os artigos, súmulas e Ojs que versem precisamente sobre aquele tema tratado pela banca. O treino durante o curso lhes dará mais agilidade na localização desses fundamentos.

Blog: Fale sobre a doutrina ideal para a 2ª fase da sua disciplina.

Prof: O tempo é curto até o dia da prova, por isso, sugiro que os alunos leiam dois livros de resumos, um de direito material do trabalho e outro de direito processual do trabalho. Indico os seguintes:

1) Direito material:

a) Direito do Trabalho, Renato Saraiva, 15ª edição, Série Concursos Públicos

b) Resumo de Direito do Trabalho, Vólia Bomfim Cassar, 3º Edição, Editora Impetus.

2) Direito Processual do Trabalho

a) Direito Processual do Trabalho - Teoria e Prática - 1ª e 2ª Fases do Exame de Ordem - Aryanna Manfredini. Ed. Jus Podivm (será lançado até o final da próxima semana)

b) Direito Processual do Trabalho: Renato Saraiva, 9º Ed, Série Concursos

c) Direito Processual do Trabalho. Col Exame de Ordem, Aryanna Manfredini, Ed. Cers.

A leitura de um livro de resumo permitirá ao candidato construir a base de conhecimento necessária para elaborar a peça e responder as questões.

Blog: O CERS, em parceria com a editora Rideel, acabaram de lançar um vade mecum específico para o Exame de Ordem. Como você avalia essa obra?

Prof: Sou suspeita (Rs!), mas entendo que esse é o melhor vade mecum para o Examinando por ser o mais completo e organizado para a prova.

Blog: E agora deixe aqui suas dicas finais para os examinandos e seus alunos.

Prof: Aproveitem o fato de ter passado na primeira fase, dediquem-se ao máximo no momento da preparação para esse exame, incorporando a ideia de que a hora da aprovação é agora e, assim, assistam a todas as aulas e façam todos os exercícios e simulados. LEMBREM-SE: NÃO HÁ NADA COMO VER O NOME NA LISTA DOS APROVADOS.

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