Entrevista: a 2ª fase de Direito Civil do Portal Exame de Ordem

Segunda, 19 de agosto de 2013

Ensaio_Professor-Cristiano_Sobral

Grupo de Estudos para a 2ª fase de Direito Civil no Facebook

Perfil do professor Cristiano Sobral no Facebook

Vez e hora da equipe do professor Cristiano Sobral falar um pouco sobre a preparação para a 2ª fase do XI Exame de Ordem. Confiram:

Blog: Como você avalia a mudança, neste edital, da inclusão expressa de dois itens: a obrigatoriedade do conhecimento das regras processuais inerentes à disciplina escolhida e da possibilidade de formulação de questões cuja resposta reflita a jurisprudência pacificada dos Tribunais Superiores?

Prof: A obrigatoriedade do conhecimento das regras processuais sempre foi utilizada pela banca e é muito natural que o candidato tenha tal conhecimento. A inclusão de jurisprudência pacificada não é uma grande novidade, pois em exames anteriores a FGV já pedia de forma implícita.

Blog: Como essa inovação no Edital impactará em seu curso? Há necessidade de adaptação?

Prof: O curso de Direito Civil sempre foi muito completo e em todos os blocos de aulas nós analisamos a doutrina, lei e a jurisprudência, pois é assim que o candidato deve estudar. Porém para esse XI exame iremos tratar da jurisprudência de uma forma mais isolada, pois é uma novidade e tudo que é novo os examinadores gostam.

Aula inaugural (grátis) de Direito Civil para a 2ª fase do XI Exame de Ordem Unificado:

Cadastro 

Aulas grátis

Blog: Que leitura você faz dos problemas ocorridos no X Exame de Ordem. A partir deles, como você projeta a próxima 2ª fase e como essa projeção impactará no seu curso?

Prof. A prova e o espelho sempre foram muito bons e quando a banca encontra algum erro ela invalida a questão. Na última prova de Direito Civil foram anuladas duas por não estarem de acordo com o edital.

Blog: Em sua opinião, quais são os maiores desafios para quem faz a 2ª fase em Direito (sua disciplina) hoje?

Prof: Um dos maiores desafios para quem faz a segunda fase de Civil hoje é controlar a ansiedade e o nervosismo.  Ademais, a organização dos estudos e a conjugação de uma preparação pautada na revisão teórica e prática das matérias. Por isso, nosso curso conta com 33 encontros especialmente preparados para os candidatos que farão a segunda fase de Civil conosco.

Curso preparatório para a 2ª fase de Direito Civil do Portal Exame de Ordem

Blog: Sob o aspecto da identificação das peças, qual o nível de dificuldade exigido pela FGV nas últimas edições e, em especial, no X Exame de Ordem?

Prof: A identificação das peças não tem sido um problema nas provas de civil, desde a contratação da FGV a peça processual cobrada tem sido a petição inicial. São exigidas iniciais de procedimentos diversos, cujo plano de fundo é sempre uma situação moderna e recorrente no Judiciário. Apenas em 2010.2 a banca exigiu uma apelação

Blog: Qual o nível de apreensão e compreensão do conteúdo nessa disciplina em específico? É necessário ter algum conhecimento prévio da matéria ou um aluno que nunca viu (sua disciplina) pode se arriscar nesta 2ª fase?

Prof: Entendo que em todas as matérias rola uma certa apreensão. Isso é normal, pois faz parte do ?negócio?! Com relação a compreensão é preciso que o candidato já possua um certo conhecimento teórico em Direito Civil e Processual Civil, porém em relação a prática informo que ele poderá vir totalmente seco, pois a equipe formada por Sabrina Dourado e André Mota os ensinará o que a FGV quer escutar.

Blog: Fale sobre sua metodologia de ensino. Como você aborda a preparação para a prova?

Prof: Como já mencionado nós apresentamos um curso totalmente inédito com 33 encontros. Desses 33 encontros 16 são de Direito Processual Civil, 16 de Direito Civil e 1 aulão de Português Jurídico. Além disso, postamos diversos materiais de apoio para os alunos com os tópicos do edital resumidos e muitos simulados. Os professores da equipe são muito didáticos e a matéria é passada de uma forma suave.

Blog: Quais são as dúvidas mais comuns de seus alunos?

Prof: De forma disparada qual seria o melhor Código, depois como ele deve ser marcado e qual a melhor forma de se estudar para a segunda fase.

Blog: E quanto a evolução dos seus alunos nos estudos? Como você dá um feedback para eles?

Prof: A evolução é nítida. Ficamos muito felizes com o crescimento e evolução de cada um dos nossos alunos, os quais, ao longo do curso se desenvolvem muito, ganham segurança a cada aula em que matéria é exposta e a prática é trabalhada. Fazemos deveres de classe e de casa, os quais são corrigidos na aula da sequência. Auxiliamos na marcação da legislação e direcionamos o seu estudo. O feedback é levado ao aluno através do contato que temos pelo SUA MENSAGEM e demais meios de interação. Porém destaco que para vencer é preciso treinar muito.

Blog: E a qualidade da elaboração dos padrões de resposta e espelhos? Como  você vê a construção destes documentos na sua área?

Prof: Os mesmos tem sido bem elaborados, mas isso depende muito de quem tiver elaborado a prova. A costrução desses também tem atendido as minhas expectativas.

Blog: Que dicas você dá para os candidatos que, ao verem o enunciado das peças e das questões, possam projetar o futuro esqueleto da peça e das questões guardando proximidade com o espelho?

Prof: Será fundamental ler com calma o enunciado quantas vezes se fizerem necessárias. Identificado o problema é essencial lembrar a estrutura da peça e caprichar na fundamentação. Mencionar os dispositivos e/ou súmulas aplicáveis ao caso suscitado pela banca.

Blog: Fale sobre a doutrina ideal para a 2ª fase da sua disciplina.

Prof: Na parte de Direito Processual Civil costumo indicar o livro dos processualistas do Portal, professores André Mota e Sabrina Dourado, bem como, o livro de Prática da professora Fernanda Tartuce. Na parte de Direito Civil, indico a minha obra Direito Civil Sistematizado, 4ª edição que é um volume único, ou seja, aborda toda material necessária para a prova e o livro digital de Civil/Consumidor do CERS.

Blog: O CERS, em parceria com a editora Rideel, acabaram de lançar um vade mecum específico para o Exame de Ordem. Como você avalia essa obra?

Prof: Uma obra perfeita e super atualizada.

Vade Mecum Rideel com 30% de desconto - Parceria livraria digital Lei Nova/Blog Exame de Ordem

011

Blog: E agora deixe aqui suas dicas finais para os examinandos e seus alunos.

Prof: Legião de Direito Civil, digo o que falo em todas as aulas ?a sua aprovação será TERMO evento futuro e certo de acontecer, mas para isso é preciso FOCO, FÉ e DISCIPLINA?. Beijos para a mulherada e um abraço para a macharada.

Curso preparatório para a 2ª fase de Direito Civil do Portal Exame de Ordem