Entrevista: A 2ª fase de Direito Administrativo no X Exame de Ordem

Sexta, 3 de maio de 2013

Dando continuidade a nossa série de entrevistas com os professores do Portal sobre a prova da 2ª fase, vamos agora ver a opinião do professor Matheus Carvalho sobre os rumos e caminhos da prova subjetiva de Direito Administrativo.

Grupo de Estudos de Direito Administrativo no Facebook

Perfil do Professor Matheus Carvalho no Facebook

Vamos ver a visão do professor sobre o que vem acontecendo na 2ª fase de Administrativo:

 

Blog: Professor Matheus, na sua opinião, quais são os maiores desafios para quem faz a 2ª fase em Direito Administrativo hoje?

Matheus: O primeiro grande desafio é estar preparado em relação ao direito material. Por mais que a elaboração de peças assuste o candidato, o maior índice de erros se encontra nas questões e no mérito da peça administrativa, ou seja, no direito administrativo em si. O direito material equivale a 75%, em média, dos pontos da prova e, por isso, me dedico tanto a ensinar ao aluno o direito material, fazer com que ele se sinta seguro em relação à matéria. a maior quantidade de aulas (20 aulas do meu curso) visa a fazer com que o aluno se sinta seguro na matéria.

Uma das formas de passar segurança ao aluno é "turbinando" seu código, o que deve ser feito logo após o aprendizado da matéria. A ideia é aprender a matéria e depois marcar o código para saber onde encontrar o que foi aprendido.

Blog: Sob o aspecto da identificação das peças, qual o nível de dificuldade exigido pela FGV nas últimas edições?

Matheus: A identificação de peças não tem sido o grande problema das provas de segunda fase de direito administrativo. A FGV tem sido mais rigorosa no que tange aos detalhes da elaboração da peça e tem aprofundado bastante nos aspectos concernentes ao mérito.

Aula inaugural (grátis) do professor Matheus Carvalho para a 2ª fase do X Exame de Ordem Unificado:

Aula 1.1

Aula 1.2

Aula 1.3

Aula 1.4

Blog: Qual o nível de apreensão e compreensão do conteúdo nessa disciplina em específico? É necessário ter algum conhecimento prévio da matéria ou um aluno que nunca viu Administrativo pode se arriscar nesta 2ª fase?

Matheus: É aí que se encontra a grande vantagem do candidato que optou por direito administrativo. Trata-se de matéria não extensa e, por isso, o candidato consegue exaurir a matéria entre a primeira e segunda fase. Normalmente, o candidato que não tem prática, desde que simpatize com a matéria, tem facilidade de estudá-la e estar preparado para a prova.

Curso ONLINE para a 2ª fase de Direito Administrativo do X Exame de Ordem

Blog: Quais são as dúvidas mais comuns de seus alunos?

Matheus: A grande maioria das dúvidas diz respeitos aos aspectos de endereçamento e elaboração de peças que é o ponto em que o candidato tem menos vivência. Também, algumas dúvidas no que tange à escolha da peça a ser feita em cada caso concreto.

Blog: E quanto a evolução dos seus alunos nos estudos? Como você dá um feedback para eles?

Matheus: Essa evolução é muito clara. Durante o curso, nós fazemos a resolução de mais de 30 casos concretos além dos simulados e questões. O aluno começa com uma dificuldade muito grande de pesquisar a matéria e encontrar as soluções para cada caso e, no decorrer das questões, vai sendo mais fácil solucionar os problemas. É nesse momento, então, que nós realizamos 2 simulados com a simulação de espelhos de prova da FGV, com atribuição de notas e aí, o aluno começa a sentir seu crescimento.

 

Blog: Quais suas criticas quanto a elaboração das provas de Administrativo? O que você não tem gostado na elaboração das provas?

Matheus: Felizmente, as provas de administrativo tem sido bem elaboradas, sem grandes problemas na escolha das peças ou resolução das questões. Infelizmente, no entanto, os espelhos de peças tem sido muito descriteriosos, atribuindo pontuações de forma desorganizada e, principalmente, com uma correção injusta, concedendo pontos e negando pontos a alunos que tiveram respostas idênticas. A prova do exame anterior já foi melhor em relação a isso.

Blog: E a qualidade da elaboração dos padrões de resposta e espelhos? Como você vê a construção deste documentos na sua área?

Matheus: Como falei, esse tem sido o problema da segunda fase de administrativo que melhorou bastante no último exame

Blog: Que dicas você dá para os candidatos que, ao verem o enunciado da peças e das questões, possam projetar o futuro esqueleto da peça e das questões guardando proximidade com o espelho?

Matheus: Não são dicas esparsas. Ao longo do curso, vou ensinando ao candidato a preparar uma estrutura de peça que atenda ao espelho da FGV, incluindo alguns itens que, a meu ver, seriam desnecessários, mas que têm pontuado nas provas da banca. Dessa forma, o candidato, após muito treino, começa a se sentir amparado na elaboração de sua peça. É um trabalho duro e que exige muito treinamento, mas o resultado é muito positivo, quando o aluno começa a fazer peças abordando todos os aspectos que a banca pode lhe exigir.

Blog: Fale sobre a doutrina ideal para a 2ª fase de Administrativo.

Matheus: Eu acabei de lançar um livro pela editora juspodivm de 1ª e 2ª fase de direito administrativo, abordando todos os aspectos materiais relevantes e os modelos de peças. acho que é o ideal porque tento resumir tudo em menos de 500 páginas.

Blog: E os códigos? Quais são os indicados para a prova subjetiva?

Matheus: Além do vade mecum geral, indico uma legislação específica de direito administrativo. Me grada muito o mini código de legislação administrativa da RT.

Blog: Fale sobre sua metodologia de ensino. Como você aborda a preparação para a prova?

Matheus: Carrego uma experiência diferenciada, desde os meus tempos de estudo, porque tenho a visão do aluno. Eu fui um aluno muito dedicado à preparação de concursos. Fui procurador do Estado de Goiás e hoje sou Procurador da Fazenda Nacional. Além disso, fui aprovado em outros concursos na carreira jurídica. O foco da OAB é o mesmo da preparação de concurso e, por isso, tento imprimir minha metodologia vitoriosa enquanto estudante aos meus alunos.

Então, inicio o curso com 20 aulas de direito material, esgotando todo o conteúdo de forma aprofundada, abordando, inclusive aspectos recentes como a lei que trata das licitações da copa do mundo, entre outros. Oriento ao aluno que, primeiramente, esgote essas aulas. Depois disso, preparei uma aula de marcação do código, o que facilita bastante a pesquisa do direito material durante a prova. Depois disso, trato acerca do caimento das peças e estrutura e gasto o restante das aulas treinando e refazendo peças e questões, como forma de dar segurança ao candidato.

Blog: E agora deixe aqui suas dicas finais para os examinandos e seus alunos.

Matheus: O treinamento exaustivo de peças é a forma mais garantida de ter segurança no momento da prova e o estudo do direito material é indispensável para um resultado positivo. A dica mais importante de todas é, assista todas as aulas de direito material e depois comece a preparação das peças.

Vejam também:

Curso ONLINE para a 2ª fase de Direito Administrativo do X Exame de Ordem