Empregada doméstica consegue passar na OAB antes mesmo de se formar!

Segunda, 15 de dezembro de 2014

Mais uma história daquelas que gostamos de ver por aí: uma pessoa que supera todas as adversidades para vencer na vida, e o faz através do esforço pessoal, da entrega e da vontade de realizar um grande sonho.

É difícil ser aprovado?

Sim, é!

Mas não é impossível para quem tem vontade e se dedica a um projeto de vida.

Confiram a história de Rita de Cássia Pereira Costa, aprovada no XIV Exame de Ordem!

1a

Um exemplo de determinação e superação em São Mateus no norte do Estado está sendo protagonizado por uma empregada doméstica.

Rita de Cássia Pereira Costa de 31 anos passou na prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), antes mesmo de fazer a colação de grau do curso de Direito da Faculdade Vale do Cricaré (FVC) onde estudou.

A prova, que foi aplicada pela Fundação Getúlio Vargas em duas etapas, aconteceu em agosto e setembro desse ano. Segundo Rita, a formatura está marcada para o dia 19 de dezembro e até lá, ela já vem ganhando muitos mimos da faculdade.

Rita, que ainda trabalha como empregada doméstica, disse para a reportagem que tem o sonho de ser juíza e mesmo concluindo o curso não quer parar de estudar. ?O que me levou a cursar direito foi o meu sonho de ser Juíza. No início não tinha condições e o sonho de fazer uma faculdade foi ficando encostado, mas nunca desisti de realiza-lo?, disse Rita afirmando que nunca trancou o curso.

A futura advogada não esconde o orgulho de ser doméstica e disse que ficou surpresa quando viu o resultado da prova da OAB. ?Quando vi que eu tinha passado dei um grito. Minha irmã pensou que eu estava passando mal?, disse.

Ela é filha de mãe trabalhadora do lar, perdeu o pai muito cedo e precisou morar com os avós na Bahia onde, com 10 anos de idade, precisou trabalhar para ajudar no sustento da família. Há 15 anos mudou-se para São Mateus e começou a trabalhar como doméstica na casa de uma família tradicional de São Mateus. Casou e tem uma filha de oito anos de idade.

Rita de Cassia concluiu o ensino médio aos 20 anos. Rita conseguiu fazer o curso de Direito através de uma bolsa de 50% do Prouni e financiou o restante pelo Fies. ?Tive dificuldade, mas nunca fiquei em dívida com a Faculdade que me orientou em tudo para financiar e concluir o curso?, explica.

Prestes a se formar em Bacharel em Direito, Rita disse que vai lutar para dar estabilidade para ela e a família, uma vez que pretende prestar concurso para o Tribunal de Justiça do Estado. ?Eu sei que ainda falta muito, mas já dei o primeiro passo da realização do meu sonho.

Tenho força de vontade suficiente para estudar mais, quero fazer uma pós-graduação em direito civil. Meu foco é ter estabilidade?, disse.

Fonte: SMNotícias