Ele não gosta da OAB, mas ainda assim pode precisar dela...

Sexta, 31 de julho de 2015

É público e notório que o deputado federal mais importante e influente do momento, Eduardo Cunha, não gosta da OAB.

Existem inúmeras manifestações do notório parlamentar neste sentido. E, claro, ele tem todo o direito de assim se posicionar, afinal, ninguém é obrigado a gostar de ninguém. Cunha, mesmo ocupando a posição que ocupa, não estabelece com a Ordem sequer um relacionamento protocolar.

A animosidade é notória!

Tanto é assim que o Exame de Ordem, o processo seletivo para o ingresso na advocacia, há muito é um alvo constante dentro de sua atuação legislativa, incluindo aí um projeto de lei para acabar pura e simplesmente com a prova e várias "emendas jabutis", com o mesmo fito, inseridas e PLs cujos temas eram estranhos à discussão sobre o fim do Exame de Ordem.

Mas ontem, curiosamente, Cunha  efetuou uma série de publicações no twitter:

eduardo cunha twitter

cunha twitter

Essa mensagem foi uma reação a entrevista veiculada pela Rede Globo sobre a advogada Beatriz Catta Preta, que se sentiu ameaçada por integrantes da CPI da Petrobrás:

Advogada diz que encerrou carreira devido a ameaças de membros da CPI

Sim, Eduardo Cunha, em algum momento qualquer pessoa pode vir a depender dos serviços de um advogado. Eu, você, um feto ainda na barriga da mãe, um idoso em um leito de hospital, um milionário, um mendigo, um homem, uma mulher, um negro, um branco...enfim, todos nós podemos precisar de um advogado, pois todos nós podemos sofrer uma injustiça, uma violência, um abandono ou qualquer tipo de adversidade imposta pelo simples fato de respirarmos. Aliás, até aqueles que não respiram mais também são protegidos pelas leis e podem precisar, veja só, de um advogado!

Advogado de Eduardo Cunha rebate depoimento de advogada ao Jornal Nacional

Imagine, deputado, que o seu advogado sofra uma restrição em sua atuação e VOCÊ, Eduardo Cunha, não possa ter garantido, e de forma ampla, o seu SA-GRA-DO direito de defesa.

Sabe quem seria o primeiro a se manifestar sua defesa , ou melhor, na defesa das prerrogativas daquele que te defende? É isso mesmo: a Ordem dos Advogados do Brasil!

Eu até pensei em sugerir neste texto que Vossa Excelência parasse de atacar a Ordem, mas não sou inocente e não espero que isto aconteça. O objetivo desta publicação é a de mostrar o quão incoerente é a sua atuação em relação à OAB.

Não é difícil imaginar, diante de um contexto político tão complexo como o atual, que o advogado de Vossa Excelência ainda possa precisar da Ordem dos Advogados do Brasil para garantir que Vossa Excelência exerça amplamente seu sagrado direito DE defesa.

Somos muito frágeis deputado, e o mundo vive dando voltas. A sociedade, e a cidadania, precisam que a OAB seja FORTE para que ela se coloque, com sua força moral e social, como anteparo para abusos, em especial os praticados pelo Estado.

Fragilizar Ordem seria, Excelência, fragilizar a todos nós: um feto ainda na barriga da mãe, um idoso em um leito de hospital, um milionário, um mendigo, um homem, uma mulher, um negro, um branco, eu e até mesmo Vossa Excelência.

Com uma OAB fragilizada, nobre deputado, o Estado de Direito corre o seríssimo risco de ser maculado. E isso é ruim para todos.

Ainda mais, veja só, neste conturbado e singular momento em que vivemos. A roda do mundo gira e não sabemos amanhã onde poderemos estar. Só espero que a OAB esteja lá para poder ajudar qualquer um a exercer plenamente seus direitos, isso por intermédio daqueles que são constituídos para defender qualquer um: o advogado.

O Exame de Ordem, Excelência, não é uma brincadeira: é uma necessidade!