Segunda, 4 de fevereiro de 2013
O deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ) foi eleito na noite deste domingo o novo líder do partido na Câmara. O cargo é um dos mais estratégicos da Casa, uma vez que a legenda conta com a segunda maior bancada e influencia diretamente na pauta de votações do plenário. Cunha disputou o segundo turno com o deputado Sandro Mabel (PMDB-GO) e venceu com 46 votos. Mabel recebeu 32 votos e houve duas abstenções.
A eleição para a liderança, que não era realizada há seis anos, foi marcada por uma série de acusações nos bastidores entre Eduardo Cunha e Sandro Mabel. O deputado fluminense é visto como um parlamentar difícil de negociar e, por vezes, chegou a ser acusado de chantagear o governo. Já Mabel, que voltou ao PMDB em 2011 depois de sair do PR, não é visto por parte dos correligionários como um peemedebista puro. (...)
Poder
A função da liderança do PMDB é encaminhar as votações nas comissões e no plenário, além de designar deputados para relatorias de projetos e participar das negociações para a indicação de ministros. Os líderes também podem fazer uso da palavra em qualquer momento das sessões.
Os líderes ainda são responsáveis por indicar os deputados para compor as comissões técnicas, especiais e temporárias, e registrar os candidatos para concorrer aos cargos da Mesa Diretora. Junto com o presidente da Câmara, eles participam das reuniões do Colégio de Líderes, que define as matérias que irão para a pauta do plenário.
Fonte: Portal Terra
Há pouco tempo tempo escrevi um longo post sobre essa possibilidade e de suas implicações para a OAB e para a existência do Exame de Ordem - Possível ascensão política de Eduardo Cunha em 2013 pode representar o fim do Exame de Ordem na Câmara
Após forte articulação política nos bastidores de seu partido, Eduardo Cunha alcança um cargo de grande poder no PMDB e dentro da Câmara dos Deputados.
O fim do Exame de Ordem foi uma grande bandeira dele nos dois últimos anos, e é altamente improvável de que agora deixe de ser.
Ele, em 2013, vai dar muito trabalho para a OAB.
Vamos acompanhar...