Eduardo Cunha ressuscita PL contra Exame da OAB e consegue apoio da maioria dos líderes na Câmara

Quinta, 19 de dezembro de 2013

Na quinta-feira da semana passada o deputado federal pelo Rio de Janeiro, Eduardo Cunha, chutou o pau da barraca contra a OAB, pois naquele momento a Adin contra o financiamento de campanhas por empresas (patrocinada pela Ordem) já estava com 4 votos favoráveis no STF.

Eduardo Cunha ataca o Exame de Ordem, a OAB, o STF...

Ontem, no Twitter, Cunha anunciou a adesão da maioria das lideranças na Câmara na votação da urgência deste PL:

2

O Senador falecido a quem Cunha se referiu foi João Ribeiro, do PR de Tocantins.

Conversei com amigos ligados ao trabalho no parlamento e, efetivamente Cunha conseguiu arregimentar o apoio das lideranças, em especial da bancada ruralista, a mais influente das bancadas e fortemente financiada pelo agrobusiness.

Não se trata mais da abordagem da legitimidade do Exame de Ordem em si, e sim de uma retaliação contra a Ordem. Como a Adin atinge gregos e troianos, ela conseguiu galvanizar um apoio que Cunha até agora não havia conseguido.

Não é possível antecipar consequências, pois daqui até a deliberação articulações políticas podem surgir, mas que a situação ficou complicada para a Ordem e para o Exame, ficou sim.

Não é um problema com o Exame de Ordem em si, e sim a compreensão de que o Exame de Ordem é um calcanhar de Aquiles da entidade, dada sua importância.

Vamos acompanhar essa história de perto, pois Eduardo Cunha conseguiu fazê-la renascer das cinzas.