Edital do XVI Exame de Ordem será publicado na próxima sexta! O que esperar desta edição da prova?

Segunda, 19 de janeiro de 2015

11

Muito bem! O jogo do próximo Exame vai começar na próxima sexta-feira, coma  publicação do edital do XVI Exame de Ordem.

Hora de preparar o bolso para a inscrição na prova, que é de R$ 200,00.

É um dinheirinho que faz falta para quem está na faculdade ou ainda não tem sua própria fonte de renda, o que é o caso, em regra, de quem quer buscar um espaço no mercado passando no Exame.

tumblr_inline_mkn21zH3Bh1qz4rgp

Teremos alguma inovação neste edital?

Em princípio não. Não aconteceu nada de espetacular entre o XV Exame e o atual, e as regras e as disciplinas do Exame não devem passar por mudanças.

E no dia 15 de março? Como deverá vir a próxima prova objetiva? Vamos dar um olhada nos números oficiais do Exame de Ordem até o XIII Exame: 12

A taxa de aprovação final média é de 17,5% dentre os candidatos que efetivamente participam das provas, ou seja, descontando os inscritos não faltam aos dias das prova.

Isso significa dizer, MAIS OU MENOS, que a taxa de aprovação na 1ª fase é o dobro da taxa de aprovação final. Então uns 30 ou 35% dos candidatos que farão a prova da 1ª fase devem ser aprovados.

Mas escrevi "mais ou menos" porque não estamos falando de uma ciência exata e variações inesperadas têm ocorrida em termos estatísticos.

Por exemplo, no atual Exame, o XV, tivemos a MAIOR 2ª fase do Exame Unificado. Foram 53.330 aprovados na 1ª fase (contando com as 2 anuladas), o que é, quantitativamente, um imenso número de aprovados.

Não sabemos quanto isso significa exatamente, pois a OAB não divulgou o número de inscrito na atual edição, mas, quantitativamente, é um número bem expressivo.

De um modo geral as edições do Exame têm entre 100 a 120 mil candidatos, o que projetaria estatisticamente o aproveitamento na 1ª fase para algo entre 50% dos hipotéticos inscritos.

Se a OAB franqueou uma abertura deste tipo, nada a impede de repetir a dose.

É uma expectativa razoável, apesar, repito, de não podermos cravar certezas sob este aspecto.

No XIV Exame os professores do Portal acharam a prova difícil; agora, no XV, mais justa, e essa percepção ganhou uma representação real entre a quantidade de aprovados.

Não acho improvável que possamos ter uma prova nos mesmos moldes da anterior, mas também devemos considerar que o número de inscritos possa ser menor, e isso vir a impactar no grau de dificuldade. 

De toda forma, ainda temos um bom tempo até o dia da prova e é perfeitamente possível suprir lacunas e reforçar pontos relevante do conteúdo programático.

Na sexta-feira então mais um edital. Vamos ficar ligados aqui!