Edital do Exame de Ordem será publicado na terça feira: o que esperar?

Sexta, 27 de janeiro de 2017

Edital do Exame de Ordem será publicado na terça feira: o que esperar?

O ano de 2017 está prestes a começar para o universo do Exame de Ordem. Na próxima semana teremos a publicação do edital do XXII Exame da OAB, quando então teremos a primeira edição deste ano.

Evidentemente vocês já estão firmes e fortes nos estudos (ou não...) e estão apenas na expectativa do edital como marco para "sentir" de fato a prova chegando.

O edital será publicado no dia 31, terça-feira! Isso significa que, da publicação do edital até a prova, nós teremos apenas 2 meses de estudo.

É chegada a hora de começar a vasculhar o porquinho e catar as moedinhas para poder pagar a inscrição. Sim, até onde sabemos serão R$ 240,00 separados para alimentar os cofres da OAB.

E teremos inovações neste edital?

Não sabemos! O último edital já veio cheio de novidades, e talvez, ao menos até o momento, a caixa de ferramentas da OAB esteja vazia de ideias. Ou não...

Não há também qualquer notícia sobre eventuais inovações nas disciplinas. Sem nenhum aviso prévio, ao menos neste sentido, nada muda.

E no dia 02 de abril? Como deverá vir a próxima prova objetiva?

Recomendo que vocês vejam o nosso último programa do "Guru da OAB". Tratamos disso em detalhes:

A prova passada foi, como vocês sabem, a 2ª pior prova de todos os tempos, com uma alta reprovação.

Eu prefiro acreditar em um "acidente" cometido pela banca. Não consigo ver outra prova no mesmo padrão. A tendência é termos uma prova como foi a prova do XIX e do XX Exames.

A taxa de aprovação final média do Exame é de é de 18,5% dentre os candidatos que efetivamente participam das provas, ou seja, descontando os inscritos não faltam aos dias das prova.

Isso significa dizer, MAIS OU MENOS, que a taxa de aprovação na 1ª fase é o dobro da taxa de aprovação final.

Mas escrevi "mais ou menos" porque não estamos falando de uma ciência exata e variações inesperadas têm ocorrido em termos estatísticos.

Vamos ver os dados estatísticos oficiais da OAB:

Estatísticas de aprovação do Exame de Ordem com a FGV

Independentemente das estatísticas, temos ainda um tempo razoável até o dia da prova e é perfeitamente possível suprir lacunas e reforçar pontos relevante do conteúdo programático para a prova ser daquele jeito que é quando o candidato está muito preparado: boa!

Então, na terça segunda, começará mais um Exame de Ordem!

Prontos?

Vamos juntos!