E quem estava com 40 pontos e agora tem só 39? Faz o quê?

Terça, 31 de março de 2015

1

Pois é....

Ontem a OAB mudou o gabarito da questão de "Carlos, servidor público federal" e isso fez a alegria de alguns candidatos, que ganharam mais um ponto e foram para a 2ª fase.

Por outro lado, como reverso da moeda, outros candidatos tinham 40 pontos, estavam felizes da vida estudando para a 2ª fase, mas agora enfrentam a face da reprovação.

Tudo meio que no susto. E certamente, desconcertante.

E agora? O que esses candidatos devem fazer?

ohno.gif

A vontade deve ser a de sentar e chorar. A OAB, apesar da permissão editalícia de corrigir erros materiais, deveria fazê-lo no dia seguinte ao da divulgação do gabarito preliminar, ou seja, no dia seguinte ao da prova. Fazer agora, na lista preliminar, representa uma verdadeira arapuca para o candidato que INVESTIRAM tempo e dinheiro na preparação para a prova subjetiva.

Agora, neste momento, este candidato está no prejuízo. Esta questão deveria era ter sido anulada e não retificada.

De uma forma ou de outra, o edital está sendo seguido e não há o que fazer.

Pois bem!

Estar agora com 39 pontos significa a reprovação, óbvio. Mesmo assim, essa pontuação é aquela onde indicamos, desde sempre, que o risco de se estudar para a 2ª fase seja assumido.

Como vocês sabem, a lógica das anulações na 2ª fase se assemelha muito a uma loteria, pois um monte de questões, em todas as edições, consideradas por muitos como equivocadas, são regiamente ignoradas pela banca.

Podemos ter duas ou três anulações agora? Na teoria, e com base nos recursos, sim! Mas também nada mais pode ser anulado.

É assim que funciona. Dizer algo diferente nada mais é do que vender falsas esperanças.

Escolher estudar para a 2ª fase agora significa assumir um risco.

Mas, mesmo sendo um risco, vale a pena assumi-lo. Quem estava estudando deve assimilar o baque e manter o ritmo de estudos, além de guardar um pouco de fé nas anulações, uma vez que os erros apontados nos recursos são manifestos, em que pese todo o histórico de indiferença da banca.

Mantenham o ritmo e não deixem a esperança fenecer.