E o inimigo do Exame de Ordem (reeleito!) a um passo da presidência da Câmara dos Deputados

Segunda, 6 de outubro de 2014

6

Eduardo Cunha, o autodeclarado inimigo do Exame de Ordem (e, por tabela, da OAB), fez bonito nas urnas e conseguiu se reeleger como deputado federal mais uma vez, obtendo a 3ª colocação no estado do Rio de Janeiro.

Recentemente escrevi sobre a possibilidade dele se tornar presidente da Câmara - Eduardo Cunha como presidente da Câmara dos Deputados em 2015? Isso é bem possível - e agora essa possibilidade aumentou ainda mais.

O R7 publicou uma matéria no sábado tratando das eleições para deputado e, mais uma vez, a ideia de que Eduardo Cunha seja o presidente da casa ganhou fôlego:

Projeção do Ibope para as eleições de deputado federal mostra que o PMDB tem grandes chances de manter sua bancada e até crescer, enquanto o PT corre sério risco de diminuir de tamanho. Se a projeção se confirmar, os peemedebistas aumentariam a probabilidade de eleger a maior bancada e manter a estratégica presidência da Câmara em 2015. Entre os mais citados nas sondagens, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) é o favorito ao cargo. (...)

Fonte: R7

Na realidade o PMDB, assim como o PT, encolheram na Câmara. Mesmo assim, continuam com as maiores bancadas da casa. Na teoria, e na prática também, tanto Dilma como Aécio vencendo, ambos terão de negociar com o PMDB, e Cunha, líder natural do partido, tem grandes chances em qualquer configuração.

Se como líder do PMDB na Câmara ele já incomodou a OAB e tentou de várias formas acabar com o Exame de Ordem, como presidente então sele teria muito mais força para implementar seu plano. Afinal, ele teria o poder de definir as pautas de votação.

Vontade para ser o novo presidente não falta ao Cunha:

Desafeto da presidenta Dilma, o líder do PMDB, Eduardo Cunha (RJ), acredita ter saído ?fortalecido? para a disputa da Presidência da Câmara dos Deputados, após as denúncias contra o vice-presidente da Casa, André Vargas (PT-PR), que seria seu principal adversário em 2015. Com a saída do presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB) para disputar o governo potiguar, Cunha se acha o ?substituto natural?.

Fonte: Diário do Poder

As chances de Cunha, dada sua influência e capacidade de articulação são muito significativas.

Esta será a prova  de fogo do poder da Ordem no parlamento diante do seu maior adversário.