É hoje!! Será que a OAB vai anular alguma coisa da 1ª fase do XVI Exame?

Sexta, 17 de abril de 2015

2

Acorda moçada, hoje é dia de anulações!!!

Ou não....

Será que a OAB vai ter a CORAGEM de não anular nada na 1ª fase desta edição do Exame? Não poder ser possível algo assim...

A lógica das anulações está muitíssimo longe de ser linear, compreensível ou qualquer coisa que passe perto do previsível.

Para quem está de fora, ou seja, todos nós, o dia da anulação é uma grande caixinha de surpresa. Quantas e quantas questões manifestamente viciadas deixaram de ser anuladas em edições passadas? Muitas e muitas!

Nossa esperança agora é que não só as questões viciadas da última prova como também o rigor aplicado nela, talvez a pior prova de todos os tempos, "sensibilize" a banca.

Vejamos o histórico recente de anulações:

IV Unificado - 3 anuladas

V Unificado - 1 anulada

VI Unificado - 2 anuladas

VII Unificado - 4 anuladas

VIII Unificado - Nenhuma anulação

IX Unificado - 3 anuladas

X Unificado - Nenhuma anulação

XI Unificado - 1 anulada

XII Unificado - Nenhuma anulação

XIII Unificado - Nenhuma anulação

XIV Unificado - Nenhuma anulação

XV Unificado - 2 anuladas

XVI Unificado - ?????

Olhando o histórico acima dá para perceber, nitidamente, que a partir do X Exame (com um ensaio prévio no VIII) uma espécie de "cegueira" instalou-se nas mentes e corações dos responsáveis por anular as questões, e as questões viciadas milagrosamente deixaram de serem vistas no Exame.

Antes era praticamente uma certeza vermos questões anuladas, se bem que não tanto quanto gostaríamos, mas agora essa certeza virou pó. Na última prova, até surpreendentemente, anularam 2 questões, mas isso foi quase que um susto para todos nós.

Até o XV Exame a qualidade na elaboração das questões da 1ª fase havia subido muito, mas agora no XVI o grau de complexidade foi extremado, e isso impactou forte nos candidatos.

Hoje então a FGV vai divulgar a vontade da Comissão Recursal da OAB e revelará se teremos ou não questões anuladas, publicando em seguida a lista definitiva de aprovados para a 2ª fase! Neste momento teremos consolidada também a garantia, entre os aprovados, do exercício da repescagem no XVII Exame de Ordem caso isto seja necessário, ou seja, caso os atuais aprovados reprovem na próxima 2ª fase.

Uma regra: o número de anuladas nunca corresponde ao volume de recursos apresentados e o errado pode ser visto como certo.

Vejamos agora o quadro de probabilidades de aprovação em razão do número de questões anuladas:

Candidato com 39 pontos - Se a OAB anular uma questão, a probabilidade de que essa questão seja uma das que você errou é de 50%. Se anular duas, 75% e se anular três, 95% de chances.

Candidato com 38 pontos - Se a OAB anular duas questões, a probabilidade de que essas questões sejam duas das que você errou é de 25%. Se anular três, 50%, e se anular quatro, 75% de chances.

Candidatos com 37 pontos - Se a OAB anular três questões, a probabilidade de que essas questões sejam três das que você errou é de 7,5%. Se anular quatro, 25%, e se anular cinco, 50% de chances.

E o horário de divulgação do resultado? Nas últimas edições o comunicado com as anulações (ou não) tem sido publicado às 18h. Na última edição foi um pouco depois das 15h. Ou seja: não tem exatamente um horário certo, mas deve ser pelo fimd a tarde mesmo.

Preparem-se para um longo dia hoje. Fiquem ligados aqui no Blog e nas nossas redes sociais, pois estaremos antenados em qualquer novidade!

Portal Exame de Ordem

Maurício Gieseler

@examedeordem

Vamos juntos!