E aí? Como ficou a questão da indicação da peça na 2ª fase pela OAB?

Quarta, 1 de junho de 2016

Muitos candidatos perguntando sobre a indicação da peça prática na 2ª fase da OAB.

Para quem não lembra, a Ordem chegou a anunciar que iria indicar a peça prático-profissional para os candidatos na 2ª fase. No mesmo dia a notícia foi retificada, aludindo que tal alteração primeiro passaria pelo crivo do colégio de presidentes da OAB.

No último dia 19/05 os representantes da Ordem se reuniram em Brasília para debater o novo formato do Exame. Muitas propostas foram colhidas, mas ainda nada foi decidido. Reuniões regionais seriam agendadas para debater os pontos levantados, para aí sim as mudanças sejam discutidas, votadas e efetivamente implementadas.

Ou seja: nada ainda foi decidido.

Como o edital do XX Exame de Ordem será publicado na próxima 2ª feira, acho difícil vermos inovações agora. Provavelmente vai ficar tudo para o XXI Exame, mas sem descartar uma ou outra inovação para o próximo edital.

Estou sabendo, contudo, que na reunião ocorrida em Brasília a proposta da indicação da peça na 2ª fase foi majoritariamente repelida pelos presidentes de seccionais. Ela é vista com forte desconfiança e muito provavelmente NÃO será implementada.

Não é possível cravar isso com certeza, mas a tendência é pela sua rejeição. Existe a percepção de que a classe dos advogados refutaria tal mudança por passar a ideia de ser um "facilitador" para os candidatos, e o ônus desta mudança poderia ser jogado nos ombros daqueles que apoiarem a medida.

Eu me lembro bem da forte reação nas redes sociais quando foi anunciada essa alteração. A esmagadora maioria dos advogados rejeitou a proposta.

Caso realmente a peça seja indicada, teremos algum tipo de compensação dentro da prova. Nada será dado de graça para os candidatos. A prova do último domingo mostrou que é possível aplicar uma segunda fase sem problemas: basta ter carinho na elaboração dos enunciados.

Temos reclamações, é claro, mas nenhuma relacionada com erros na construção das peças ou das questões. Até então está sendo a melhor segunda fase de todos os tempos.

De toda forma, para este XX Exame de Ordem, eu não contaria com a implementação da indicação das peças. No mais, continuaremos acompanhando o desenrolar dos fatos.