E agora? Quando poderá ser a data da 2ª fase do XXV Exame de Ordem?

Sexta, 25 de maio de 2018

E agora? Quando poderá ser a data da 2ª fase do XXV Exame de Ordem?

Vamos ao que efetivamente interessa: Quando será a data da 2ª fase do XXV Exame de Ordem?

A OAB ainda não se posicionou sobre o futuro calendário da prova da 2ª fase, o que pode acontecer ainda hoje, ou, o que é mais provável, na próxima segunda.

Não será uma decisão fácil, pois vários aspectos pesam na escolha da data, incluindo aí o mais importante: a logística da prova.

Tudo, no Exame de Ordem, é organizado com antecedência. Especial os contratos com os locais de aplicação de prova, que precisam ser definidos com antecedência. A Ordem aluga esses locais de acordo com a disponibilidade.

A favor dos candidatos temos o fato de que as provas não precisarão ser reimpressas. Aliás, elas não foram nem distribuídas, e obviamente serão utilizadas na nova data: reimprimir provas custa caro. 

Aqui já adianto uma dúvida de muitos: as provas serão mais difíceis porque os candidatos terão mais tempo para estudar?

A resposta é NÃO!

As provas serão as mesmas que seriam aplicadas no domingo. Tampouco a correção vai se tornar mais "rigorosa" por conta do adiamento. 

Sob este aspecto os candidatos não serão prejudicados.

E as datas? Quando a ordem reaplicará a prova?

Vejam só:

Dia 03/06 - A domingo da próxima semana seria uma data interessante. O problema é que eu acho que é pouco tempo para tudo ser organizado. É uma data possível, mas logisticamente complicada.

Dia 10/06 - Dentro de 15 dias não haveria nenhum empecilho. Me parece ser uma data factível. Porém nós teremos a prova do TRT/RJ no mesmo dia. Na prática a coincidência entre a prova da OAB e de concursos nunca incomodou a Ordem. Porém, tem a questão dos locais para a aplicação da prova. Acredito que a cidade do Rio tenha estrutura para suportar a prova da OAB neste dia.

Esse prazo de 15 dias seria o ideal para todos.

Dia 17/06 - Dia de jogo do Brasil na copa. Eu não consigo imaginar a OAB escolhendo essa data, até porque o jogo terá início às 15h.

Dia 24/06 - É feriado de São João. Esse feriado não é nacional, mas ele é importante em muitos estados do Nordeste. A OAB costuma respeitar os feriados e acho muito difícil escolher essa data.

Dia 01/07 - É uma data livre, mas muito, muito longe no tempo. Seria péssimo se a Ordem escolhesse esse dia, o que é bem improvável (mas não impossível).

Uma curiosidade: No XX Exame de Ordem tivemos duas reaplicações de prova. A da 1ª fase em Salvador, por conta da ameaça de bomba, e a da 2ª fase em Porto Velho, por conta das fortes chuvas.

Comunicado de suspensão da prova em Porto Velho

Comunicado de agendamento da nova prova em Porto Velho

Em Porto Velho a OAB levou 3 semanas para reaplicar as provas, assim como levou 8 dias para definir o novo calendário após a suspensão da prova naquela localidade. 

Como no atual caso não será necessário reimprimir as provas, de repente teremos uma solução rápida para o atual caso.