Quarta, 20 de setembro de 2023
Pois é! O tempo passa!
Neste dia 20/09 o calendário marca que faltam apenas duas semanas para o resultado da 2ª fase do 38º Exame de Ordem!
Como diria o Galvão, "vai se criando uma expectativa terrível!"
Muitos devem estar preocupados com as mudanças nos padrões e critérios bem ruins de correção pela FGV. Tenho analisado tudo e estou, efetivamente, preocupado.
E ainda temos a perguntinha mágica: será que já corrigiram sua prova? Só tenho uma certeza: o processo de correção já começou e está a pleno vapor.
Calculadora do Blog Exame de Ordem
Aqui tenho três ponderações a fazer:
1 - A quantidade de provas a serem corrigidas caiu bastante em relação a prova passada. Enquanto no 37 eram 106 mil provas a serem corrigidas, agora são 70 mil. Ainda são muitas provas, mas a queda foi significativa.
2 - Logo, a qualidade das correções deve subir um pouco. Historicamente essa sempre foi o ponto fraco da 2ª fase: a baixa qualidade das correções. No 37 os candidatos reclamaram muito. Agora, espero que seja algo com uma qualidade melhor.
3 - Os corretores estão tendo um tempo razoável para corrigir (3 semanas e meia). Quanto mais tempo, melhor. Foi, claro, o mesmo lapso de tempo da prova passada, mas agora, como mencionei antes, com menos provas para se lidar.
Agora, no 38, a banca conseguiu a INÉDITA proeza de alterar todos os padrões de resposta, para adaptá-los às reclamações dos candidatos.
Aliás, desde o 36, é nítida a percepção de que as bancas foram alteradas. Junto a essa percepção, a queda na qualidade da elaboração dos enunciados e dos padrões de resposta. Quem acompanhou minhas lives percebeu isso nitidamente.
As correções são o que importa agora! A qualidade delas é que determinará o futuro de cada candidato.
No dia 04/09 nós vamos ver que tipo de serviço a FGV vai entregar.