?Doping? (natural e cognitivo) para os estudos

Terça, 11 de outubro de 2011

Muitos candidatos a concursos públicos e exames estão em busca da fórmula mágica para se tornar um super homem da cogniçãoMuitos querem a pílula para ?turbinar o cérebro?, expressão, aliás, muito sedutora. Porém, mesmo sendo verdadeira ilusão a busca desta condição, existem estudos demonstrando que alguns alimentos ricos em determinadas substâncias podem contribuir com nossas capacidades cognitivas.

O ser humano vive uma eterna busca pela satisfação insaciável e superação de limites. Nos esportes há um empenho significativo em torno deste objetivo. No campo da cognição não tem sido tão diferente assim. Muitos laboratórios investem quantias expressivas em pesquisas relacionadas a drogas da inteligência.

No universo dos concursos públicos é natural que os candidatos também queiram desfrutrar destas pretensas mutações cognitivas. Inclusive isto poderia abrir um debate ético sobre o doping da cognição, principalmente considerando que já há projeto de lei propondo a implantação de exame anti doping em testes físicos nos concursos públicos (clique aqui para ler Concursos Públicos e Doping Cognitivo).

Porém, mesmo sendo uma ilusão no momento atual esta busca pela ?turbinação? do cérebro e mutação cognitivaexistem alimentos que podem dar alguma contribuição. Destaco que a ingestão destes alimentos conta com potencial para contribuir, mas não fará de você um super homem dos estudos!

Em recente texto publicado no periódico Mente&Cérebro foram reunidos cinco pesquisas produzidas em distintos países e instituições acadêmicas, tratando do papel de uma substancia denominada flavonóide nas funções cognitivas (Ano XVIII, no. 218). Os resultados são impressionantes e os fundamentos bastante consistentes.

Quanto aos fundamentos, inicialmente considerava-se que a importância dos flavonóides decorria de uma ação antioxidante. Porém, posteriormente constatou-se que, na realidade, a referida substância age neutralizando a atuação de uma enzima degenerativa, bem como contribuindo com o crescimento de células no hipocampo, uma área do cérebro que tem papel fundamental na formação de memórias.

Mas quais são os alimentos ricos em flavonóides? Veja a tabela abaixo:

Independente desta tabela, há uma fruta denominada mirtilo (em inglês denominada blueberry ? foto acima) que foi considerada a mais rica em flavonóides. Há estudos apontando algumas pesquisas realizadas com a referida fruta e os resultados são significativos. Confesso que fiquei bastante impressionado com os dados das pesquisas com o mirtilo. E olha que me enquadro no grupo dos céticos radicais!

Vale destacar, porém, que de nada adianta se encher de alimentos ricos em flavonóides e não cultivar hábitos saudáveis, bem como respeitar os seus limites bio-neuro-cognitivos (clique aqui para ler Respeite seus Limites nos Estudos).

Assim, contar com um planejamento adequado, cultivar hábitos saudáveis e uma dieta rica em flavonóides pode ser uma boa receita para passar no concurso!

Leia Mais:

Fonte: Blog Tuctor