Dois detalhes IMPORTANTES que vocês não podem descuidar no domingo!

Quinta, 14 de maio de 2015

Tem certas coisas que parecem bobagem, seja por aparentarem ser óbvias demais ou porque simplesmente são intuitivas o bastante para dispensarem maiores explicações.

Tudo bem.

Acontece que existem dois aspectos bem significativos do edital que estão lá, no edital. Ou seja, a banca criou a regra para pegar quem não está ligado neste dois detalhes.

E o prejuízo advindo deles é muito, mas muito pesado...

O primeiro deles é a questão da apresentação das respostas das questões em conformidade com a sequência de alternativas apresentadas no enunciado:

1

Ou seja, se no enunciado a questão tiver alternativa "A", "B" e "C", as respostas tem de ser dadas de forma distinta, sem a resposta da alternativa "A" se confundir com a resposta da alternativa "B" e assim vai.

Em regra as questões apresentam apenas as alternativas "A" e "B". Mas podem ter até a alternativa "C", como no exemplo abaixo, da última prova de Constitucional:

3

Ficou claro então? Nada de misturar as respostas das alternativas!

Já o segundo ponto tem correlação com um item do edital que confunde alguns candidatos, e, eventualmente, é a causa da reprovação de outros.

E tudo por distração!

Vejam o item:

2

Alguns candidatos acham que devem responder a prova na sequência, da peça até a 4ª questão, isso por força do edital.

Não é isso!

Vocês fazem a prova na sequência que melhor entenderem! O ponto aqui é a TRANSCRIÇÃO das respostas. Isso sim importa!

Isso significa dizer que a redação da resposta na folha de resposta deve ser no local CERTO. Do contrário, o ponto é perdido.

Logo, a resposta da questão 1 é no espaço destinado à questão 1, a resposta da 2 no espaço destinado à questão 2 e assim vai.

Não raro, alguns candidatos, por distração, colocam, por exemplo, a resposta da questão 2 no espaço da questão 3. Se isso acontecer, o ponto é perdido!

"Mas dá nem para tentar salvar?"

Sim, é possível salvar!!

Basta passar um risco (um único risco) por todas as linhas da resposta e, no espaço restante responder corretamente.

Essa é uma possibilidade prevista no edital, inclusive. Sigam o exemplo abaixo:

1aaa

E se não sobra espaço?

Aí a coisa fica feia! Vocês são vão pontuar naquilo que estiver no espaço regulamentar.

Mas vejam...são dois pontos bobos mesmo, mas com consequências bem ruins. Só prestar atenção no que está fazendo para não dar problema.

Infelizmente já vi gente demais amargando por não prestar atenção nestes detalhes para achar que essas questões são irrelevantes. Parece, mas não são.

Fica a dica.