Disciplina é liberdade

Sexta, 3 de setembro de 2010

Na música Há Tempos, do Legião Urbana, o trecho final traz as seguintes letras:

Meu amor! Disciplina é liberdade Compaixão é fortaleza Ter bondade é ter coragem...

Disciplina é liberdade...o que significa isso?

Lembro-me que li uma vez uma matéria falando do Renato Russo, e nela havia um comentário dele sobre a impressão que aquela frase causou em algumas pessoas, que o criticaram exatamente por afirmar que disciplina era liberdade. O Renato Russo retrucou que era óbvio que ele se referia a autodisciplina, e não a uma idéia de uma disciplina em um país recém saído do período da ditadura militar.

A palavra "disciplina" origina-se do termo "discípulo" sendo que ambas têm origem no termo latino "pupilo" que, por sua vez, significa instruir, educar treinar, dando idéia de modelagem total de caráter. Assim, a palavra disciplina é utilizada para indicar, em educação, a disposição do aluno em seguir determinado ensinamento ou uma regra de comportamento. No militarismo a disciplina é vista como uma virtude do soldado, pois o torna apto a não se desviar da conduta padrão, almejada para o próprio bem da tropa, principalmente sob circunstâncias extremas.

Aparentemente disciplina não liberta...ela condiciona, amolda, conforma a um determinado padrão ou prática.

Mas...

O seu objetivo, hoje, é ser aprovado no Exame de Ordem. Esse é o seu foco, sua meta e sua ambição.

E agora, nesse instante em que você lê essas linhas, suas ações e seu pensamento no futuro estão voltados para superar a prova da OAB, estão voltados em conseguir a habilitação legal para a prática da advocacia.

É aqui que a disciplina liberta!

A libertação desse momento só ocorrerá quando você atingir a aprovação. A pressão em ser advogado deixará de existir: Você será advogado!

A disciplina liberta quando você, estudando regularmente todos os dias, focado no seu objetivo, o atinge, libertando-se daquela necessidade de aprovação.

A liberdade vem do resultado alcançado.

Quem não passa no Exame fica preso a necessidade de superá-lo, e repete o ciclo de ter de estudar tudo de novo e fazer novamente a prova.

Fica preso ao mesmo objetivo.

Disciplina é liberdade na medida em que o estudo sistemático e sério o levará ao grau de conhecimento e absorção de conteúdo suficientes e necessários para lograr sucesso na meta estabelecida.

Isso é liberdade.

E tal como na letra da música Monte Castelo, também da Legião Urbana, a disciplina também poderia ser  "É um estar-se preso por vontade".

Prender-se a uma conduta séria de estudos, por vontade, para alcançar o resultado, alcançar a aprovação, para se libertar de uma necessidade.

Disciplina é liberdade.

Faltam 23 dias para a prova objetiva. Há tempo!