Direito é a maior graduação do Brasil segundo Censo da Educação Superior 2016

Quinta, 31 de agosto de 2017

Direito é a maior graduação do Brasil segundo Censo da Educação Superior 2016

O curso de Direito é a maior graduação do Brasil segundo o Censo da Educação Superior 2016 divulgado hoje pelo MEC em cerimônia transmitida ao vivo pela internet.

Administração, que por muito tempo foi o maior curso, está em 2º lugar, seguido de Pedagogia, que está na 3ª posição.

Sigam o Guru da OAB no Facebook.

Aquilo que chamamos de "crise do Direito", representado excesso de faculdades, dificuldades no Exame de Ordem, mercado de trabalho saturado e concursos altamente concorridos não chega aos ouvidos dos estudantes de nível médio.

Brasil ganha 159 advogados por dia Brasil atinge oficialmente a marca de 1 milhão de advogados

A evolução no número de inscritos no curso de Direito, ao longo dos últimos 7 anos, é notável. Observem o gráfico abaixo:

Direito é a maior graduação do Brasil 2

São 862.324 matriculados no curso, dentro de um universo de mais de 8 milhões de estudantes no nível superior. Podemos dizer portanto que 10,70% dos universitários do país hoje se matricularam no curso de Direito, o que é um assombro e revela uma assimetria muito grande entre o que o mercado pode oferecer e o que o ensino superior pretende formar.

Curiosamente, o MEC quer expandir ainda mais o número de faculdades e estudantes de Direito, e isto é um manifesto equívoco. Curso de Direito é o preferido entre estudantes do ensino médio A obtenção da 1ª colocação é o resultado natural de mais de 2 décadas de expansão irrefreada dos cursos de Direito. Em algum momento isso iria refletir quantitativamente nas estatísticas e colocar o Direito como maior curso do Brasil. Assim evoluiu a gradação do número de instituições no país:
1995 ? 165 faculdades de Direito
2001 ? 505 faculdades de Direito
2014 ? 1.284 faculdades de Direito
2017 - 1.313 faculdades de Direito
MEC sofre auditoria do TCU por possíveis irregularidades Hoje o Direito é a maior graduação do Brasil não por acaso, mas sim porque é um curso que demanda um investimento mais baixo para proporcionar um alto retorno. É o verdadeiro arrimo de muitos instituições pelo país.

Confiram a evolução do número de universitários no Brasil:

Direito é a maior graduação do Brasil 3

No gráfico abaixo podemos ver como foi a expansão do número de inscritos por categoria administrativa, ou seja, ingressantes no ensino superior público e no ensino superior privado.

A grande expansão do ensino superior privado é facilmente identificável neste gráfico:

Direito é a maior graduação do Brasil Vou tentar obter mais dados específicos do curso de Direito para divulgar aqui.