Direito: 80% dos estudantes querem estabilidade de um emprego público

Quarta, 12 de maio de 2010

As 400 vagas de Direito, divididas entre os cursos noturno e diurno da Universidade Federal da Bahia (Ufba), serão disputadas por 5.226 estudantes que farão as provas do vestibular a partir do próximo domingo, 15. Isso equivale a 13 pessoas concorrendo por vaga.

Em uma época onde se batalha cada vez mais por cargos públicos e estabilidade, o presidente da Comissão de Estágio e Exame da Ordem da OAB, David Bellas, afirma que cerca de 80% dos universitários nessa graduação querem mesmo é passar em algum concurso público.

A concorrência de Direito é a terceira maior entre os cursos tradicionais da Ufba, atrás de Medicina e Psicologia. No vestibular deste ano se inscreveram 2.402 estudantes para o curso noturno (12,01 pessoas por vaga) e outros 2.824 no diurno (14,12 por vaga). O bacharel em Direito termina o curso em, no mínimo, cinco anos.

A Ufba possui hoje cerca de 1.300 alunos na graduação e forma todo ano uma média de 220 novos profissionais. De acordo com Bellas, é difícil estimar quantos novos bacharéis se formam por anos, pois todos os semestres existem novas faculdades formando suas primeiras turmas de graduação.

Sabe-se que a Bahia possui cerca de 18 mil advogados. São 56 instituições de ensino superior em todo estado, sendo 22 somente na Região Metropolitana de Salvador. ?Apesar de tantos profissionais ainda é um curso atraente. Afinal, é o que oferece melhor oportunidade para quem busca a estabilidade em concurso?, diz.

Carreira - Para quem não pretende entrar na rotina de estudos para concurso e quer se dedicar a advocacia, o salário inicial para o recém-formado é de cerca de R$ 1.200.

Segundo o presidente da Associação Baiana de Advogados Trabalhistas (Abat), Carlos Tourinho, os estudantes precisam ficar atentos às novas áreas promissoras, como o direito na internet, direito ambiental e direito minerário (voltado para o ramo da mineração). ?O concurso público oferece a estabilidade e um salário inicial maior, mas a advocacia proporciona mais chances de crescer na carreira e, no futuro, ganhar muito mais se souber investir na área certa?, assinala.

Ainda sem saber ao certo que área pretende seguir, a estudante Queila Santos, 18 anos, fará vestibular pela primeira vez este ano. Uma prima advogada lhe deu o primeiro grande incentivo, até que decidiu ser uma futura advogada.

Queila implantou uma árdua rotina de estudos. Das 7h30 às 11h50 assiste aulas no colégio onde irá concluir o 3º ano e, em seguida, das 13h às 18h participa do cursinho pré-vestibular da Pierre Bourdier, uma Ong que oferece esse serviço para alunos de escolar públicas. ?Abri mão dos passeios, de algumas festas e até parei de trabalhar?,  disse, após comentar que atuava como vendedora aprendiz em uma loja.

Com a natural ansiedade pré-vestibular, Queila diz que espera ?sair bem capacitada? da faculdade e não descarta no futuro entrar na lista dos que disputam uma vaga de magistrada.

Exame da OAB - Para o estudantes aprovados no vestibular 2010, o coordenador do curso de Direito da Ufba, Fernando Santana Rocha, diz que ser pró-ativo é o melhor meio de se destacar no mercado. Além de buscar estágios ao longo do curso é preciso se dedicar para outro desafio: o Exame da Ordem.

Quem se forma bacharel em direito só pode começar a atuar na profissão depois de aprovado nessa avaliação que inclui questões sobre diversos assuntos aprendidos ao longo do curso. Na última avaliação feita na Bahia, o índice de aprovação chegou a 42%, número considerado bom se comparado a outros estados como São Paulo, onde foi de apenas 19%. ?O aluno terá de provar se tem condições de exercer a advocacia?, explica Rocha.

Fonte: A Tarde