"Difícil, extensa, cansativa e confusa": candidatos não gostaram da prova da 1ª fase do XVII Exame de Ordem!

Domingo, 19 de julho de 2015

Diga-me algo que já dava para intuir!

Sim...para variar a média dos candidatos acharam a prova da 1ª fase do XVII Exame difícil. Não tão difícil como a prova do XVI, aparentemente, mas longe de ser uma molezinha.

Eu apontei aqui que a 1ª fase não seria um terror como foi a prova do XVI:

Será que a prova da 1ª fase do XVII Exame da OAB será tão difícil como a prova do XVI?

Nisto aparentemente eu acertei, mas foi apenas um pouco menos complicada, o que já é indício de que ela não foi feita para agradar ninguém.

Dei uma analisada na prova amarela e achei que as questões tinham o mesmo perfil da prova anterior: enunciados extensos com questões verdadeiramente problematizadoras, ou seja, o candidato precisa não só conhecer o conceito jurídico como também estabelecer um raciocínio para identificar qual a solução mais adequada para o problema. Neste caso, será necessário o uso do raciocínio para estabelecer a adequação entre o conceito, o problema hipotético e a solução adequada. Ou seja, é preciso raciocinar.

E um número maior de questões desta natureza cansa mais!

Quem seguiu minha orientação de resolver primeiro as questões por ordem de preferência deve ter se dado melhor na hora de enfrentar essa maratona.

Boa parte dos candidatos achou a prova extensa, difícil, cansativa e confusa. Devemos lembrar, evidentemente, que as primeiras impressões representam apenas uma visão média geral da prova. Tem candidato que acha fácil, outros, mais difícil.

A média das percepções costuma, entretanto, refletir o que foi a prova. Não de forma absoluta, mas com boa proximidade.

Vamos ver alguns comentários:

Pela média das opiniões podemos dizer ao menos que a atual prova não foi o drama que foi a prova passada. Aquela sim conseguiu atrair uma unanimidade: uma prova terrível! E foi mesmo! E a opinião dos professores do Portal? Ahhhhh, para isto vocês precisam acompanhar a nossa Mesa Redonda, que terá início a partir das 19:30h! Confiram o link de transmissão: Mesa Redonda do Portal Exame de Ordem A mais tradicional e MELHOR das análises! O Exame de Ordem acontece AQUI!